Por que “feriado de 10 dias” no Japão deixa o mercado financeiro preocupado?
Posted by Thoth3126 on 26/04/2019
Os feriados estendidos do Japão no início dessa primavera, quando uma série de feriados nacionais se acumulam, é um período conhecido como “Semana Dourada”. Este ano, acrescenta-se a adesão do dia 1º de maio da ascensão de um novo imperador para o Japão, o príncipe herdeiro Naruhito, aos dez dias de folga. O resultado: um período de 10 dias que elimina seis pregões do mercado financeiro – o maior fechamento do mercado no Japão desde o final da Segunda Guerra Mundial. Enquanto o Japão para durante longos 10 dias, haverá grandes eventos e dados econômicos divulgados em outros lugares, incluindo uma decisão da taxa da Reserva Federal dos EUA em 1º de maio. Os traders e investidores não poderão sair de suas posições em Tóquio quando a paralisação do mercado começar, mas vai ter negócio como de costume no resto do mundo todo.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Por que o “feriado de 10 dias” no Japão deixa o mercado financeiro preocupado?Por Shoko Oda – Fonte: https://www.bloomberg.com/
{“A vítima da manipulação mental não sabe que ela é uma (ignorante) vítima. Para ele, os muros de sua prisão são invisíveis, e ele acredita ser livre”. – Aldous Huxley }
O que pode soar como uma pausa agradável e relaxante na verdade faz com que traders e reguladores do mercado financeiro se preocupem com o potencial de escassez de dinheiro, a volatilidade do mercado ou até mesmo o tipo de “crash flash” que aconteceu durante o último feriado de Ano Novo do Japão. Aquilo durou apenas quatro dias.
1. O que é a Golden Week {Semana Dourada}?
O Japão está entre os países mais generosos quando se trata de feriados nacionais. A Semana Dourada é composta tradicionalmente por quatro dias no final de abril e início de maio: é chamado de Showa Day , Dia da Constituição, Greenery Day e Dia das Crianças. No meio deste feriado neste ano surge a ascensão do NOVO imperador, com o dia anterior, de e depois da sucessão designada como feriados também.
Combinada com os fins de semana, a Golden Week {de forma inédita} de 2019 vai de 27 de abril a 6 de maio. Normalmente, as pessoas passam o tempo de férias no exterior ou visitando suas famílias. Muitas lojas fecham durante todo este período.
2. Então, qual é o problema?
Enquanto o Japão para durante longos 10 dias, haverá grandes eventos e dados econômicos divulgados em outros lugares, incluindo uma decisão da taxa da Reserva Federal dos EUA em 1º de maio. Os comerciantes e investidores não poderão sair de suas posições em Tóquio quando a paralisação do mercado começar, mas vai ter negócio como de costume no resto do mundo.
A agência de serviços financeiros do Japão pediu que os operadores de câmbio “gerenciem suas posições” antes do feriado e disse que vai monitorar sinais de manipulação de mercado no período que antecede o período de feriado inusitadamente longo, quando os volumes negociados, ou liquidez, deverão ser baixos. A agência alertou para a perspectiva de volatilidade pós-feriados. E a agência está encorajando as pessoas a sacar dinheiro extra ou aumentar os limites de retirada em seus cartões de caixa eletrônico para que não fiquem sem moeda, já que as agências bancárias devem fechar durante todo o período.
3. Houve algum problema antes?
A chamada “ hora mágica” do mercado de câmbio – entre o fechamento em Nova York e a abertura do mercado em Tóquio – se tornou notória nos últimos anos por rápidas oscilações devido à pouca liquidez, um problema que é exacerbado pelos feriados prolongados. As memórias ainda estão frescas do acidente de 3 de janeiro, quando o Japão foi fechado para o último dia de seu feriado de Ano Novo. Ordens para despejar o dólar australiano e a lira turca contra o iene inundaram os mercados.
O comércio algorítmico entrou em cena e o iene subiu em sete minutos através de níveis que haviam se mantido por quase uma década. Um mês depois, o franco suíço despencou quase 1% antes de se recuperar, em questão de minutos, no início das negociações asiáticas, durante outro feriado japonês.
4. Como as instituições financeiras estão se preparando?
Algumas corretoras, como a Daiwa Securities Group Inc., estão planejando tornar as negociações de ações listadas nos EUA e na Europa disponíveis para clientes japoneses durante as férias (em 30 de abril e 2 de maio). A Dai-ichi Life Insurance Co. diz que estendeu os vencimentos de algumas posições de hedge para cobrir o período de férias e está considerando ajustar os horários de trabalho.
A Fukoku Mutual Life Insurance Co. vai parar de comprar ações antes das férias e preparou um manual para seu pessoal para lidar com o inesperado. Outros estão confiando na tecnologia: a Nippon Life Insurance Co. possui um sistema de conferência na Internet, e a Meiji Yasuda Life Insurance Co. diz que sua equipe tem os “dispositivos necessários” para negociar ou lidar com quaisquer oscilações de mercado.
Enquanto isso, os investidores têm clamado pela segurança de títulos do governo japonês de 10 anos antes do feriado de 10 dias. O leilão de 2 de abril atraiu a maior relação de oferta e cobertura em 14 anos.
5. Algum outro impacto?
O JPMorgan diz que as vendas de alimentos no varejo e bens de consumo duráveis podem ser atingidos se as pessoas estiverem viajando e colocando seu dinheiro no setor de serviços. Como de costume, algumas empresas, incluindo a Toyota Motor Corp, estão suspendendo suas operações; outras, como a JFE Holdings Inc. e a Sumitomo Metal Mining Co. Ltd.,dizem que continuarão a operar suas fábricas.
Os dias extras de folga podem reduzir a demanda de energia em algumas regiões, o que poderia levar a preços mais baixos, segundo o analista Miho Kurosaki, da BloombergNEF . Em contraste com todos os preparativos no Japão, os investidores estrangeiros parecem menos preocupados. “Não estamos muito impactados”, disse Dhiraj Bajaj, gerente de portfólio da Lombard Odier em Cingapura.
6. Como será a adesão?
Difícil de dizer. De acordo com um cronograma da Agência da Casa Imperial japonesa, há dois eventos planejados para 1º de maio, ambos no Imperial Palace e fechados ao público. Não está claro se alguma dessas cerimônias será aberta para a mídia nacional, muito menos para repórteres estrangeiros. No sábado, 4 de maio, o Palácio será aberto a todos, permitindo que as pessoas vejam e parabenizem o novo imperador, cuja era se chama Reiwa, ou traduzido aproximadamente “calma auspiciosa”. A Cerimônia de Entronização acontecerá no dia 22 de outubro.
A prateleira de referência
Aviso da Agência de Serviços Financeiros do Japão antes da paralisação de 10 dias e outro da bolsa de valores.
A hora mágica do mercado de câmbio é notória.
O reinado do próximo imperador será a era Reiwa, significando calma auspiciosa.
A declaração do imperador Akihito anunciando seu desejo de abdicar.
– Com a ajuda de Lisa Du, Kurt Schussler, Yuji Okada, Aaron Clark, Jon Herskovitz, Chikafumi Hodo, Masumi Suga, Komaki Ito e Chikako Mogi
A Matrix, o SISTEMA de CONTROLE MENTAL: “A Matrix é um sistema de controle, NEO. Esse sistema é o nosso inimigo. Mas quando você está dentro dele, olha em volta, e o que você vê? Empresários, professores, advogados, políticos, carpinteiros, sacerdotes, homens e mulheres… As mesmas mentes das pessoas que estamos tentando despertar.
Mas até que nós consigamos despertá-los, essas pessoas ainda serão parte desse sistema de controle e isso as transformam em nossos inimigos. Você precisa entender, a maioria dessas pessoas não está preparada para ser desconectada da Matrix de Controle Mental. E muitos deles estão tão habituados, tão profunda e desesperadamente dependentes do sistema, que eles vão lutar contra você para proteger o próprio sistema de controle que aprisiona suas mentes …”
Mais informações:
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário