Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara
A confraria Rosa-Cruz foi fundada no século XVI, na atual
Alemanha. Era uma ordem hermética, também conhecida como “Colégio de
Invisíveis”, visando a desenvolver a evolução espiritual da humanidade. Foi
considerada como a fonte do hermetismo cristão, surgida no seio do
protestantismo germânico.
Seus princípios básicos encontram-se em três textos. Os dois
primeiros redigidos em latim medieval: o primeiro, intitulado “Fama Fraternitatis Rosae Crucis”; o segundo,
“Confessio Fraternitatis”; e o
terceiro, escrito em alemão: “Die Chymische Hochzeit Christiani Rosencreutz,
Anno 1459 (Núpcias Alquímicas de Christian Rosenkreutz)”.
Aliás, a Christian Rosenkreutz é atribuída a fundação dessa
fraternidade. Iniciou na província alemã de Estrasburgo, atualmente pertencente
à França. Em 1616, foi publicado o Manifesto Rosacruciano, por Lazarus Zetzner,
sem que se mencionasse o autor. Afirma-se que Johannes Valentinus Andreae, em
sua autobiografia, teria atribuído a si próprio a autoria do Manifesto.
Trata-se de uma narrativa em que Christian Rosenkreutz, na noite de
Páscoa de 1459 é convidado, durante sua costumeira meditação, através de um
anjo, para as núpcias do rei e da rainha. Trata-se de um texto simbólico,
marcado pelo tom satírico, patético, narrado em primeira pessoa, seguindo o
modelo das narrativas alquímicas desses tempos. Foi nesse tempo, em 1455, que
Gutemberg imprimiu na cidade de Mainz a primeira edição da Bíblia.
A narrativa desenvolve-se desde os sete dias que precedem a Páscoa, o
cerimonial dos pães ázimos, o abate do cordeiro pascal, na noite que precede a
festa. Assim, as bodas alquímicas devem iniciar na véspera pascal. Christian
Rosenkreutz senta-se à mesa com seu cordeiro pascal e seu pão ázimo. Isso
aponta para a tradição judaica.
Christian Rosenkreutz, citado apenas como CRC, faz, então,
uma viagem em que é posto a diversas provas até participar das bodas do rei. É
uma longa narrativa que envolve muitos mitos, inclusive o mito amoroso de Vênus
e seu filho Cupido. No final, apesar de certo fracasso, CRC retorna para sua
casa.
Há mais de uma versão para o mito. Há alguns que creem de
fato na existência material de Christian Rosenkreutz, outros afirmam ser apenas
um mito.
Representação do terceiro olho |
Há mais de uma versão do Manifesto Rosacruz. Entre os
primeiros membros da Ordem Rosacruz estão médicos, alquimistas, naturalistas,
boticários, filósofos e artistas. Muitos religiosos e pensadores contemporâneos
deles consideravam-nos charlatões e hereges. Foram combatidos por muitos.
Os rosa-cruzes consideram-se herdeiros de tradições
ocultistas antigas, que remontam o ocultismo do antigo Egito, englobam as
tradições esotéricas medievais, a cabala judaica e o neoplatonismo. Sem que se
conheça seus líderes oficiais, formam uma confraria de irmãos. Há mesmo quem
acredite que não exista uma sede e uma hierarquia entre eles. Como se trata de uma entidade hermética, não muito o que esclarecer.
O pensador escocês Henry Adamson, em sua obra "The Muses
Threnodies", afirma: "Pois o que
pressagiamos não está em grande, pois somos irmãos da Rosa Cruz; Temos a
Palavra Maçônica e a segunda visão, coisas por acontecer, nós podemos prever
acertadamente.” As musas Threnodies eram musas do luto e da lamentação e
inspiraram muitas músicas de litania medievais e renascentistas.
A confraria
rosa-cruz constitui-se numa corrente de pensamento que engloba o pensamento
hermético cristão. Muitos afirmam que está ligada à maçonaria. Tem grande
influência do Corpus Hermeticum, conjunto de textos escritos na província
romana do Egito entre os anos 100 e 300 d. C. Teria sido escrito por Thoth,
conhecido também como Hermes Trimegisto, cujos saberes teriam provindo de uma
divindade absoluta conhecida como Nous.
Hermes Trimegisto
era o nome que os gregos davam a uma divindade que os egípcios designavam de Thoth.
Em grego era Ἑρμῆς ὁ
Τρισμέγιστος; em latim, Hermes Trismegistus. Consistia na divindade da escrita
e da magia. Na cultura egípcia, Thoth simbolizava a lógica organizadora da
estrutura do universo. Era Hermes Trimegisto, denominado de três vezes grande.
O Corpus Hermeticum
permaneceu esquecido por mais de mil anos, quando, em 1460, foi traduzido por
Marsílio Ficino, filósofo florentino do século XV. Era o maior pensador da Academia
Platônica de Florença. A tradução foi feita a pedido de Cosme de Médici, conde
de Florença. Ocorre que na obra “Núpcias Alquímicas de Christian Rosenkreutz”
afirma-se que Hermes Trimegisto é a fonte primordial da sabedoria.
O pensamento rosa-cruz
teve profunda influência de Paracelsus, pseudônimo de Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, médico,
alquimista, físico, astrólogo e ocultista suíço-alemão.
A grande maioria dos personagens relacionados com o
lançamento dos "Manifestos Rosa-cruzes" se originaram do meio
luterano alemão. É de se notar que o próprio Lutero foi um dos primeiros a
utilizar uma "rosa-cruz" (o "selo de Lutero", ou "rosa
de Lutero") como símbolo de sua teologia. Abaixo de muitas rosas de Lutero
está a frase: “O coração do cristão permanece em rosas, quando ele permanece
sob a cruz.”
Robert Fludd, um dos teóricos do sistema de pensamento
rosa-cruz, fala do terceiro olho, ou seja, um ponto no cérebro humano pelo qual
pode o pensador conectar-se com os mundos superiores. Os primeiros teóricos e
formuladores da teoria rosa-cruz formaram o “Círculo de Tübingen”, ligados à
universidade alemã de Tübingen.
Os objetivos centrais da fraternidade rosa-cruz eram
desenvolver as potencialidades humanas para que os indivíduos se tornem
melhores, mais sadios e felizes. Visam ao desenvolvimento espiritual e ao
autoconhecimento dos seres humanos de tal modo que cresçam na fraternidade e no
saber.
Para atingir esses objetivos de criar uma comunidade
fraterna, é necessária uma mudança de hábitos, sentimentos e pensamentos. Há uma
profunda necessidade de limpar o espírito humano da ignorância.
O resultado desse desenvolvimento espiritual e mental é uma
imensa paz de espírito. Esse estado mental e espiritual forma uma aura que se
esparge do indivíduo para todos os que o circundam, resultando um grupo mais
fraterno e espiritualizado.
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