sábado, 19 de dezembro de 2020

AGÊNCIA DE ARMAS NUCLEARES VIOLADA EM MEIO A UM MASSIVO ATAQUE CIBERNÉTICO AOS EUA

 

Agência de Armas Nucleares violada em meio a um massivo ataque cibernético aos EUA

Posted by  on 19/12/2020

Agência de Armas Nucleares dos EUA violada como parte de um Grande Ataque Cibernético massivo contra infraestrutura crítica dos EUA : O Departamento de Energia e a Administração de Segurança Nuclear Nacional [National Nuclear Security Administration] – que mantém e controla o estoque de armas nucleares dos Estados Unidos – foi violado como parte de um hack maciço que afetou pelo menos seis agências federais , de acordo com o Politico , citando autoridades diretamente familiarizadas com o assunto.

Tradução, edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch

Agência de armas nucleares violada em meio a um massivo ataque cibernético. Os hackers acessaram sistemas da National Nuclear Security Administration, que controla o estoque de armas nucleares dos EUA.

Fonte: Politico  –  Zero Edge

Na quinta-feira, os funcionários do DOE e da NNSA começaram a coordenar notificações sobre a violação para seus órgãos de supervisão do Congresso após serem informados por Rocky Campione, o diretor de informações do DOE.

Eles encontraram atividades suspeitas em redes pertencentes à Federal Energy Regulatory Commission (FERC), aos laboratórios nacionais Sandia e Los Alamos no Novo México e Washington, ao Office of Secure Transportation da NNSA e ao Richland Field Office do DOE.

Os hackers foram capazes de causar mais danos à FERC do que às outras agências, e as autoridades de lá têm evidências de atividades altamente maliciosas, disseram as autoridades, mas não entraram em detalhes.

As autoridades disseram que a Cybersecurity and Infrastructure Security Agency [CISA], que tem ajudado a gerenciar a resposta federal à ampla campanha de hacking, indicou à FERC esta semana que a CISA estava sobrecarregada e pode não ser capaz de alocar os recursos necessários para responder. O DOE, portanto, alocará recursos extras para a FERC para ajudar a investigar o hack, embora a FERC seja uma agência semiautônoma, disseram as autoridades.

Vários altos funcionários da CISA, incluindo seu ex-diretor Christopher Krebs, foram expulsos pelo governo Trump ou renunciaram nas últimas semanas.

Investigadores federais têm vasculhado as redes nos últimos dias para determinar o que os hackers conseguiram acessar e / ou roubar, e os funcionários do DOE ainda não sabem se os invasores conseguiram acessar alguma coisa, disseram as pessoas, observando que a investigação está em andamento e eles podem não saber a extensão total dos danos “por semanas”.

Shaylyn Hynes, porta-voz do DOE, disse que uma investigação em andamento sobre o massivo hack descobriu que os perpetradores não entraram em sistemas de defesa essenciais.

Departamento de Energia

O Departamento de Energia e a Administração de Segurança Nuclear Nacional têm evidências de que hackers acessaram suas redes como parte de uma ampla operação de espionagem que afetou pelo menos meia dúzia de agências federais. | Manuel Balce Ceneta / AP Photo

“Neste ponto, a investigação descobriu que o malware foi isolado apenas nas redes comerciais e não afetou as funções essenciais de segurança nacional do departamento, incluindo a Administração de Segurança Nuclear Nacional”, disse Hynes em um comunicado. “Quando o DOE identificou o software vulnerável, uma ação imediata foi tomada para mitigar o risco, e todos os softwares identificados como vulneráveis ​​a este ataque foram desconectados da rede do DOE.”

O ataque ao DOE é o sinal mais claro de que os hackers conseguiram acessar as redes pertencentes a uma parte central da empresa de segurança nacional dos EUA. Acredita-se que os hackers tenham obtido acesso às redes das agências federais ao comprometer a empresa de software SolarWinds, que vende produtos de gerenciamento de TI para centenas de clientes do governo e do setor privado.

Funcionários do DOE planejavam na quinta-feira notificar os comitês de Energia da Câmara e do Senado, subcomitês de Desenvolvimento Hídrico e Energia da Câmara e do Senado, comitês de Serviços Armados da Câmara e do Senado e as delegações do Novo México e do Estado de Washington sobre a violação, disseram os funcionários.

A CISA, o FBI e o Escritório do Diretor de Inteligência Nacional reconheceram a campanha “em andamento” de segurança cibernética em um comunicado conjunto divulgado na quarta-feira, dizendo que só tomaram conhecimento do incidente nos últimos dias.

“Esta é uma situação em desenvolvimento e, embora continuemos a trabalhar para compreender a extensão total desta campanha, sabemos que este compromisso afetou redes dentro do governo federal”, dizia o comunicado. O governo dos Estados Unidos ainda não culpou nenhum ator em particular pelos hacks, mas especialistas em segurança cibernética disseram que a atividade carrega as marcas dos serviços de inteligência russos.

A NNSA é responsável por gerenciar as armas nucleares do país e, embora receba o mínimo de atenção, ocupa a grande maioria do orçamento do DOE. Da mesma forma, os Laboratórios Nacionais Sandia e Los Alamos conduzem pesquisas atômicas relacionadas à energia nuclear civil e às armas nucleares. O Escritório de Transporte Seguro tem a tarefa de mover urânio enriquecido e outros materiais essenciais para a manutenção do estoque nuclear.

Os hackers podem ter lançado uma rede muito ampla quando visaram o Richland Field Office do DOE, cuja principal responsabilidade é supervisionar a limpeza do local de lixo nuclear de Hanford, no estado de Washington. Durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, os Estados Unidos produziram dois terços de seu plutônio lá, mas o local não está mais ativo desde 1971.

O ataque à Federal Energy Regulatory Commission pode ter sido um esforço para interromper a rede elétrica em massa dentro do país. A FERC não gerencia diretamente nenhum fluxo de energia, mas armazena dados confidenciais na rede que podem ser usados ​​para identificar os locais mais perturbadores para ataques futuros.

De acordo com um relatório, os investigadores federais têm avaliado as redes nos últimos dias para tentar saber exatamente o que foi acessado e / ou roubado. Os funcionários do DOE ainda não sabem se algo foi realmente acessado .

O hack foi relatado no fim de semana – e conduzido por hackers apoiados pela Rússia, de acordo com oWashington Post [mídia pre$$titute]- depois que os produtos Orion Network Management do provedor de infraestrutura de TI SolarWinds, do Texas, usados ​​em vários setores e aplicativos governamentais, foram violados no início do ano.

” O comprometimento dos produtos de gerenciamento de rede Orion da SolarWinds apresenta riscos inaceitáveis ​​para a segurança das redes federais “, disse o diretor em exercício da Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura (CISA) dos EUA, Brandon Wales. A agência emitiu uma diretiva de emergência para agências federais e civis para revisar suas redes em busca de atividades suspeitas e para desconectar ou desligar produtos SolarWinds Orion imediatamente, de acordo com TheHackerNews .

Os produtos de rede e segurança da SolarWinds são usados ​​por mais de 300.000 clientes em todo o mundo , incluindo empresas da lista Fortune 500, agências governamentais e instituições educacionais.

Também atende a várias grandes empresas de telecomunicações dos Estados Unidos, todos os cinco ramos do Exército dos Estados Unidos e outras organizações governamentais proeminentes, como o Pentágono, Departamento de Estado, NASA, Agência de Segurança Nacional (NSA), Serviço Postal, NOAA, Departamento de Justiça e o Escritório do Presidente dos Estados Unidos .

A FireEye, que está monitorando a campanha de intrusão em andamento sob o nome de “UNC2452” , disse que o ataque à cadeia de suprimentos aproveita as atualizações do software de negócios SolarWinds Orion por trojan para distribuir um backdoor chamado SUNBURST.

Esta campanha pode ter começado já na primavera de 2020 e está em andamento, disse FireEye em uma análise de domingo. “A atividade pós-comprometimento seguindo este comprometimento da cadeia de suprimentos incluiu movimento lateral e roubo de dados. A campanha é obra de um ator altamente qualificado e a operação foi conduzida com segurança operacional significativa.”   TheHackerNews

Trump, sem dúvida, será pressionado a sancionar a Rússia [de novo e mais uma vez, “alguém” quer um conflito dos EUA com este pais], para não ser acusado de ser fantoche de Putin.


“Cuidais vós que vim trazer paz à Terra? Não, vos digo, mas antes dissensão; Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra. E dizia também à multidão: Quando vedes a nuvem que vem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva, e assim sucede. E, quando assopra o sul, dizeis: Haverá calma; e assim sucede.
Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo?” – [QUE SÃO OS DIAS ATUAIS]  –  Lucas 12:51-56


Mais informação adicional:

Permitido reproduzir desde que mantida a formatação original e a conversão como fontes.

phi-cosmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário