segunda-feira, 4 de junho de 2018

NOVA ROTA DA SEDA - CHINA HOJE


Nova Rota da Seda: conectando a China e o mundo {One Belt & One Road}
Posted by Thoth3126 on 30/05/2018

O conceito chinês de construir “uma comunidade humana com destino compartilhado” foi incorporado na sexta-feira pela primeira vez em uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, refletindo o reconhecimento mundial das grandes contribuições da China para a governança global, disseram diplomatas à agência de noticias chinesa Xinhua.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch

Conceito de marco chinês colocado na resolução do Conselho de Segurança da ONU pela 1ª vez

Também incluída na resolução do conselho recentemente adotada foi a Iniciativa do Cinturão e a Estrada da China {China’s Belt and Road Initiative, também conhecida como The Silk Road Economic Belt and the 21st-century Maritime Silk Road-O Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima do Século XXI}, que pretende construir uma rede de comércio e infra-estrutura conectando a Ásia com a Europa e a África ao longo das antigas rotas comerciais, como a antiga e milenar ROTA DA SEDA disseram.

Caravanas de camelos no coração de um deserto da antiga ROTA da SEDA na província de Gansu. O projeto Discovering the Beauty of Silk Road convida fotógrafos a explorar a paisagem do oeste da China. [Foto de Hu You / China Daily]

Em uma resolução aprovada por unanimidade para renovar por um ano o mandato da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA), o órgão da ONU de 15 países instou a promover a segurança e a estabilidade no Afeganistão e na região “para criar uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade.”

Enquanto isso, a última resolução do Conselho também pediu mais esforços internacionais para fortalecer a cooperação regional e implementar a Belt and Road Initiative. O Conselho de Segurança sublinhou “a importância crucial do avanço da cooperação regional no espírito de cooperação win-win (TODOS VENCEM) como um meio eficaz para promover a segurança, a estabilidade e o desenvolvimento econômico e social no Afeganistão e na região para criar uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade” declarou a resolução.

Desde que a China propôs pela primeira vez o conceito da criação de uma nova Rota da Seda no final de 2012, passou a moldar a abordagem da China à governança global, dando origem a propostas e medidas para apoiar o crescimento e desenvolvimento econômico para todos.

Na mesma resolução, o Conselho “congratula-se com os esforços envidados para fortalecer o processo de cooperação econômica regional na Ásia, incluindo medidas para facilitar a conectividade regional, o comércio e o trânsito de pessoas e mercadorias, inclusive por meio de iniciativas de desenvolvimento regional como o The Silk Road Economic Belt and the 21st-century Maritime Silk Road-O Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima do Século XXI e os projetos de desenvolvimento regional “.

Projeto das duas principais rotas, a rodoviária e a marítima.

A Iniciativa Belt and Road, apresentada pelo presidente chinês Xi Jinping em 2013, ganhou apoio de mais de 100 países e organizações internacionais, com quase 50 acordos de cooperação já assinados entre governos. Ao aprovar a nova resolução, o Conselho de Segurança da ONU decidiu prorrogar o mandato da UNAMA por mais um ano, até 17 de março de 2018.

Após a aprovação unânime do conselho da resolução, Liu Jieyi, representante permanente chinês junto às Nações Unidas, disse aos repórteres que o conceito chinês foi colocado em uma resolução do Conselho de Segurança pela primeira vez na sexta-feira, mostrando assim o consenso da comunidade internacional em abraçar o conceito, e manifestando enormes contribuições chinesas para a governança global.

O enviado chinês disse que a última ação do conselho é favorável à criação de uma atmosfera favorável para a China hospedar um fórum de Belt and Road para a cooperação internacional em Pequim, em maio, a fim de fazer uma reunião estilo brainstorm (chuva de ideias) sobre o desenvolvimento interconectado.

O próximo fórum irá explorar maneiras de abordar os problemas econômicos regionais e globais, gerar energia fresca para o desenvolvimento interconectado e garantir que a Iniciativa da nova Rota da Seda ofereça maiores benefícios às pessoas de todos os países envolvidos.

O projeto Discovering the Beauty of Silk Road convida fotógrafos a explorar a paisagem do oeste da China. [Foto de Hu You / China Daily] “O oeste da China foi uma vez próspero na dinastia Han (202 a.C. – 220 a.C.). Agora, quando olhamos para a terra dos desertos e das dunas, estamos buscando um tipo de espírito que perdemos “, diz Ye, que assumiu o papel de estudioso no projeto de fotografia.

Ao mesmo tempo, Liu expressou sua esperança de que todos os Estados membros da ONU participem ativamente nos esforços conjuntos para levar a cabo a iniciativa chinesa e o conceito chinês, implementando a nova resolução do Conselho.As resoluções adotadas pelo Conselho de Segurança são legalmente obrigatórias.

Mais informações em:

Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário