terça-feira, 5 de março de 2024

'PODERIO MILITAR' DE ISRAEL: CRISE DE MÃO-DE-OBRA PIORA À MEDIDA QUE ONDA DE DEMISSÕES ATINGE O EXÉRCITO JUDEU

 

‘Poderio Militar’ de Israel: crise de mão de obra piora à medida que onda de demissões atinge o Exército judeu

A Unidade do Porta-Voz do Exército Israelense, liderada pelo Tenente-Coronel Daniel Hagari, testemunhou uma grande onda de pedido de demissões em massa. Entre os que renunciaram estão o segundo em comando de Hagari, o coronel Butbol, ​​bem como o coronel Moran Katz e o porta-voz internacional do exército israelense, tenente Richard Hecht. Várias mulheres também estavam entre os militares que renunciaram. 

‘Poderio Militar’ de Israel: crise de mão de obra piora à medida que onda de demissões atinge o Exército judeu

Fonte: The Cradle

“Um grande número de oficiais do Exército israelense anunciou recentemente a sua reforma da unidade responsável pelo sistema de informação militar”, informou o canal de notícias hebreu Canal 14 no dia 3 de Março. Várias mulheres militares também estavam entre os que renunciaram. 

As demissões ocorreram “depois que as coisas não funcionaram ‘profissional e pessoalmente’”, disse Tamir Morg, correspondente do Canal 14. Vários oficiais reclamaram de não subir na hierarquia, explicou o meio de comunicação hebraico. 

“O quadro é complexo, visto que se trata de um sistema militar e por vezes as pessoas atingem a idade da reforma e saem sem motivo específico, mas, apesar disso, o número de pessoas que se reformaram de uma só vez durante uma guerra é incomum”, disse o correspondente. 

Os militares israelenses não responderam aos pedidos de comentários. As demissões ocorrem no momento em que uma tensão significativa toma conta do [‘poderoso’] establishment militar de Israel

Forças israelenses na fronteira com o Líbano em 11 de outubro de 2023. (Crédito da foto: Ayal Margolin/Flash90)

O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, tem pedido o fim do projeto de isenções militares para a comunidade ultraortodoxa de Israel, citando uma grave crise de mão de obra no exército. Gallant disse que só apoiaria uma legislação para resolver a questão se certos membros da coligação governante a apoiassem.

“O exército precisa de mão de obra agora. Não é uma questão de política, é uma questão de matemática”disse o ministro da Defesa no domingo. A posição de Gallant está a causar tensão com os partidos ultra ortodoxos da coligação de governo, vistos como essenciais para a sobrevivência do atual governo, segundo a comunicação social hebraica. 

Israel está sofrendo graves perdas devido à sua guerra genocida aos palestinos em Gaza e à sua tentativa de erradicar a resistência palestina do Hamas, um ‘punhado de terroristas’, segundo os judeus. 

Enquanto Israel afirma que a cidade de Rafah, no extremo sul de Gaza, é o último reduto do Hamas, o braço militar do grupo, juntamente com várias outras facções, continuam a confrontar ferozmente as tropas israelitas em toda a área da Faixa de Gaza.

“A situação simplesmente não é boa e não corresponde ao mapa de ameaças”, informou Ynet em 1º de março. 


Não há solução militar’ para Israel em Gaza ou no Líbano, segundo oficial israelense

Após cinco meses de combates e pesados e indiscriminados bombardeios contra os civis, Israel não conseguiu derrotar as Brigadas Qassam do Hamas ou afastar o Hezbollah da fronteira libanesa ao norte.

O ex-vice-presidente do Conselho de Segurança Nacional de Israel, Eran Etzion, afirmou que “não há soluções [vitórias] militares” para as guerras que Israel está travando no sul contra o Hamas e no norte contra o Hezbollah e que o governo israelense está mentindoinformou Al-Mayadeen  em 2 de março.

Etzion disse ao Canal 13 Hebraico que “não é uma coincidência que o governo não tenha resolvido o problema do Hamas na Faixa de Gaza após cinco meses de guerra”, explicando que “criou expectativas irrealistas para a batalha no sul [Gaza] e continua a fazê-lo em relação à frente norte [Líbano].”

Importante: o exército israelita enfrenta uma ‘dramática crise de recursos humanos’. Tel Aviv ainda está a lutar para mitigar o “choque que se abateu sobre as FDI após quase 150 dias de combates, que começaram com pesadas perdas a 7 de Outubro”.

Ele explicou que “nenhuma mudança ocorrerá, mesmo que os combates continuem desta forma durante um ano, e mesmo nas circunstâncias mais otimistas, e o governo de Netanyahu sabe disso”

 “Não existem guerras curtas, nem no norte nem no sul, e não existem soluções puramente militares para os nossos problemas, nem no norte nem no sul”, concluiu Etzion.  “O público israelita deve perceber isto e acordar das suas expectativas… O governo deve parar de mentir ao público israelense.”

Al-Mayadeen  acrescenta que o analista de assuntos políticos do Canal 13, Rafif Drucker, afirmou que afastar o Hezbollah da fronteira norte era apenas um “sonho” do qual o exército tinha agora acordado. Os militares israelitas “são agora incapazes de invadir o Líbano e estabelecer uma cintura até ao rio Litani, ou de remover todos os elementos do Hezbollah da fronteira”, e “o que está acontecendo em Gaza é uma prova disso”.

Em 29 de Fevereiro,  Wall Street Journal  reconheceu  que “Israel ainda está longe do seu objetivo de guerra declarado de eliminar o Hamas como uma entidade militar e política significativa”.

“Lutar contra o inimigo é como um jogo de pancada na toupeira”, disse ao jornal um reservista israelense em Khan Yunis da 98ª Divisão. Ele disse que muitos soldados sentem que o exército não tem nenhum plano e se perguntam por que eles estão lutando. “Será muito difícil destruir o Hamas”, ele concluiu.

Parte da dificuldade reside na destruição da vasta rede de túneis do Hamas, que utiliza como quartel-general militar e para se deslocar pelas cidades de Gaza, proteger os seus líderes, esconder prisioneiros israelitas, fabricar armas e conduzir ataques de ataque e fuga. “Até que você tire tudo isso do Hamas, não será capaz de vencê-lo”, disse Guy Aviad, pesquisador do Hamas e ex-oficial israelense.

O Hamas também continua a ter mão-de-obra significativa, apesar de ter sofrido grandes perdas. Os líderes do Hamas em Gaza disseram às autoridades egípcias que embora o braço militar do grupo, as Brigadas Qassam, tenha perdido pelo menos 6.000 homens mortos, outros 24.000 ainda permanecem lutando contra as forças de ocupação israelense.


²⁵ Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. – Mateus 12:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário