quinta-feira, 31 de maio de 2018

HINO DE AMOR AO BRASIL





Meu Brasil atrapalhado
(poema de Djalma de Andrade)

A gente fala, protesta:
- Nesta terra nada presta, 
O povo é lerdo , indolente...
É a farra, ninguém trabalha
A peste a pátria amortalha
Sob o sol rude, inclemente...

A lei é mito, pilhéria... 
Ninguém liga a coisa séria,
Não há remédio , é da raça...
A vida se desbarata:
O pinho, a cuíca, a mulata,
O amarelão, a cachaça...

A gente murmura, fala, 
Velhos defeitos, propala
Em língua rude e vil:
É a terra pior do mundo!
Mas no fundo, bem no fundo
Quanto amor pelo Brasil!

Tudo da boca pra fora! 
Porque cá dentro ele mora,
Cá dentro a gente o sente...
Meu Brasil atrapalhado,
Meu Brasil confuso e errado, 
Você vê que o povo mente.

Você vê que a gente grita, 
Mas vê também que é infinita
Esta paixão por você...
Se a bandeira se levanta, 
Lá vem o nó na garganta ,
E você sabe porquê...

Você sabe e não se importa, 
A nossa injúria suporta,
E o nosso labéu também...
Deixe que xingue, que bata,
A gente fere e maltrata,
Quase sempre a quem quer bem.

Meu Brasil, aqui baixinho, 
Ouça, sou todo carinho, 
E a minha alma você vê...
Qualquer perigo que corra, 
Se for preciso que eu morra
Eu morrerei por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário