sábado, 21 de dezembro de 2013

O VAGALUME - FAGUNDES VARELA

Fagundes Varela

Quem és tu, pobre vivente,
Que vagas triste e sozinho,
Que tens os raios da estrela,
E as asas do passarinho?

 A noite é negra; raivosos
 Os ventos correm do sul;
 Não temes que eles te apaguem
 A tua lanterna azul?

 Quando tu passas, o lago
 De estranhos fogos esplende,
 Dobra-se a clícia amorosa,
 E a fronte mimosa pende.

 As folhas brilham, lustrosas,
 Como espelhos de esmeralda;
 Fulge o iris nas torrentes
 Da serrania na fralda.

 O grilo salta das sarças;
 Piam aves nos palmares;
 Começa o baile dos silfos
 No seio dos nenufares.

A tribo das mariposas,
 Das mariposas azuis,
 Segue teus giros no espaço,
 Mimosa gota de luz!

 São elas flores sem haste;
 Tu és estrela sem céu;
 Procuram elas as chamas;
 Tu amas da sombra o véu!

Quem és tu, pobre vivente,
 Que vagueias tão sozinho,
 Que tens os raios da estrela,
 E as asas do passarinho?

10 comentários:

  1. Lembrei-me hoje dessa poesia que frequentou a minha mente nos meus tempos de escola:"Quem és tu, pobre vivente, que vagas triste sozinho... nas asas do passarinho". Era só o que eu conseguia me lembrar! 😍❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sempre me lembro desses versos.No grupo escolar, hoje fundamental 1.

      Excluir
  2. Amanheci hoje com as duas primeiras estrofes martelando em minha mente, resolvi procurar e consegui

    ResponderExcluir
  3. Lindo essa poesia de Fagundes Varela, tenho verdadeira paixão por esses poetas de então,Ah como é lindo o meu vaguear por essa linha tao doces. Bom dia a todos.

    ResponderExcluir
  4. Quem foi de ginásios aluno,
    Há muitas décadas passadas,
    Lembra desse ode oportuno,
    E também do tempo, gatuno,
    De felicidades glosadas.

    ResponderExcluir
  5. Aprendi esse poema qd criança com meu pai. Lindoooo

    ResponderExcluir
  6. Olhei para o meu quintal hoje, 23/04/2021. Vi piscar a luz do vagalume e me veio a mente toda a primeira estrofe. Quão doce foi a lembrança....

    ResponderExcluir
  7. Pergunta? quais adjetivos do início do poema refere-se ao vaga lume

    ResponderExcluir