Uma captura de tela da moeda digital soberana da China surgiu on-line, oferecendo uma visão rara da criação e desenvolvimento do yuan digital de Pequim. O teste do aplicativo móvel da moeda foi feito há vários meses nos bancos estatais da China, embora não haja um cronograma oficial para o lançamento da moeda digital chinesa. Em uma conferência sobre circulação de notas no início deste mês, o vice-governador do PBOC, Fan Yifei, disse que a China “avançaria sem hesitação na pesquisa e desenvolvimento soberano da sua própria moeda digital”.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Chineses têm primeiro vislumbre da moeda digital soberana após vazamento online
Por Zhou Xin e Cissy Zhou
Uma captura de tela da interface de usuário da tão esperada moeda digital soberana da China começou a circular na internet chinesa, provocando especulações de que o Banco Popular da China está um passo mais perto de um lançamento oficial.
A imagem, amplamente compartilhada nas mídias sociais chinesas, é supostamente uma versão de teste de um aplicativo móvel desenvolvido por um dos maiores bancos estatais da China, o Agricultural Bank of China, para um pequeno grupo de usuários internos experimentar a moeda virtual comunista chinesa.
Uma captura de tela que circula on-line supostamente mostra uma versão de teste da moeda digital soberana da China. Foto: Folheto
O Instituto de Pesquisa de Moedas Digitais, unidade do Banco Popular da China (PBOC) que supervisiona o desenvolvimento do projeto, se recusou a comentar a imagem, que é improvável que mostre a versão final da moeda. Nem o banco central da China nem o Banco Agrícola da China divulgaram informações sobre o aplicativo móvel.
A China é a primeira grande economia a explorar o lançamento de sua própria moeda digital, que será rigidamente controlada pelo PBOC em vez de operar em um sistema descentralizado subjacente a moedas criptográficas como bitcoin e não requer “administração de uma autoridade central”.
Polícia chinesa apreende computadores de mineração de bitcoin que usavam ilegalmente o consumo de eletricidade
Os testes da moeda digital soberana estão em andamento há vários meses nos bancos estatais da China, disse uma fonte ao South China Morning Post .
“É suposto ser confidencial nesta fase”, disse a fonte, que falou sob condição de anonimato. “Esse [pseudo] “vazamento” oferece a primeira olhada na aparência da moeda digital da China para o público em geral”.
Uma segunda fonte, que está familiarizada com os programas de testes em bancos estatais, disse que a captura de tela era autêntica.
A imagem mostra que o aplicativo de moeda digital possui várias funções básicas semelhantes a outras plataformas de pagamento on-line, como Alipay, da Alibaba, e WeChat Pay da Tencent, permitindo que os usuários façam e recebam pagamentos, além de transferir “dinheiro”.
Como o coronavírus está mudando a estratégia econômica de Pequim
Uma função chamada “touch and touch” permite que duas pessoas simplesmente toquem seus celulares para fazer uma transferência.
No entanto, o aplicativo é apenas um esqueleto sem as funções adicionais do Alipay ou WeChat Pay, que permitem que os usuários comprem bilhetes de viagens e entretenimento, paguem contas de serviços públicos e emprestem pequenas quantias de dinheiro. Alibaba é o proprietário do South China Morning Post .
Enquanto a China avança com sua própria moeda digital, o PBOC reprimiu o comércio de outras moedas digitais e proibiu os bancos de aceitar criptomoedas, que são vistas como um risco para a estabilidade financeira.
Explicando o que é uma criptomoeda?
Anúncio do Facebook em meados do ano passado que lançaria sua própria moeda digital Libra digital coin, cujo valor está atrelado a uma cesta de moedas excluindo o yuan, levou a China a acelerar o desenvolvimento de sua moeda digital, embora não haja cronograma para seu lançamento.
O surto de coronavírus pode ter acrescentado nova urgência à busca da China de digitalizar sua moeda, pois temor de que a doença do Covid-19 possa ser transmitido por notas e moedas surgiram nas últimas semanas.
Em uma conferência sobre circulação de notas no início deste mês, o vice-governador do PBOC, Fan Yifei, disse que a China “avançaria sem hesitação na pesquisa e desenvolvimento soberano da moeda digital”.
“E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome”. – Apocalipse 13:15-17
“E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores”. – Mateus 24:6-8
Leitura adicional:
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário