sábado, 22 de novembro de 2014

SANTA CECÍLIA – PADROEIRA DOS MÚSICOS

Francisco da Silva Romão (1834-1895)
Santa Cecília

Prof. Dr. Oscar Luiz Bisolara 
Santa Cecília é uma jovem romana do século II d. C., consagrada no cristianismo como protetora dos músicos. Descendia das nobres gens romanas dos Cecilii e dos Metelli, tendo como ancestral a importante senhora romana do século I a. C. Cecilia Metella, filha de Quinto Cecílio Metello Crético e esposa de Marco Licínio Crasso, filho do triúnviro de Júlio César.
A jovem Cecília, padroeira dos músicos, nascida de uma nobre família romana, converteu-se ao cristianismo e junto com seu noivo, dedicaram-se à vida religiosa, tendo ambos sido executados como mártires em 180 d. C., durante o governo do imperador Marco Aurélio.
Segundo uma tradição cristã, o papa Pascoal I (817-824) teria mandado abrir o caixão da santa e visto que o corpo estava intato, ainda com o corte da execução no pescoço, na mesma posição em que havia sido enterrado. O papa ordenou que fechassem o caixão e o colocassem em capela consagrada a Santa Cecília, no Trastevere, em Roma.
O cardeal Sfondrati, em 1599, pediu que abrissem novamente o caixão.
Estátua de Stefano Maderno sobre sua tumba,
imitando a postura em que seu corpo foi descoberto
 O corpo da santa foi encontrado da mesma forma como o papa Pascoal havia descrito. Chamou-se então o escultor Stefano Maderno que fez um esboço da imagem e depois esculpiu o que vira em mármore branco, resultando a imagem em tamanho natural, que se encontra na igreja romana de Santa Cecília. 
Desde o século XV, Santa Cecília é nomeada santa protetora da música sacra. A data de 22 de novembro lhe é consagrada, que também é o Dia da Música e dos Músicos. 

Imagem de Santa Cecília no altar-mor da igreja a ela dedicada em Porto Alegre
Muitos artistas elaboraram obras em sua homenagem como o pintor Botticini, e o escultor Stefano Maderno, músicos como Henry Purcell, Georg Friedrich Händel e Benjamin Britten fizeram composições em sua honra. Também os poetas John Dryden, Alexander Pope e Wystan Hugh Auden homenagearam-na com sua arte. Até mesmo músicos populares como Paul Simon, David Byrne e Brian Eno dedicaram composições a Santa Cecília, isso apenas para citar alguns.




Igreja de Santa Cecília - Trastevere - Roma
 Waterhouse, John William - Saint Cecilia -1895


             O ilustre pintor inglês nascido em Roma, John William Waterhouse, tem um memórável quadro intitulado O Sonho de Santa Cecília.