terça-feira, 26 de setembro de 2017

TRISTE TRAGÉDIA DE BEATRICE CENCI

Beatrice Cenci - escultura de Harriet Hosmer
(Gonçalves dias escreveu uma peça de teatro sobre ela: "Beatriz Cenci".
Prof.  Dr. Oscar Luiz Brisolara
A familia Cenci pertencia ao grupo dos mais privilegiados cidadãos de Roma. Enriquecidos nos séculos anteriores, gozavam de prestígio e privilégios naquela sociedade rica e injusta. O barão Francesco Cenci, nascera em Roma, em 1549. Quando seu pai faleceu, deixou-lhe uma fortuna tão valiosa que fazia inveja ao próprio papa.
Francesco casou-se com Ersilia Santacroce com a qual teve sete filhos: Antônia, Beatrice, Giacomo, Cristóforo, Rocco, Bernardo e Paolo. Acontece que Francesco era um homem violento, avarento, mesquinho, iracundo e perverso. Tratava os filhos com tão extrema crueldade e tacanhez, que viviam todos em estado de indigência.
Em 1598, Francisco, acusado de abusos sexuais com os próprios filhos, foi condenado a pagar uma vultosa soma em dinheiro. Porém, subornando os juízes venais, conseguiu a liberdade.
Com a morte prematura da esposa, enviou suas duas filhas para um convento no mosteiro de Santa Croce em Montecitorio. Devido à situação miserável a que eram obrigados a submeter-se pela mesquinhez do pai, James, Christopher e Rocco, cansados de sua situação, começaram a fazer dívidas e subtrair dinheiro e jóias ao pai hediondo.
Beatrice Cenci - Harriet Hosmer

Nesta humilhante situação, os filhos do sexo masculino mais velhos, Jaime, Cristóforo e Rocco, dirigiram-se ao Papa Clemente VIII,  buscando uma solução para o problema. O pontífice concedeu-lhes algumas terras de seu pai Francesco e deu permissão a Antônia para se casar, de modo a afastá-la da infame influência
paterna.
Tendo-se casado em segundas núpcias com Lucrezia Petroni, detestado pelo Papa, que tinha sérias intenções em tomar a imensa herança dos Cenci, o desalmado pai entregou os dois filhos menores, Bernard e Paul, aos cuidados da Igreja. 
Mudou-se, então, para o pequeno lugarejo de Petrella Salto, levando consigo a nova esposa Lucrezia e a filha Beatrice. 
Esta última passava reclusa para que não conhecesse nenhum pretendente, pois o pai não estava disposto a pagar-lhe o dote. Beatrice conseguiu burlar a vigilância do pai, enviando uma correspondência ao irmão Jaime, na qual denunciava o estado em que viviam ela e a madrasta, os maus tratos e os abusos sexuais que sofria. 
Beatrice Cenci - Harriet Hosmer (outra posição)
Descoberta a insubmissão da jovem e da esposa, o pai submeteu ambas, a uma surra tamanha que quase as matou. Beatrice,  no entanto, conseguiu entrar em contato com um amigo e, juntos, tramaram e executaram o assassinato de Francesco.
Porém, sentida a falta dele, a polícia acabou descobrindo o corpo no interior da fortaleza em que a família morava. O parceiro de Beatrice foi assassinado e ela, os irmão Giacomo e Bernardo bem como a madrasta Lucrezia foram acusados do crime e condenados à morte.
Beatrice Cenci - Harriet Hosmer (outra posição)
O papa detestava os Cenci. Assim, privou-os do título de nobreza, o que implicava a perda de todas as propriedades. Mandou executar os três irmãos acusados de envolvimento no crime, mais a madrasta. Após, confiscou para o papado todos os bens deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário