quinta-feira, 9 de novembro de 2017

NOVA GUERRA IMINENTE NO ORIENTE MÉDIO


Guerra Irã x Arábia Saudita muito próxima de acontecer
Posted by Thoth3126 on 08/11/2017

A Arábia Saudita está se movendo abertamente para desafiar o Irã em um conflito com o apoio dos Estados Unidos (e de interesse de ISRAEL), o que provavelmente levará a um conflito mais significativo no Oriente Médio com consequências imprevisíveis, informou a empresa de inteligência privada Soufan Group em um relatório nesta quarta-feira. Por sua vez o Irã acusa a Arábia Saudita de provocar guerra no Oriente Médio.

Edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch

Guerra se aproxima no Oriente Médio: Arábia Saudita tem o apoio dos EUA (aliados de Israel) para desafiar o Irã, diz relatório.


“Do Golfo Pérsico ao Líbano, a Arábia Saudita vê todas as questões através da lente da sua luta regional com o Irã, com um conflito maior muito provável”, afirmou o relatório. “Embora as consequências desta nova postura sejam incertas, provavelmente serão cruciais para a região, mercados mundiais de energia e os EUA”.

O presidente dos EUA, Donald Trump, apoiou abertamente o rei saudita Salman e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, tuitando no início desta semana que os governantes da nação “sabem exatamente o que estão fazendo”.

“Com base em desenvolvimentos recentes, parece que o Príncipe Herdeiro e o Presidente Trump concordam que problemas e crises regionais complicadas estão sendo conduzidas por algum esquema maior, escrito em Teerã”, disse o relatório.

Os sauditas derrubaram no sábado um míssil balístico disparado por rebeldes Houthis apoiados pelo Irã no Iêmen, para em seguida lançar os ataques aéreos mais intensos sobre a capital do Iêmen, Sanaa, em mais de um ano.

A Arábia Saudita, liderada pelos sunitas, acusa o xiita Irã de armar e treinar os rebeldes no Iêmen. Teerã, por sua vez, refuta as reivindicações, embora não esconda o apoio político do país aos Houthis.


O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, declarou nesta segunda-feira que a Arábia Saudita está tentando responsabilizar Teerã por suas “guerras” no Oriente Médio.

Especialista: prisões na família real anunciam grandes mudanças na Arábia Saudita


“Arábia Saudita está conduzindo guerras agressivas, está praticando intimidação regional e se comporta de forma a desestabilizar a situação, conduzindo ações de provocação”, escreveu Zarif em sua conta no Twitter.O chefe da diplomacia iraniana também destacou que as visitas internacionais “à Arábia Saudita em guerra se revelaram perigosas para a saúde da região”. Segundo ele, a visita a Riad do presidente dos EUA, Donald Trump, refletiu em “repressões” por parte do Bahrein e na “queda do Qatar”.

No início de junho, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito romperam as relações diplomáticas com Qatar, acusando o país de apoiar o terrorismo. “As visitas de [Jared] Kushner provocaram a estranha renúncia de [Saad] Hariri (premiê do Líbano — red.)…E agora, obviamente, estão acusando o Irã de interferência”, argumentou Zarif.

O vice-príncipe herdeiro e ministro da Defesa da Arábia Saudita Mohammad bin Salman


No último sábado, o primeiro-ministro libanês abandonou o cargo de maneira repentina. A decisão foi transmitida pela televisão por meio de uma gravação feita em Riad, capital da Arábia Saudita. Hariri disse temer uma “conspiração contra sua vida” e fez críticas ao Irã e o Hezbollah.

O dirigente do Hezbollah, entretanto, afirmou que não o grupo não desejava a renúncia de Saad. O Hezbollah fez parte do Governo do agora ex-primeiro ministro por cerca de um ano.

Mais informações, leitura adicional:

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário