quarta-feira, 2 de maio de 2018

TURQUIA E O OURO DOS USA


Turquia retira seu ouro dos EUA em tentativa de se livrar do dólar
Posted by Thoth3126 on 02/05/2018

A Turquia está entre os vários países que vêm movimentando e retirando seus depósitos em ouro dos EUA. A onda começou em 2012, quando a Venezuela anunciou que estava repatriando 160 toneladas de ouro, avaliadas em cerca de US$ 9 bilhões. O Bundesbank da Alemanha exigiu que 300 toneladas fossem devolvidas, com o FED dizendo que levaria sete anos para efetuar a devolução. A Holanda também repatriou 122,5 toneladas de ouro dos EUA.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Turquia retira seu ouro dos EUA em tentativa de se livrar do dólar

Ancara decidiu devolver todo o seu ouro armazenado na Reserva Federal dos EUA, de acordo com a mídia turca. Nos últimos anos, a Turquia repatriou 220 toneladas de ouro do exterior e 28,7 toneladas foram trazidas dos EUA só no ano passado.



As reservas de ouro da Turquia estão estimadas em 564 toneladas e valem cerca de US $ 20 bilhões, informou o jornal turco Yeni Safak. Isso faz de Ancara o 11º maior detentor de ouro, atrás da Holanda e à frente da Índia. Os relatórios chegam em um momento em que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, assumiu uma posição dura contra a moeda norte-americana.

Nesta semana ele criticou os empréstimos em dólar e disse que empréstimos internacionais deveriam ser dados em ouro. “Por que fazemos todos os empréstimos em dólares? Vamos usar outra moeda. Sugiro que os empréstimos devem ser feitos com base em ouro”, disse Erdogan durante um discurso no Congresso Global de Empreendedorismo, em Istambul, em 16 de abril, segundo Hurriyet.

“Com o dólar, o mundo está sempre sob pressão cambial. Devemos salvar estados e nações dessa pressão cambial. O ouro nunca foi uma ferramenta de opressão ao longo da história ” , acrescentou. Em 11 de abril, a lira turca bateu recorde em relação ao dólar.

A Turquia está entre os vários países que vêm movimentando ouro dos EUA. A onda começou em 2012, quando a Venezuela anunciou que estava repatriando 160 toneladas de ouro, avaliadas em cerca de US $ 9 bilhões. O Bundesbank da Alemanha exigiu que 300 toneladas sejam devolvidas, com o Fed dizendo que levaria sete anos para isso. A Holanda também repatriou 122,5 toneladas de ouro.



“Os bancos centrais iniciaram a repatriação há alguns anos, ou seja, antes de termos o Brexit, a Catalunha, o Trump, a AFD ou as crescentes tensões entre o Politburo em Bruxelas e as nações do leste europeu”, disse Claudio Grass, da Precious Metal Advisory Switzerland.

Segundo ele, o mundo está se tornando menos centralizado. “Se seguirmos essa tendência, deve ficar óbvio que o próximo passo deve ser uma divisão ainda maior em unidades menores do que o estado-nação. Com tal fragmentação geopolítica vem também a descentralização do poder ”.


O Banco Nacional da Hungria (MNB) anunciou que está levando para casa as 100.000 onças (3 toneladas) de reservas de ouro do país que estavam depositadas em Londres. A decisão de repatriar suas reservas de ouro, no valor total de cerca de $ 33 bilhões de forints húngaros (US$ 130 milhões), também foi explicada como sendo por razões de segurança, no caso de uma potencial crise geopolítica.


Também está de acordo com as tendências internacionais, já que o armazenamento de reservas de ouro fora do país é agora considerado arriscado por muitos bancos centrais, incluindo reguladores austríacos, alemães e holandeses. Eles decidiram recentemente repatriar todas as suas reservas de ouro, a maioria depositadas nos EUA.

O banco central da Hungria tem mantido reservas de ouro desde a sua fundação em 1924. A quantia foi crescendo continuamente até a Segunda Guerra Mundial. A maior quantidade de ouro detida foi de cerca de 65-70 toneladas no início da década de 1970.O banco então decidiu diminuir as reservas de ouro para o menor nível possível e investir em dívida soberana. À luz do colapso do sistema monetário de Bretton Woods, a decisão foi considerada mais segura, mais líquida e potencialmente com maiores rendimentos.

No início de 2010, a tendência de manter reservas fora do país mudou novamente e os bancos centrais começaram a acumular ouro como potencial resposta a uma crise financeira global. Os EUA e a Alemanha são atualmente os maiores detentores de ouro do mundo. A Hungria tem uma das menores quantidades de metais preciosos em comparação com outros países da Europa Central. Desde 1992, a atividade de Budapeste tem permanecido estável, já que o MNB não comprou ou vendeu nenhuma de suas reservas de ouro.

Muito mais informações, leitura adicional:

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário