sexta-feira, 13 de novembro de 2015

ATENTADO TERRORISTA NA FRANÇA, ACONTECIMENTO PREVISÍVEL

Rue de Rivoli - Paris - 2013
Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara

Em primeiro lugar desejo manifestar profundo repúdio e pesar pelos atentados de hoje em Paris. Porém, a Europa tem sua parcela de culpa nesses episódios. Primeiramente, desde meados do século XIX até 1962, a França colonizou a Argélia, país de população majoritariamente de sangue árabe. A guerra de independência da Argélia foi longa, de 1950 a 1962, e muito cruel. As tropas francesas cometeram atos de verdadeira barbárie contra os argelinos, como aparece em diversos filmes como "A Batalha de Argel". Depois de garantida a independência, muitos argelinos que viviam na França continuaram aí. Além deles, há muitos migrantes de origem árabe que vivem na Europa. São aceitos porque os europeus não executam certos trabalhos considerados menos dignos. Acontece, porém, que vivem aí como cidadãos de segunda categoria, embora, oficialmente, tenham os mesmos direitos dos cidadãos de origem europeia. Estivem e Berlim há pouco tempo e constatei idêntica situação dos turcos na capital alemã. Essa grande migração de sírios que os alemães estão recebendo não se configura como nenhum tipo de caridade. É puro interesse, falta de mão de obra. Continuarão sendo discriminados e formando indivíduos insatisfeitos e manipuláveis pelos líderes do terror.

2 comentários:

  1. Senhor Oscar,
    Acho no mínimo indelicado de sua parte achar que o dia de hoje se presta para esse tipo de "análise". Embora os dados que o senhor expões sejam, em parte, verdadeiros, é descabido tentar encontrar justificativas ou explicações para os atos de violência terrorista que tiveram lugar na noite de ontem em Paris.
    Primeiramente, o que o senhor está dizendo é que o terrorismo praticado por grupos como o EI e a Al Qaeda são uma consequência do que ocorreu nas colônias francesas na África. Senhor Oscar, eu sinto muito lhe dizer, mas não é porque Argelinos e outros imigrantes na França têm "sangue árabe" ou são muçulmanos (portanto da mesma etnia destes desumanos terroristas) que eles compactuam com o que está acontecendo. Dizer que isso é resultado da guerra na Argélia é dizer que isso é, indiretamente, uma vingança dos povos árabes. Mas as coisas não acontecem assim no mundo real: eu, como residente da França e amiga de diversos muçulmanos de países diferentes, posso lhe assegurar que as coisas são bem diferentes. Não estou dizendo que a guerra de que o senhor fala não tenha sido atroz: ela foi e nós sabemos.
    Todos os muçulmanos que conheços (incluindo amigos muito próximos) estão em desacordo com a sua "análise": o que eles sentem não é que isso seja o resultado de um colonialismo, de uma guerra, de uma exploração. O que eles sentem é vergonha, senhor Oscar. Eles pedem desculpas ao povo francês, eles insistem que isso não é o Islã, que isso não é o povo deles, que essa não é a opinião e muito menos o desejo deles. Eles consideram esses terroristas pessoas desumanas e doentes, que não entenderam o Corão, que não representam de maneira alguma a sua religião.
    Os atentados da última noite não foram, muito provavelmente, executados por imigrantes ou por cidadãos "de segunda categoria", como disse o senhor. Esse tipo de atentado é executado por homens preparados para isso, normalmente nos seus países de origem. E eles não estão vingando os povos árabes que sofreram com a colonização europeia. Eles estão matando pessoas porque elas não partilham com eles as mesmas crenças (se é que existe algum Deus dentro desses assassinos).
    Espero que o senhor entenda que, além da extrema falta de tato ao propor uma análise nesse momento de dor, de mortes e de sangue espalhado pela França, o que o senhor propos não é em nenhuma medida aceitável.
    Tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Senhora Karina, também tenho muitos amigos árabes e concordo com seu ponto de vista quando afirma que uma grande parte deles sente vergonha e deplora essas atos. Porém, não podemos esquecer de que todos os terroristas que estão sendo identificados até agora são de origem argelina. Se não o fossem, em nada mudava a situação, França e Inglaterra, principalmente, a Itália, em tempos dos antigos romanos, muito oprimiram os povos árabes e orientais, de modo geral. Essas atitudes têm raízes em um processo muito antigo. A riqueza de muitos países da Europa proveio, em grande parte, de processos de exploração, longos e doloridos. A França, sob o manto de um falso protecionismo, explorou a China e o Sudeste Asiático por longos anos. A Guerra do Vietnam, iniciou-se com a França e com Napoleon Le Rouge. De modo algum defendo práticas de terrorismo para resolver os problemas do mundo. Mas o que desejo é demonstrar que elas não são gratuitas. Têm explicações e fundamentos históricos. No entanto, este é meu ponto de vista, repeito todas as posições alheias. Gostaria de salientar que em certa ocasião hospedei-me em Paris, em Malakoff, em casa de árabes muçulmanos e eles me falaram abertamente da exclusão que sentiam em relação aos demais cidadãos franceses. Os próprios nomes deles já eram marcas para a exclusão em caso de emprego.. Desculpe se ofendi sua dor, mas essas são as ocasiões propícias para abordar as razões que julgamos serem as causadores de tantos males. Excelente dia para a senhora também.

    ResponderExcluir