Arquétipos, o poder dos ‘Símbolos Universais’
Esses símbolos universais, comuns à todas as culturas, são chamados de ‘arquétipos’, uma palavra que tem suas raízes no grego antigo archein para ‘original, antigo’ e tipos para ‘padrão, tipo ou modelo’. Arquétipos são modelos ou mapas de padrões, conceitos, ideias, objetos, temas e motivos originais que são posteriormente copiados, modelados, emulados e derivados. Eles servem como base para entender quem somos não apenas como indivíduos, mas também como o coletivo da humanidade.
Arquétipos, o poder dos ‘Símbolos Universais’
Fonte: New Dawn Magazine
A vida humana é uma história, com começo, meio e fim. Assim como as histórias, nossas vidas são repletas de momentos e experiências que nos moldam em quem nos tornamos. Muitos desses momentos e experiências definidoras ficam embutidos na mente subconsciente e ainda mais profundamente no “inconsciente coletivo”, onde continuam a conduzir nossos comportamentos, ações e pensamentos muito depois de seu prazo de validade ter se esgotado. Eles assumem uma forma simbólica e, por sua vez, um aspecto universal que é entendido e experimentado por outros em todo o mundo, independentemente de tempo, lugar, cor, “gênero” ou credo.
Esses símbolos universais são chamados de ‘arquétipos’, uma palavra que tem suas raízes no grego antigo archein para ‘original, antigo’ e tipos para ‘padrão, tipo ou modelo’. Arquétipos são modelos ou mapas de padrões, conceitos, ideias, objetos, temas e motivos originais que são posteriormente copiados, modelados, emulados e derivados. Eles servem como base para entender quem somos não apenas como indivíduos, mas também como o coletivo da humanidade.
Duas das maiores figuras no desenvolvimento e evolução do estudo dos arquétipos foram o psicanalista suíço Carl Gustav Jung e o mitologista comparativo Joseph Campbell. Ambos foram fundamentais para nossa compreensão dos arquétipos, e suas pesquisas serviram de trampolim para exames mais recentes por autores e especialistas notáveis no campo da transformação pessoal.
Níveis da mente
Antes de nos aprofundarmos no mundo dos arquétipos, precisamos entender os níveis da mente humana e como eles operam. O mais óbvio para nós é a mente consciente, que basicamente é a mente presente e consciente com a qual vivemos diariamente. Está acordada, racional, analítica e observadora, mas também preocupada, sobrecarregada e distraída. É tanto a mente clara quanto a mente do macaco, e o nível de mente que usamos para interagir com os outros e nosso ambiente físico [é o mental inferior].
Logo abaixo do nível da mente consciente está o poderoso mundo do subconsciente, de onde emerge a grande maioria de nossos comportamentos, pensamentos, ações e personalidades. Como a base de um iceberg, a pequena ponta visível sendo a mente consciente, o subconsciente é o ‘condutor’ do veículo e é um lugar de sombras e escuridão, experiências enterradas e padrões embutidos, velhas crenças e medos e todo tipo de programação que tem construído ao longo dos anos, muitas vezes nas mãos de influências externas como pais, colegas, professores, figuras religiosas e políticas e crenças e hábitos culturais.
Onde a mente consciente faz planos, a mente subconsciente muitas vezes atrapalha esses planos por causa de velhos padrões que nem sabemos que existem. Então, faz sentido que a maioria de quem acreditamos ser nem é quem realmente somos. Pelo contrário, é o produto das vastas extensões do subconsciente. E é muito difícil encontrar a programação interna, quanto mais mudá-la!
Mais profundo ainda é um reino da mente que nos conecta a todos os outros e a toda a humanidade. Está abaixo do subconsciente pessoal e repleto de imagens e símbolos como meio de expressão. Sonhos, visões, padrões e, sim, arquétipos, vivem aqui no inconsciente coletivo, que pode ser descrito como a grade universal [Matrix] em que todos estamos presos, mas muitas vezes completamente inconscientes.
Carl Jung acreditava que era aqui, nessa camada mais profunda da realidade, da mente, que a maior parte do que nos fazia “nós” existia. O inconsciente coletivo não é um lugar onde se fala a linguagem e as palavras, mas onde reinam as imagens e os símbolos arquetípicos. Esses símbolos são universais para a humanidade e nos ligam àqueles que viveram no passado e àqueles que vivem a milhares de quilômetros de distância, em culturas e sociedades muito diferentes da nossa. Nesse nível, todos nós ‘entendemos’ uns aos outros.
Arquétipos
Nascido em 1875, Carl Gustav Jung era um suíço-alemão com fascínio pelos campos da psiquiatria e da psicoterapia. Começou sua ilustre carreira como aluno de Sigmund Freud até que diferenças de ideologias, basicamente as de Freud envolvendo a sexualidade infantil e o Complexo de Édipo, levaram Jung a se lançar por conta própria. Jung acreditava que os mitos do mundo, as histórias de origem e até as histórias religiosas continham universalidades que eram compartilhadas por todos, mesmo entre culturas que não tinham interação entre si. Como isso pode ser? Jung observou que os símbolos comuns a todos eram arquétipos, armazenados no inconsciente coletivo, mas sempre surgindo em nossas experiências e interações humanas de maneiras muito visíveis e identificáveis.
Deste “substrato psíquico comum”, como Jung o chamou, que está presente em cada um de nós, vem a própria fonte de materiais a partir dos quais nos tornamos ‘humanos’ de uma forma com a qual todos podemos nos identificar. Ele escreveu extensivamente sobre isso em seus livros seminais, notadamente The Archetypes and the Collective Unconscious , que sugeriam que os símbolos arquetípicos não são aprendidos, mas são inatos. Esses padrões foram herdados por cada geração por meios genéticos e não genéticos. Eles se tornaram parte do DNA da humanidade, por assim dizer.
Os arquétipos junguianos tornaram-se as estruturas pelas quais a psicologia, a psicoterapia e até a terapia de recuperação e o aconselhamento examinaram as causas mais profundas de padrões pessoais, motivos de sonhos e problemas antigos que a mente consciente não conseguia superar ou mudar. Esses símbolos também se infiltram em todos os aspectos da criatividade, do entretenimento e da cultura pop de hoje nos personagens e temas que mais afluem em romances, filmes e programas de televisão.
Os principais arquétipos junguianos são:
PERSONA: A máscara que usamos para os outros, e muitas vezes para nós mesmos. Este é o nosso papel público e a forma como queremos ser percebidos no mundo. NÃO é a verdadeira pessoa que somos.
EU: O eu autêntico, que só pode ser alcançado uma vez que unificamos o lado SOMBRA e o ANIMA/ANIMUS. Todo o EU. Isso é o que devemos ter como objetivo final – a pessoa real que queremos ser, e deveríamos ser.
SOMBRA: Os aspectos ‘escuros’ do EU que muitas vezes negamos que existam ou escondemos nas profundezas do subconsciente. Este é o nosso lado animal primitivo. É ao mesmo tempo criativo e destrutivo, e muitas vezes contém tudo o que reprimimos.
ANIMA/ANIMUS: As imagens espelhadas do gênero interior. O ANIMA é o aspecto feminino, e o ANIMUS é o aspecto masculino. As fêmeas têm um ANIMUS reprimido que devem reconhecer. Os machos têm um ANIMA reprimido.
GRANDE MÃE: A nutridora e força criativa, que começa como o arquétipo da DONA, depois se torna a zeladora e MÃE do mundo, e então se torna uma VELHA sábia.
HERÓI: O aspecto que assume desafios, exibe bravura e coragem, e participa da jornada da vida, obstáculos e tudo, com todo o crescimento, provações e transformações que isso acarreta.
CRIANÇA: O inocente que vê a vida como pura. A criança interior.
HOMEM VELHO/MULHER VELHA SÁBIOS: A parte sábia do Ser que tudo sabe, tudo vê, tudo conhece. Também conhecido como SÁBIO[A], SACERDOTE, SACERDOTISA, MENTOR[A] e até REI ou RAINHA. Ambos gentis e compreensivos, rabugentos e sarcásticos, assim como nossos avós favoritos.
Outros arquétipos incluem tudo, desde MÁRTIR, VÍTIMA, GUERREIRO, SOBREVIVENTE, PRÍNCIPE, PRINCESA, DEUSA, DEUS, BOBO, TOLO, ARTISTA, ANTI-HERÓI, BESTA, CURADOR, GÊNIO, CONTADOR DE HISTÓRIA, LÍDER, SEGUIDOR e até DEMÔNIO. Enquanto Jung se concentrou nos principais arquétipos associados ao seu campo de estudo, podemos ver facilmente como os humanos modernos exibem vários arquétipos que ele não incluiu e como eles evoluem junto com a humanidade como um todo.
