terça-feira, 11 de novembro de 2014

ISTAMBUL, ONDE JOGARÁ A SELEÇÃO BRASILEIRA

Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara

                A seleção brasileira de futebol joga amanhã em Istambul, a maior cidade da Turquia, e fantástica, tanto pela sua situação geográfica, quanto por seu papel na história da humanidade. Geograficamente, é uma cidade situada em dois continentes. Como ela é dividida pelo enorme canal, o Bósforo, que liga o Mar Negro ao Mar Mediterrâneo, a parte da cidade que se situa a oeste do canal está na Europa, e a parte leste pertence ao continente asiático. Atualmente, a Istambul europeia possui em torno de quatro milhões de habitantes, e a asiática, em torno de dez milhões de cidadãos. Diversas pontes ligam uma parte a outra da grande metrópole.
                A Turquia é um país majoritariamente asiático, tem apenas uma província na Europa, a antiga Trácia grega. Na Ásia, situam-se suas demais províncias. Atualmente, seu grande objetivo é ser aceita na União Europeia.
ISTAMBUL

                Voltando, porém a Istambul, sua história milenar é rica e variada. No período pré-romano, pertencia ao antigo Império Grego e tinha o nome de Bizâncio, de onde vem o adjetivo bizantino, que, de modo especial, caracteriza um modelo multissecular de arte.
                Porém, no século IV da era cristã, com a ascensão do imperador Constantino, vai tornar-se a capital do Império Romano, tomando, desse imperador, o nome de Constantinopla. No século V, com a tomada de Roma e do Império Romano do Ocidente pelos povos do norte europeu, Constantinopla passa a ser a capital do Império Romano do Oriente, por quase mil anos. Em 1453, é conquistada pelos turcos e vem a tornar-se a Capital do Império Otomano, com o nome de Istambul. o Império Otomano termina em 1922, quando surge a República da Turquia, sob a liderança de Mustafa Kemal Atatürk, e Istambul não mais é a capital, mas sim Ankara, que se situa na Anatólia, parte asiática do país.

          Os dois maiores times de futebol da Turquia são o Fenerbace e o Galatasaray. Cada um dos clubes é de um continente. O Galatasaray é europeu e o Fenerbace é asiático. O jogo da seleção brasileira será realizado no estádio Sukru Saracoglu Stadium, do Fenerbace, na parte asiática de Istambul.

              
ISTAMBUL - MESQUITA
  A Turquia é um país encantador e possui muitas semelhanças ao Brasil, especialmente no que se refere à alimentação. Estivemos lá, eu e minha esposa Cristina em 2008. Eles usam muito arroz na alimentação, ao contrário dos europeus, que consideram esse cereal como alimento de doentes.






Oscar e Cristina em Éfeso


          Viajamos de ônibus pelo interior do país, que tem uma paisagem maravilhosa, com lindos pomares de frutas muito variadas, e monumentos históricos milenares como as ruínas do templo de Ártemis (Diana - uma das sete maravilhas do mundo antigo), próximo a Éfeso, cidade que possuía mais de quatrocentos mil habitantes no tempo de Cristo. Depois de uma série de terremotos, por fim, em 614 d. C essa cidade foi completamente destruída por um tremor de terra gigantesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário