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A onda de eliminação de empregos que aconteceu nas últimas seis semanas [33 milhões somente nos EUA] teve um lado positivo: muitos economistas e investidores pensam que boa parte das demissões são temporárias e as pessoas poderão voltar aos empregos assim que os bloqueios dos governos começarem a diminuir. Isso pode ser verdade em alguns setores. Mas para o setor de aviação, que foi atingido pela queda na demanda à medida que as pessoas se amontoam em casa, as mudanças em sua força de trabalho serão mais permanentes.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
As perdas de emprego por causa do coronavírus serão permanentes
Por Julia Horowitz, Fonte: CNN Business
Londres (CNN Business): A onda de eliminação de empregos que aconteceu nas últimas seis semanas [33 milhões somente nos EUA] teve um lado positivo: muitos economistas e investidores pensam que boa parte das demissões são temporárias e as pessoas poderão voltar aos empregos assim que os bloqueios dos governos começarem a diminuir. Isso pode ser verdade em alguns setores.
Mas para o setor de aviação, que foi atingido pela queda na demanda à medida que as pessoas se amontoam em casa, as mudanças em sua força de trabalho serão mais permanentes.
Veja aqui: A General Electric ( GE ) disse nessa segunda-feira que está cortando até 13.000 empregos em seus negócios de motores a jato para sempre. A medida foi projetada para lidar com uma “contração sem precedentes e profunda do mercado” da aviação comercial, de acordo com a empresa.
A GE disse que os cortes de empregos ajudarão a empresa a economizar cerca de US$ 1 bilhão. Os pedidos de peças e motores a jato caíram, uma vez que a Boeing e a Airbus [as duas maiores produtoras de aviões do mundo] reduziram a produção de novos aviões. A demanda por manutenção de jatos também entrou em colapso com a crise nos transportes aéreos.
Enquanto isso, um alto executivo da United Airlines ( UAL ) está pedindo aos funcionários que pensem em deixar a empresa voluntariamente .
Em um memorando para seus funcionários, o diretor de operações Greg Hart disse que a companhia aérea precisará “dimensionar corretamente” sua força de trabalho. “Reconhecemos que essa é uma notícia dolorosa, mas fornece o que acreditamos ser a avaliação mais precisa do que está por vir para a nossa empresa”, afirmou.
A companhia aérea está impedida de demitir funcionários pelos próximos seis meses, nos termos de um resgate dos EUA que fornecerá cerca de US$ 5 bilhões, mas está se preparando para cortar funcionários assim que outubro chegar, segundo uma carta enviada aos funcionários em abril pelo CEO Oscar Munoz e o Presidente Scott Kirby.
Esses anúncios ressaltam a gravidade da crise que a indústria da aviação enfrenta, que deve levar anos para se recuperar do choque causado pela pandemia do coronavírus. A Ryanair, principal companhia aérea da Europa, informou na terça-feira que o seu tráfego caiu 99,6% em abril. Apenas 40.000 passageiros voaram no mês passado, em comparação com 13,5 milhões em abril de 2019. Na visão dos investidores: as ações das companhias aéreas refletem essa turbulência.
As ações da United, Delta Air Lines ( DAL ), Southwest Airlines ( LUV ) e American Airlines ( AAL ) caíram pelo menos 5% na segunda-feira, depois que o lendário investidor Warren Buffett disse que havia abandonado suas participações em empresas aéreas, o que considerava um erro investir na indústria nesse momento.
Mas o que está acontecendo no setor também põe em dúvida a noção de que a taxa de desemprego nos EUA atingirá seu ponto alto em abril, antes de cair para 10% até o final do ano. James Knightley, economista-chefe internacional do ING, disse a clientes na terça-feira que vê uma taxa de desemprego nos EUA chegando a 22% em maio, ante 15,8% esperados em abril, impulsionada pelas demissões no setor de serviços e na indústria de petróleo e gás, esta última, também numa crise inédita.
Alguns redes de varejistas podem estar falidos demais para pedir falência. A J.Crew é a primeira grande rede varejista dos EUA a declarar falência em meio à pandemia de coronavírus, mas é improvável que seja a última. No radar de falências: a atenção está agora voltada para JC Penney e Neiman Marcus, que supostamente chegaram perto de pedir falência nas últimas semanas.
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“Provavelmente já teríamos visto mais pedidos de falência se as lojas estivessem abertas”, disse a Chris Reshmi Basu, especialista em falências de varejo da Debtwire. “Estamos vendo claramente que muitas empresas contratam consultores [de falência].
Mas não é um bom momento”. Algumas lojas começaram a reabrir com restrições em vigor. O Simon Property Group está reabrindo 49 shoppings centers nesta semana, enquanto a Macy’s está reabrindo 68 lojas. Outros, incluindo Nordstrom e Gap, permanecem fechados.
Mas não está claro que os compradores retornarão e as condições permanecem difíceis. Na segunda-feira, o proprietário da Victoria’s Secret cancelou seu plano de tornar a marca de lingerie privada depois de brigar com seus parceiros de private equity no acordo.
Visão dos investidores: falências iminentes não se limitam ao varejo. A Bloomberg informa que a Hertz [locadora de veículos], que estava lutando na segunda-feira para conseguir que os credores estendessem um período de carência por falta de pagamento de dívidas, poderia pedir falência ainda na terça-feira. As ações da locadora de carros caíram 29% nas negociações de pré-mercado.
Uma decisão judicial crucial envia o euro mais para baixo.
Uma decisão do tribunal constitucional da Alemanha na terça-feira sobre a legalidade dos esforços de estímulo do Banco Central Europeu atingiu o euro, enquanto os investidores se esforçavam para analisar suas implicações para a moeda comum.
O que está acontecendo: o tribunal disse que o banco central da Alemanha terá que parar de comprar títulos do governo como parte do antigo programa de estímulo do Banco Central Europeu, se o BCE não puder provar que as compras são necessárias.
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O banco central da Europa – BCE tem três meses para mostrar seu trabalho, mas a decisão não se aplica a $ 750 bilhões de euros em compras de títulos autorizadas a combater os efeitos da pandemia. Jörg Krämer, economista-chefe do Commerzbank, disse estar confiante de que o BCE “pode lidar com essa auditoria”.
Mas, se o tribunal alemão não estiver satisfeito, poderá significar o fim de uma parte crucial do kit de ferramentas de estímulo do banco central europeu.
“Isso mudará o comportamento do BCE por enquanto? Improvável”, disse Jordan Rochester, analista da Nomura, na terça-feira. “Mas isso desencadeou um debate que a maioria das pessoas esta manhã não esperava”.
Amanhã: o relatório da ADP sobre empregos no setor privado dos EUA em abril serve como uma prévia importante do relatório oficial de sexta-feira.
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