Por exemplo, hoje podemos chamar de ‘GEEK’ um arquétipo que está associado à ascensão da tecnologia em todo o mundo. Um menino no Japão e uma velha na Noruega entenderão o símbolo de alguém imerso em gadgets e equipamentos de computador. Hoje, podemos reconhecer uma DIVA em escala global, mas milhares de anos atrás, ela poderia ter sido chamada de DEUSA. Nós evoluímos e, portanto, os arquétipos inerentes que descrevem nossas experiências também.
Os arquétipos podem até ser aplicados a eventos da vida que são universais, como aniversários, casamento, primeira menstruação, menopausa, morte, ritos fúnebres, batismos e rituais de maioridade. Jung se referiu a eles como “arquétipos situacionais”. Esses eventos acontecem na maioria das culturas do mundo, com apenas as especificidades que são alteradas. Curiosamente, a própria vida é um arquétipo…
A jornada do herói
A “Jornada do Herói” de Joseph Campbell é um motivo arquetípico para a experiência humana, ela própria repleta de arquétipos, e uma das explicações mais identificáveis da universalidade das histórias mais populares, sejam elas antigas ou novas. Campbell foi um notável mitologista, professor universitário, escritor e palestrante que literalmente colocou religião e mitologia comparadas nas mãos do leigo, tornando assuntos tão complexos simples e compreensíveis em seus muitos livros, incluindo O Poder do Mito, e séries de palestras para a PBS.
Seu tema “A Jornada do Herói” foi a base para a franquia de filmes mais popular da história, Guerra nas Estrelas , já que George Lucas, o criador da série de aventura de ficção científica, era um grande fã de Campbell e se encontrou com ele enquanto estruturava suas histórias.
Basta observar como a história de um jovem chamado Luke Skywalker se desenrola para ver esse arquétipo em ação e ser capaz de se identificar com aspectos dele. Luke começa como um jovem inocente e comum, trabalhando para sua tia e tio, quando é chamado para se aventurar em suas trágicas mortes. Ele fica com medo no início, mas aceita o chamado e logo se encontra com aliados na forma de dois droides, que o ajudam em sua jornada. Ele também tem sábios mentores mais velhos para ensiná-lo os caminhos dos Mestres Jedi. Ele cruza o limiar de sua vida normal para uma aventura galáctica, onde ele se depara com o inimigo na forma de um indivíduo de capa e armadura negras com quem ele deve lutar, mas primeiro ele entra na caverna escura da verdade, onde fica cara a cara com seus medos mais íntimos. Ele sai para enfrentar a provação suprema, atingindo o fundo. O abismo o chama. Mas Luke pega a espada e recebe uma recompensa por isso, o que o leva à jornada para casa como um herói recém-ressuscitado. Então, BOOM, antes que ele chegue em casa, a maior batalha de todas o confronta e ele a supera, com sua recém-descoberta coragem, força INTERIOR e sabedoria. Então, finalmente, ele volta para casa com um tesouro na mão, verdadeiramente transformado, e é celebrado como um herói.
As formas de entretenimento mais cativantes e duradouras contêm essa jornada do herói de alguma forma. O gênero pode mudar de ficção científica para western, mas os elementos ousados estão lá em toda a sua glória arquetípica, e nós respondemos de acordo.
Mas entender os arquétipos intelectualmente não ajuda muito quando estamos lutando para nos expressar completamente e realizar a autenticidade que sentimos por dentro.
Trabalhando com arquétipos
Então entendemos o que são arquétipos. Grande negócio. A menos que possamos encontrar uma maneira de aplicar esse conhecimento para melhorar nossas vidas, isso realmente não importa muito. Se um conceito não é útil [ou NÃO é compreendido], tendemos a deixá-lo de lado. No entanto, quando se trata de arquétipos, realmente temos a capacidade de reescrever literalmente as histórias de nossas vidas, se soubermos como fazê-lo e tivermos ATITUDE para tanto.
Primeiro temos que desenterrar os arquétipos limitados que nos operam e colocá-los sob o microscópio. Eles estão nos servindo? Eles estão nos sabotando? Nós escolhemos esses arquétipos em primeiro lugar, ou eles foram escolhidos para nós por outras pessoas com outras agendas?
Tudo começa com uma avaliação honesta de quem somos, qual é a nossa ‘história’ e como nos vemos aos olhos dos outros. Para algumas pessoas, escrever as batidas/momentos definidores de sua própria história pessoal pode revelar padrões que podem não ser óbvios na superfície. Meditar em nossas vidas pode fazer o mesmo ao lançar luz onde tudo estava confortavelmente escondido na sombra. Então, sentar e rever nossa história torna-se mais honesto e verdadeiro, da mesma forma que alguém em recuperação realiza um ‘inventário moral destemido’ como parte do trabalho de 12 passos [como os doze trabalhos de Hércules].
Isso leva tempo e esforço, mas nos mostrará exatamente onde os padrões que ainda governam nossas ações e comportamentos se originaram e quem os plantou lá. Só então podemos perguntar se esses padrões são escolhidos por nós, e se eles estão nos ajudando a alcançar a autenticidade e a realização do EU… ou nos mantendo sob o poder e controle da PERSONA – a máscara que usamos para o mundo.
Uma maneira poderosa [e honesta] de ver exatamente quais arquétipos estão ativos em nossas vidas é perceber do que mais reclamamos.
- “Estou tão cansado[a] de fazer tudo para todos. Quem me ajuda?”
- “Por que eu tenho que sempre me repetir? Eu sinto que ninguém me ouve ou me vê?”
- “Estou cansado[a] de ser um capacho para os outros aproveitarem.”
Algum desses soa familiar? Se sim, pense em si mesmo como uma VÍTIMA ou MÁRTIR.
E quanto a:
- “Eu sempre tenho que ser forte.”
- “Estou cansado[a] de salvar todo mundo.”
- “Eu tenho que liderar todas as situações porque ninguém mais assume o papel.”
Você, meu amigo, tem um desequilíbrio GUERREIRO.
E isso é fundamental, porque alguns dos arquétipos internos são positivos, alguns são negativos e alguns precisam apenas de um pouco de equilíbrio. Todos nós queremos ser guerreiros, mas como mostrado acima, quando esse arquétipo é muito forte e ativo, podemos precisar temperá-lo com um pouco de VÍTIMA para não nos sentirmos subestimados, esgotados ou sobrecarregados “salvando o mundo”. Até mesmo os GUERREIROS precisam ser cuidados de vez em quando.
Todos nós já ouvimos dizer que leva aproximadamente 21 dias para se mudar um hábito. Quando se trata de mudar um arquétipo negativo e substituí-lo por um mais poderoso, temos que nos repetir e agir como se, digamos, por exemplo, que queremos substituir o TOLO interno por um SÁBIO. Devemos fingir primeiro que somos sábios e agir a partir dessa crença até que ela se torne habitual e embutida no subconsciente e depois no inconsciente coletivo. Podemos ainda nos comportar como o TOLO de vez em quando, mas a correção de curso é uma parte do trabalho arquetípico e não acontecerá da noite para o dia. Sabendo disso, podemos avançar para criar uma nova ‘visão’ de quem somos, mais alinhada com o nosso EU autêntico, e não com a PERSONA que temos usado apenas para sobreviver.
A visualização guiada pode nos ajudar a encontrar os aspectos de nós mesmos que precisamos mudar ou eliminar, e também fortalecer ainda mais os arquétipos que gostamos e que trabalham para o nosso bem maior.
Cuidado com a língua
Aqueles que seguem os ensinamentos das “leis da atração” podem atestar o poder das palavras para nos definir e à NOSSA EXISTÊNCIA. Quando queremos mudar nossas vidas e os símbolos pelos quais operamos, devemos observar o que dizemos e o que fazemos. As palavras que escolhemos para nos descrever são reveladoras.
- “Eu sou um sobrevivente.”
- “Eu sou um perdedor.”
- “Eu sou um viciado.”
- “Eu sou _________” Preencha o espaço em branco de acordo com a sua vontade . . .
O que dizemos [e pensamos] sobre nós mesmos é o que acreditamos e o que manifestamos como realidade em nossa vida [somos cocriadores]. No entanto, isto é a realidade ou, novamente, foi imposto a nós [e o aceitamos] desde a infância por aqueles que decidiram nos rotular e categorizar como bem entendessem?
No movimento de recuperação, levantar-se e dizer “sou um alcoólatra” ou “sou um viciado” é uma parte poderosa de admitir a verdade e sair da negação do vício para então transcendê-lo. Mas esses rótulos estão nos mantendo presos e associados aos próprios aspectos que desejamos mudar? Podemos reformulá-los para ser mais poderoso e ajudar em nossa recuperação? “Sou uma pessoa sóbria.” “Estou prosperando sem drogas.”
Mesmo aqueles que são sobreviventes de câncer estão reconhecendo o incrível poder que a escolha de palavras pode ter em sua capacidade de permanecer positivo e possivelmente ajudar na cura. “Eu sou um sobrevivente do câncer” está sendo substituído por “Eu sou um próspero”, e a diferença na energia é palpável.
Aja Local, Pense Globalmente
O melhor de reconhecer a influência dos arquétipos é que não apenas nos tornamos indivíduos mais atualizados e autênticos, mas também contribuímos para o crescimento do coletivo. Podemos mudar os arquétipos que estão em jogo em escala global de negativos para positivos se fizermos o nosso duro trabalho individual primeiro. Imagine um mundo mais PACIFICADO e menos GUERREIRO. Podemos vislumbrar e trabalhar para um planeta de PACIFISTAS e CRIADORES, neutralizando o poder avassalador dos DESTRUÍDORES e MEROS USUÁRIOS? Este mundo certamente pode usar mais ARTISTAS, AMANTES e VISIONÁRIOS. Mas primeiro nós devemos NOS TORNAR nessas coisas em um nível pessoal interno e profundo.
Os arquétipos estão trabalhando o tempo todo em cada um de nós, mesmo quando paramos para percebe-los. Ao dar uma olhada em onde estamos agora, e se estamos vivendo ou não como desejamos, podemos ter uma boa medida de quanto trabalho profundo e interior é necessário para tirar as máscaras da PERSONA e entrar em um EU mais dinâmico, criativo, consciente e MENOS EGOÍSTA atualizado. Símbolos e imagens são um tanto inúteis, a menos que possamos encontrar uma maneira de usá-los para crescimento e transformação através da ATITUDE.
Se, de fato, uma vida humana é uma história, então cada ser humano tem a capacidade de revisar, retrabalhar e reescrever sua história para refletir melhor a verdade de quem ele é. Esse é o poder dos arquétipos. Eles moldam o subconsciente e formam o substrato do inconsciente coletivo. Sem mudança nesses níveis, não podemos mudar nada no nível consciente.
Devemos mergulhar profundamente na base do iceberg e no solo escuro e obscuro sobre o qual a base está para realmente entender por que agimos, pensamos e nos comportamos da maneira que agimos… e como podemos, de uma vez por todas, contar ao mundo as histórias de nossas vidas do jeito que elas deveriam ser escritas.
Para saber mais sobre esse assunto, obtenha uma cópia do livro de Marie D. Jones, The Power of Archetypes: How to Use Universal Symbols to Understanding Your Behavior and Reprogram Your Subconscious (New Page Books, 2017). Este artigo foi publicado em New Dawn 164 .
“Precisamos URGENTEMENTE do seu apoio para continuar nosso trabalho baseado em pesquisa independente e investigativa sobre as ameaças do Estado [Deep State] Profundo, et caterva, que a humanidade enfrenta. Sua contribuição, por menor que seja, nos ajuda a nos mantermos à tona. Considere apoiar o nosso trabalho. Disponibilizamos o mecanismo Pay Pal, nossa conta na Caixa Econômica Federal AGENCIA: 1803 – CONTA: 000780744759-2, Operação 1288, pelo PIX-CPF 211.365.990-53 (Caixa)” para remessas do exterior via IBAN código: BR23 0036 0305 0180 3780 7447 592P 1
Mais informação adicional:
- O Presidente marionete ‘Dementia’ Joe precisa de “Roteiro” para funcionar em público
- Fox News demitiu Carlson para Manter a População dos EUA desinformada, “Lobotomizada e Quase Retardada”
- ‘Crise’ Financeira Internacional [no Hospício ocidental] – É Apenas o Começo
- A Crescente revolta dos Consumidores contra a ideologia ‘Woke’ e as empresas que a adotam
- A ‘Hydra’ sabe que estamos aqui para Eliminá-la
- Como o Partido ‘Verde’ Transformou a Alemanha num país do Leste Europeu
- A Vingança do Império em Derrocada – Incendiar o Sul da Eurásia
- Tudo o que você precisa saber sobre a BlackRock, a empresa que é a ‘Dona do Mundo’
- Manipuladores de ‘Dementia’ Joe Biden se preparam para o Fracasso na Ucrânia
- Guerra contra a Agricultura Global: a Agenda ‘Sustentável’ insustentável ONU-2030
- Impeachment de (‘Dementia’ Joe) Biden questão de tempo ?
- O Arroz é o mais recente alvo dos cultistas das Mudanças Climáticas e da Guerra para matar de fome as populações
- Nova Onda de Greves paralisa transporte aéreo, ferroviário e rodoviário na Alemanha
- Diretora do CDC admitiu que as Vacinas não impedem a Transmissão do Covid e culpa a ‘Evolução da Ciência’
- Dólar perdendo ‘Status de Reserva Internacional’ em ritmo ‘Impressionante’ – CEO da Eurizon
Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário