segunda-feira, 30 de outubro de 2017

NO TÚMULO DE PITÁGORAS EM CORTONA

Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara
Chegara ao túmulo. Pedras rudes. Milenares. Não era um túmulo artístico clássico. Parecia bem primitivo. Concentrei-me nos blocos sobrepostos. Pouca simetria entre eles. Havia-os retangulares.
Muitas imperfeições. Diferenças de tamanhos. Uma camada vegetal própria da pedra os revestia. Secos. Acinzentados. Quase pedra. Somente um olhar mais acurado permitia ver isso.
Por cima de todas as pedras retangulares, umas arredondadas. Maiores. Menores. Pequenas. Minúsculas. Preenchiam os vãos entre as maiores.

Túmulo de Pitágoras
Túmulo de Pitágoras em Cortona? Mas o filósofo jamais estivera lá? No entanto, as pedras, os choupos pontiagudos e verdes lá estavam. Na lápide: Pitágoras. Cortona fica na província de Arezo, na Toscana, norte da Itália.
O pensador grego viveu mais de vinte anos em Crotona, cidade do Sul da Itália. Na província de Crotone, Calábria. Lá existia sua escola. De lá era sua esposa. Porém, nem ruínas da casa, nem túmulo, nada. Somente narrativa. História.
Chegara-se ao túmulo. As barbas brancas. Mal tonsas. Ali estava ele. O filósofo. Nunca estivera ali? Não importa. Estava ali. Contemplava aquelas pedras. Reais. Indiscutíveis. Basta. 
Contemplou uma sombra na entrada. A pedra arredonda superior. Cobria o túmulo. Projetava uma espécie de véu sobre a porta. Uma abertura de entrada. Configurada pelas pedras sobrepostas. Sentado na pedra de diante. Não via o fundo. Diferença de luminosidade. O sol de fora. Brilhava sobre as pedras. A cavidade escura. Dentro. Não deixava ver o fundo. Escuro.
Por lá ficou. Sabia ele quanto tempo. Silêncio absoluto. Ninguém. Olhou. Calou. Ficou. Ficou. Ficou... a alma de fora. A alma de dentro. Confundiram-se. Tudo tomara vida. Vozes. Imagens. Falas incompreensíveis. Gente. Indo. Vindo. Ele no meio. Um vulto. Viu um gesto. Eu? Fez com a cabeça que sim.
De onde você veio? Daqui. O vilarejo. Li. Ouvi. Contaram. Samos. A ilha grega. Depois, Crotona. No sul. Vi dizer. Ele viveu lá. O filósofo. Admiro. Queria saber dele. O outro velho. Do outro lado da porta. Falava. Com o velho de cá. Sentado na pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário