sexta-feira, 2 de agosto de 2019

ITÁLIA - VULCÃO ETNA LANÇA LAVA E NUVENS DE FULIGEM NA ATMOSFERA EM NOVA ERUPÇÃO NA SICÍLIA


Itália: Vulcão Etna lança lava e nuvens de fuligem na atmosfera em nova erupção na Sicília 
Posted by Thoth3126 on 20/07/2019

O Etna é um vulcão ativo situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia. É o mais alto vulcão da Europa Continental e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3350 metros de altitude, podendo aumentar, gradualmente devido às frequentes erupções. Além de ser o vulcão mais alto da Europa continental, o Etna é também a mais alta montanha da Itália ao sul dos Alpes. A extensão total da base do vulcão é de 1190 km², com uma circunferência de 140 km, o que faz do Etna superar em quase três vezes o tamanho do Vesúvio.
Edição e imagens: Thtoh3126@protonmail.ch

Vulcão Etna lança lava e nuvens de fuligem na atmosfera em nova erupção na Sicília. Dois aeroportos da cidade de Catânia foram fechados por causa das fortes emissões de cinzas na atmosfera.

O vulcão Etna despertou na noite dessa sexta-feira (19) para sábado (20), com explosões e expulsões de lava por uma das crateras situadas numa zona deserta no alto do vulcão siciliano.


As informações são do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália. A atividade eruptiva é intermitente e a lava escorre pela lateral sudeste, no chamado Valle del Bove (Vale do Boi), com extensão de 1,5 km a partir do ponto de emissão, explica o instituto em comunicado. 



O vulcão atingiu sua atividade máxima durante a madrugada e os dois aeroportos da cidade de Catânia foram fechados por causa das fortes emissões de cinzas na atmosfera.

Os aeroportos reabriram parcialmente na manhã desse sábado.

Erupções frequentes há 2.700 anos

O Etna, com 3.300m de altura, é o mais importante vulcão em atividade na Europa, com erupções frequentes, conhecidas desde há pelo menos 2.700 anos. A maior erupção recente foi no inverno europeu de 2008-2009. O vulcão voltou a entrar em atividade no último dia 14 de julho.


Isto é tudo pessoal, o Tempo acabou!

“Haverá muitas mudanças dramáticas no clima do planeta, muitas mudanças nas condições meteorológicas na medida em que o tempo da grande colheita se aproxima muito rapidamente ao longo dos próximos anos. Você vai ver a velocidade do vento em tempestades ultrapassando 300 milhas (480 quilômetros) por hora, às vezes. Deverão acontecer fortes tsunamis e devastação generalizada NAS REGIÕES COSTEIRAS, e emissão de energia solar (CME-Ejeção de Massa Coronal do Sol) que fará importante fusão e derretimento das calotas de gelo nos polos, e subsequente aumento drástico no nível do mar, deixando muitas áreas metropolitanas submersas em todo o planeta“. SAIBA MAIS no LINK

Muito mais informações, LEITURA ADICIONAL:

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário