PENSAMENTOS

AMIGOS LEAIS


Amo os que me dizem: "Vai dar certo!". Venero os que continuam a meu lado quando não deu.






INTUIÇÃO
A intuição garimpa mensagens de lá onde nossas almas vivem juntas.

EXISTE VERDADE VERDADE NOS FATOS?
O Pensamento de hoje relaciona-se com a busca da tão propalada verdade dos fatos. Por isso, há poucas grandes agências de notícias, que já enviam aos jornais a narração dos fatos, que são da ordem do inusitado, do irrepetível, já com a interpretação desejada, previstos os efeitos nas mentes dos destinatários. E ainda se fala na absurda e pretensa neutralidade da informação. Segundo Nietzsche, "... a narrativa já é, desde sempre, uma interpretação, e não um fundamento."

PODER
Não creio que o poder corrompa, ele revela os já corruptos.


A APRENDIZAGEM PRIMEIRA

Na infância, com nossos pais e mestres, aprendemos a olhar. Depois, passamos a vida inteira lutando par não ficar vesgos.

O ESPORTE E A GUERRA

O esporte não é da natureza da guerra, mas do brinquedo, como a biblioteca se aproxima da natureza do templo.

RECORDAÇÕES
Nas lembranças de objetos que tivemos no passado, encaixam-se, de intermédio, tantos conceitos e emoções, que provocam releituras de vivências, as quais vão para muito além das coisas tangíveis. Isso ocorreu comigo ontem quando um de meus irmãos recordou-me meu primeiro automóvel.

A VOZ INTERIOR
Todo ser humano, em algum momento, ouve uma VOZ INTERIOR. Alguns denominam-na de intuição, outros, de inspiração, terceiros entendem-na como a voz divina, de acordo com a crença que os guia, e mesmo outros a têm como a manifestação do Divino Espírito Santo. Cientistas atribuem-lhe suas mais importantes descobertas, escritores, o seu estro literário e poético, filósofos, o arcabouço de suas teorias, e santos, as suas mais importantes revelações da alma. Mas, para que se ouça a voz interior, são necessários momentos de concentração e serenidade.

MEU PERFIL
Antropólogo cultural e ensaísta mais do que filósofo ou literato, prefiro o fraterno ao racional.

O OUTRO

É necessário contemplar o rosto do outro e perceber que ele é diferente do nosso. Alguns esperam um poema ou uma reflexão filosófica: outros, um prato de sopa.

O SORRISO
Se você vestir seu sorriso mais vezes ao dia, o mundo será um pouco melhor.

MANTRAS
Os cantos dos pássaros também são mantras sagrados que os mantêm ligados às misteriosas forças do universo.

AS ENERGIAS DO UNIVERSO QUE HABITAM OS ALIMENTOS
O trigo, balançado ao sabor dos ventos, recebe as energias do sol e do universo, por meses, paciente. Ao ingerir o pão, acolhemos, silenciosamente, as forças universais nele armazenadas e, num processo oculto, nosso ser as alberga e transforma, sem ruído nem alarde. 

INJUSTIÇA SOCIAL
O excesso de benesses do Estado pode encobrir injustiças sociais. O que é dado pode ser retirado a qualquer momento. Por outro lado, remuneração mais justa é permanete e gera desejo de conquista. Benesse cria dependência, acomodação a um Estado paternalista que apenas dá, gerando uma aparência de generosidade e produzindo uma sociedade mendicante, que em vez de produzir, pede.

MESTRE
A sombra do mestre pode ser demasiadamente inflexível, não permitindo ao discípulo a descoberta de suas próprias veredas.

EROS
Eros é filho do deus Poros, a abundância, e da mendiga Penia, a imagem concreta da carência.

AMOR
Todo amor é composto de ausência e completude. Não é pura ausência e nunca será completude perfeita. Essa parcial incompletude move-nos na direção do outro, que perfaz o caminho inverso. Marca-se pelos constantes encontros e desencontros, cujos sentidos muitas vezes não conseguimos entender. A falta faz-nos desejantes, erotizados, amorosos, em uma palavra, submetidos à ausência básica que inspira em nós a fome da busca do outro, uma fome que nos conduz na direção do outro e de todos os outros.

SOFISMA
Afirmar que uma mentira repetida muitas vezes torna-se uma verdade é um sofisma absurdo. A mentira pode ecoar por algum tempo com aparência de verdade, mas, pela sua inconsistência, ela acaba sempre desmascarada, é apenas uma questão de tempo e razão.

PODER
O poder não corrompe. Os corruptos manifestam-se como tais quando chegam ao poder.

RACISMO
Racismo é uma posição de espírito. As regras e leis são quase inúteis. Pode-se ter atitudes de maior respeito para com os diferentes, como muitos realmente já o fazem, o discriminado sente a discriminação. Somente se atinge o respeito com uma educação verdadeira, em casa e na escola.

AMIZADE
Li uma sentença: Amizade é como Leite: depois que azeda, não adianta ferver. Pois eu diria: Já apreciei deliciosas iguarias de leite azedo.

PROPAGANDA
A propaganda é a alma do negócio de publicidade, dos outros, nem sempre

DISCRIMINAÇÃO
Caríssimos, quem não acolhe as serpentes corre o risco de rejeitar as inocentes minhocas.

ESPÍRITO
A ansiedade e as inquietações são da natureza do espírito e não podem ser mitigadas com objetos e coisas materiais. 

MITOLOGIA
A mitologia parece ter sido amais sábia forma de ler o universo e seus segredos insondáveis.

LÍNGUA
A língua diz tudo o que eu quero... No entanto, descubro que a língua não diz nada que eu quero... a língua diz o que ela quer...

ENTENDIMENTO
Cada um entende o que pensa...o que quer...o que pode...o que lhe é permitido em cada circunstância...

INQUIETUDE
Inquieto bate o coração do mar, ora debruçando-se sobre a imensidão das areias sem conta... ora chocando-se de encontro aos rochedos vigorosos... assim também nosso espírito inquieto está repleto da ânsia do infinito inalcançável...

INSATISFAÇÃO
Os eternos insatisfeitos são como a criança que, ao receber o chocolate de que mais gosta, comenta, dizendo: 
- Pena que a embalagem não é azul! 
Carpe diem, mesmo que este dia tenha algumas nuvens maculando o azul do horizonte distante...

EPITÁFIO
Descansa um instante do teu caminho, intrépido viandante... contempla comigo, por um momento, a infinita e fugidia magnificência do universo...

SABEDORIA
Um antigo princípio de sabedoria oriental diz que os diferentes sabores dos alimentos revelam energias diferentes neles contidas que a sensibilidade de nosso sistema de recepção de informações detecta e recebe.

ENERGIA
O trigo que habita o seio do meu pão está prenhe da energia do universo que sua haste ereta, por meses, captou erguida para o alto, embalada pelos ventos e da poderosa energia dos elementos que moram no ventre fecundo da terra.

O ESPORTE E A GUERRA
Nunca podemos esquecer que o esporte é o oposto da guerra. O espírito fundamental das competições esportivas é a confraternização. Não temos inimigos e sim adversários. Somente o espírito de barbárie conduz à violência e à intolerância esportiva. O derrotado não perdeu nada. É meu irmão que valorizou a minha vitória.

CORAÇÃO
Quem olha o mundo apenas com o coração tem muitas vezes a visão turva.

CORAÇÃO
O coração turva o olhar.

O ESPORTE É DA NATUREZA DO BRINQUEDO
Falando sobre a derrota da seleção chilena para a brasileira, dizia a meu genro chileno que estava triste: Eu sempre penso que é apenas um jogo, um brinquedo. Não é muito sério, nem há perda alguma nisso.

A BIBLIOTECA É DA NATUREZA DO TEMPLO
Amo minha biblioteca e meus livros de papel. Ela é quase um templo e me propicia um ar de misticismo. O mesmo vai ocorrer com meus netos e bisnetos em relação às suas bibliotecas eletrônicas. Eles não se terão criado com livros. Esse cheirinho de papel não dirá nada para eles. Até a própria caneta, o lápis e o ato de escrever em papel irão desaparecer. Só restará o sistema eletrônico e os descendentes mais evoluídos deles. As bibliotecas atuais tornar-se-ão museus. 

A BIBLIOTECA É DA NATUREZA DO TEMPLO
Houve uma época, no século VIII a. C (776), em que os gregos se deram conta que as guerras entre as cidades gregas eram estúpidas e criaram os jogos olímpicos, disputas desportivas. Mas muitos ainda hoje não entenderam esse espírito e desejam rebentar os adversários ou os odeiam como a inimigos.

O ESPORTE
O futebol é apenas um esporte, uma confraternização entre as pessoas, entre os povos. A derrota de um é condição necessária do jogo. Deveria me entristecer se houvesse um desastre, uma desgraça, uma catástrofe. O esporte é feito para confraternizarmo-nos com o vencedor. Não tenho vergonha nenhuma de derrota esportiva.

6 comentários: