sábado, 30 de novembro de 2019

LUA CRESCENTE, SATURNO, VÊNUS, E JÚPITER LOGO APÓS O ANOITECER

Lua crescente, Saturno, Vênus e Júpiter logo após o anoitecer

Posted by  on 30/11/2019
Ao anoitecer de 30 de novembro de 2019 e nas próximas noites – deixe o “sorriso do gato de Alice” da lua crescente mostrar-lhe o planeta Saturno, o sexto planeta a partir do sol. Procure primeiro a lua e a estrela alaranjada e brilhante próxima à lua crescente será Saturno. Ao anoitecer ou antes do anoitecer, você também pode ver os planetas mais brilhantes Vênus e Júpiter sob a lua e Saturno. Saturno é o mundo mais distante que você pode ver facilmente a olho nu. 
Tradução, edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch
Lua crescente, o gigante Saturno, Vênus e  (o deus dos deuses) Júpiter visíveis a olho nu logo após o anoitecer
Além do mais, com nada além de um telescópio modesto no quintal, você pode dar um zoom em Saturno e ver seus anéis gloriosos. Dia após dia, no entanto, Saturno está afundando mais perto do sol poente e desaparece no crepúsculo da noite em mais ou menos um mês, seguindo o mesmo caminho de Júpiter.  O anoitecer e o início da noite apresentam a melhor chance de ver os anéis majestosos de Saturno. Agora é a hora!
Costumamos falar sobre os anéis de Saturno, mas talvez devêssemos também prestar homenagem à intrigante lua de Saturno , Titã . Titã se orgulha de ser a maior lua de Saturno e a segunda maior lua do sistema solar, depois de Ganimedes , de Júpiter.
tamanhos de planeta comparados.
Tamanho comparativo entre os planetas do sistema solar.
Titã se destaca por ser a única lua do sistema solar conhecida por abrigar uma atmosfera substancial – que, além disso, é ainda mais densa que a da Terra. Esse mundo exótico é como a Terra, no sentido de que a superfície de Titã está viva com nuvens, chuva, rios, lagos e mares, embora esses corpos fluidos sejam compostos principalmente de hidrocarbonetos (metano e etano) em vez de água.
Sob o frio exterior de Titã, porém, pode haver um vasto oceano de água subterrânea . Alguns cientistas pensam que os complexos materiais orgânicos que compõem a atmosfera de Titã podem ser semelhantes aos da antiga atmosfera de longa data da Terra, quando o ambiente prebiótico de nosso planeta foi um precursor da vida como a conhecemos nos dias atuais.
Possivelmente, algumas formas de vida primitivas já podem habitar Titã. A NASA planeja lançar a sonda  Dragonfly em 2026, que chegará a Titã em 2034 para investigar esse mundo misteriosamente selvagem. Os cientistas usarão a densa atmosfera de Titã em seu proveito, porque esta espécie de rover espacial semelhante a um drone terá mais facilidade de voar na atmosfera pesada de Titã do que na Terra.
Ao anoitecer de hoje e nas próximas noites use a lua crescente para encontrar Saturno, o planeta pai de Titã, a única lua do sistema solar conhecida por abrigar uma atmosfera substancial.
As Constelações e estrelas em destaque nas noites de novembro de 2019:  As constelações de Pégaso, Andrômeda, Baleia, Touro, Peixe Austral e Erídano são destaque nas noites de novembro.
Constelações em destaque nas noites de novembro de 2019. Crédito: SkySafari Pro 5.
Constelações em destaque nas noites de novembro de 2019. Crédito: SkySafari Pro 5.
Pégaso: ao Norte estará o Quadrilátero de Pégaso. O conhecido “quadrado” é notável alto próximo do Zênite (local mais alto do céu acima do observador).
Andrômeda: ainda ao Norte e logo abaixo de Pégaso estarão as discretas estrelas dessa constelação. Um objeto se destaca entre essas estrelas: é a galáxia de Andrômeda, o corpo celeste mais distante visível a olho nu!
Baleia: à Leste e mais à direita de Pégaso e Andrômeda estará a conhecida estrela variável Mira. Essa estrela pode variar seu brilho em ciclos de 330 dias. Portanto, pode ir da magnitude 2 (brilhante e visível a olho nu) até a magnitude 10 (observável com instrumento astronômico).
Touro: ainda à Leste estará a brilhante estrela gigante vermelha – ou gigante laranja – Aldebaran, alfa (mais brilhante) dessa notável constelação.
Primeiro Cometa interestelar 2I / Borisov em máxima aproximação em 08 de dezembro
Peixe Austral: alta no céu próxima do Zênite estará a estrela Fomalhaut, alfa (mais brilhante) dessa conhecida constelação do Hemisfério Sul.
Erídano: ao Sul, razoavelmente alta em relação ao horizonte Leste, estará a brilhante estrela Achernar, alfa dessa constelação. Essa famosa constelação é conhecida como o “rio celeste” e é a mais extensa constelação do céu! A estrela Achernar encontra-se na foz desse rio mitológico.

Mais informações, leitura adicional:
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário