Posted by Thoth3126 on 30/10/2020
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Forte Terremoto de 7º na escala Richter no Mar Egeu abala Grécia e Turquia com desabamento de edifícios na região e pequeno tsunami
Fontes: Express.co.uk – USGS – Independent
Um grande terremoto de magnitude 7º na escala Richter sacudiu as ilhas gregas do Dodecaneso, disse o US Geological Survey (USGC), com o tremor sentido a quilômetros de distância, na capital Atenas e fortemente na região de Izmir na Turquia.
As estimativas iniciais do Centro Sismológico do Mediterrâneo Europeu (EMSC) estimam a magnitude do terremoto, que atingiu o norte da ilha de Samos, por volta das 11:50 GMT, em 6,7º.
Não houve relatos imediatos de vítimas nessa sexta-feira, mas imagens de vídeo nas redes sociais mostraram que prédios na cidade turca de Izmir ficaram seriamente danificados [imagem acima].
Vídeos também mostraram ruas inundadas na cidade, aparentemente causadas por um pequeno tsunami após o terremoto.
A Presidência de Gestão de Emergências e Desastres da Turquia disse que o terremoto foi centrado no Mar Egeu, a uma profundidade de 16,5 quilômetros (10,3 milhas). A mídia local acrescentou que o tremor foi sentido nas regiões do Egeu e Mármara, onde Istambul está localizada.
Enquanto isso, a mídia grega disse que os residentes da ilha de Samos e de outras ilhas fugiram de suas casas, enquanto alguns desabamentos foram relatados.
Moradores de Samos, que tem uma população de cerca de 45 mil pessoas, foram instados a ficar longe das áreas costeiras, disse Eftyhmios Lekkas, chefe da organização grega para o planejamento antissísmico, à TV Skai do país. “Foi um terremoto muito grande, é difícil ter um maior”, disse Lekkas.
O forte terremoto ocorreu próximo à costa oeste da Turquia, na ilha grega de Samos, no leste do Mar Egeu, a cerca de 11 milhas da costa oeste de Izmir, às 11h51, horário do Reino Unido (08h51, horário de Brasilia). O vice-prefeito de Samos Oriental disse que vários prédios desabaram na área, de acordo com os meios de comunicação locais.
Relatórios também disseram que tremores foram sentidos na ilha grega de Creta. Os funcionários do hospital presidente de Samos descreveram as cenas de pânico. Ele disse ao SKAI: “Há alguns minutos, experimentamos um terremoto muito grande, semelhante ao que Samos vem experimentando há muitos anos. As pessoas estão em pânico. Elas saíram para as praças, para as ruas”.
Esta circulando nas redes sociais vídeo do colapso de um prédio na cidade turca de Izmir [Esmirna]:
Enquanto os usuários do Twitter postavam imagens que supostamente mostravam prédios desabando na cidade turca de Izmir. O raio do terremoto foi de 10,0 km. Ainda não há detalhes sobre os relatos de feridos ou vítimas.
Uma pessoa tuitou: “A ilha de Samos foi sacudida por um terremoto tão forte que foi sentido na maior parte da Grécia e em muitas áreas da Turquia”.
“Primeiros relatórios de queda de energia e danos significativos em edifícios.”
Sobre fenômenos oceánicos no litoral do BRASIL:
- Oceano recua na costa do Uruguai, o mesmo ocorre com Rio Guaiba em P. Alegre…
- Oceano também está recuando nas praias de Sta Catarina
- Oceano também recuou centenas de metros no litoral norte de São Paulo
“Haverá muitas mudanças dramáticas no clima do planeta, muitas mudanças nas condições meteorológicas na medida em que o tempo da grande colheita se aproxima muito rapidamente ao longo dos próximos anos. Você vai ver a velocidade do vento em tempestades ultrapassando 300 milhas (480 km) por hora, às vezes. Deverão acontecerfortes tsunamis e devastação generalizada NAS REGIÕES COSTEIRAS, e emissão de energia solar (CME-Ejeção de Massa Coronal do Sol) que fará importante fusão e derretimento das calotas de gelo nos polos, e subseqüente aumento drástico no nível do mar, deixando muitas áreas metropolitanas submersas em todo o planeta“. SAIBA MAIS no LINK
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário