domingo, 17 de julho de 2016

DESCOBERTOS IMENSOS TÚNEIS SUBTERRÂNEOS EM SANTA CATARINA, BRASIL

Túneis subterrâneos gigantes são descobertos em S. Catarina
Posted by Thoth3126 on 17/07/2016

Túneis subterrâneos gigantes são descobertos em São Joaquim
Em São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, túneis subterrâneos gigantes foram descobertos durante uma escavação rotineira. A suspeita é que as galerias podem ser paleotocas, cavadas há milhares de anos por tatus. Com cerca de 1,9 metros de diâmetro, alguns pontos têm cerca de 2 metros de altura.
Edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch

Descoberta em São Joaquim, estado de santa Catarina, grande Paleotoca que pode ter mais de 10 mil anos
Fontes: http://saojoaquimonline.com.br e http://g1.globo.com

Um dos achados mais consideravelmente importantes dos últimos anos em São Joaquim poderá alocar agora a cidade na rota do turismo arqueológico.

Funcionários da prefeitura faziam uma escavação de retirada de cascalho ao lado noroeste da cidade, nas proximidades do Bairro Santa Paulina quando a escavadeira hidráulica rompeu uma espécie de túnel subterrâneo.

Há alguns anos atrás, a cidade de São Joaquim já havia anunciado, através de especialista e arqueólogos de renomadas universidades, que o município continha realmente uma série de Paleotocas, mas nenhuma até então se compararia a que foi descoberta na tarde desta última terça-feira (07) de junho de 2016.
Eram por volta dás 14h15min quando os funcionários da prefeitura faziam uma escavação de retirada de cascalho ao lado noroeste da cidade, nas proximidades do Bairro Santa Paulina quando a escavadeira hidráulica rompeu uma espécie de túnel subterrâneo.
Como havia ainda muita terra dentro do túnel os funcionários da prefeitura de São Joaquim continuaram o serviço e alguns metros após e adiante com as escavações eles fizeram a grande descoberta: um segundo túnel e com a entrada medindo cerca de 1,90m de altura por quase 15m de profundidade em formato de L.

O túnel só não é mais profundo porque há uma interrupção, ocasionada por um desmoronamento em uma espécie de esquina.

O túnel só não é mais profundo porque há uma interrupção, ocasionada por um desmoronamento em uma espécie de esquina.
Já primeiro túnel contem muita terra a meia altura e seria preciso retirá-la de lá manualmente, pela maneira que estão dispostos, na mesma altura se acredita que os dois túneis tenha se comuniquem um com o outro, algo que só será possível comprovar após a retirada manual da terra que interrompe o acesso.
Além disso na parte de cima existe inúmeras minigalerias que levam a pontos inimagináveis dentro da pequena montanha. Marcas de garras e até mesmo o desenho de focinhos de animais em baixo relevo estão encravadas ao longo do túnel subterrâneo.

Máquina limpando a entrada das Paleotocas

A área será isolada pela Prefeitura de São Joaquim, já que existem leis municipais que protegem as Paleotocas. Além disso especialistas em arqueologia serão chamados para identificar a idade aproximada da Paleotoca e oferecer estudos mais aprofundados sobre ela.

O que são Paleotocas?
Segundo o Wikipédia Paleotoca é um abrigo (túnel, toca, covil e similares) subterrâneo escavado por mamíferos da megafauna, ou animais gigantes (paleo-vertebrados), extintos e que viveram na era pré-histórica. Crotovina é uma paleotoca preenchida por sedimentos (areias, argilas e similares) que ao longo dos séculos foram depositando-se em função das chuvas ou da porosidade do terreno. Geralmente estes traços fósseis (icnofósseis) possuem grandes proporções, compatíveis com as dimensões dos animais deste período.
Descoberta em São Joaquim grande Paleotoca pode ter mais de 10 mil anos:
Decreto municipal
O empresário e guia de turismo Eduardo Sobânia participou da elaboração de um decreto municipal que protege as áreas onde as paleotocas são encontradas. A ideia é que os túneis pré-históricos se tornem mais um atrativo turístico de São Joaquim.
“São estruturas que você pode utilizar, pode contar a história dela, mas falta agora dar uma repaginada, deixar pronta paro o turismo”, diz Sobânia.
Enquanto isso não acontece, as paleotocas deveriam ser preservadas, mas essa é uma tarefa difícil, porque muita gente está indo atrás de algumas lendas da região. “Tem muito comentário de achar ouro, castiçal, crucifixo, mas até agora não foi achado nada”, relata Bettiu.

Existem dentro do teto da Paleotoca inúmeras minigalerias subterrâneas.

Saiba mais em:
http://thoth3126.com.br/brasil-monte-roraima-uma-escalada-ao-mundo-perdido/
http://thoth3126.com.br/brasil-e-o-mapa-de-piri-reis/
http://thoth3126.com.br/terra-de-ofir-o-rei-salomao-no-brasil/
http://thoth3126.com.br/pedra-da-gavea-uma-esfinge-no-brasil/
http://thoth3126.com.br/brasil-o-territorio-sagrado-para-a-deusa-e-seus-filhos/
http://thoth3126.com.br/brasil-portugal-e-os-cavaleiros-templarios/
http://thoth3126.com.br/brasil-512-anos-de-misterios/
http://thoth3126.com.br/pedra-do-inga-evidencias-ufologicas-na-antiga-pre-historia-do-brasil/
http://thoth3126.com.br/o-reino-de-ofir-eo-brasil/
http://thoth3126.com.br/os-reinos-perdidos-z-sitchin/
http://thoth3126.com.br/cavernas-espetaculares-na-amazonia/
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

www.thoth3126.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário