sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

TRABALHO INFANTIL




O trabalho infantil em si mesmo não é um mal, contanto que não reduza a vida da criança a apenas trabalho. Se ele fizer parte de uma etapa do dia, em que haja tempo para a escola, pode até ser educativo. Digo isso por experiência própria. Com muito menos de dez anos, eu carregava lenha do mato, com minha mãe para o fogo da noite e do dia seguinte e sentia-me orgulhoso em já ser grande e poder ajudar. Meus irmãos menores não iam junto porque atrapalhariam.
E como era poético catar no mato os galhos secos para o fogão. Formar uma braçada. levar para casa nos ombros. Parava-se, de quando em quando para descansar. Meu pai estava no serviço e somente chegaria tarde da noite.
Depois disso, rezávamos o terço. Minha mãe lia para a gente enquanto o fogo aprontava nossa comida. Isso por diversos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário