quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

JÚPITER E VÊNUS - BELA CONJUGAÇÃO PLANETÁRIA EM JANEIRO


Júpiter (masculino) e Vênus (feminino) se “encontram”: bela conjunção planetária em janeiro
Posted by Thoth3126 on 15/01/2019

UMA BELA CONJUNÇÃO PLANETÁRIA: O pai dos deuses (Zeus) Júpiter e a “deusa” do Amor, Vênus (Afrodite) se encontram na madrugada. Você está acordado antes do amanhecer? Vá para fora e olhe para o sudeste. Vênus e Júpiter estão convergindo para uma conjunção brilhante e bela no céu do amanhecer. Na máxima aproximação no dia 22 de janeiro, eles estarão a menos de 3 graus de distância – um belo par brilhante e visível até mesmo de cidades poluídas pela luz artificial. 
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Conjunção de Júpiter (Zeus, rei dos “deuses”) e Vênus, (Afrodite) a “deusa” do Amor.

Antes do nascer do sol em 22 de janeiro de 2019, olhe para o leste ou na direção geral do nascer do sol para ver a conjunção dos planetas Vênus e Júpiter no céu do amanhecer. Em conjunto, esses dois mundos brilhantes surgem ao norte e ao sul um do outro na cúpula do céu, com Júpiter passando 2,5 graus ao sul de Vênus. Você simplesmente não pode perder essas duas belezas brilhantes, porque Vênus e Júpiter se classificam como o terceiro e os mais brilhantes corpos celestes do céu, respectivamente, depois do sol e da lua.

Naturalmente, Vênus e Júpiter não estão realmente juntos no espaço. Eles simplesmente residem ao longo da mesma linha de visão na conjunção. O planeta-rei Júpiter esta cerca de 7,5 vezes a distância de Vênus da Terra. Clique aqui se quiser conhecer as distâncias atuais dos planetas do sistema solar da Terra e do Sol em unidades astronômicas.

A Lua em conjunção com Vênus e Júpiter em 2009, imagem do Very Large Telescope em primeiro plano. Imagem © Y. Beletsky.(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Depois da conjunção de Vênus e Júpiter em 22 de janeiro de 2019, observe Júpiter subir e Vênus afundar no céu da manhã. Você simplesmente não pode confundir Vênus com Júpiter, ou vice-versa, porque Vênus é de longe o mais espetacular desses dois mundos brilhantes.

As conjunções de Vênus e Júpiter são bastante impressionantes porque esses dois mundos reinam como os dois mais brilhantes pontos de luz estelares no céu. Geralmente, uma conjunção de Vênus e Júpiter acontece uma vez por ano. Mas este ano, em 2019, na verdade, teremos dois deles. Vênus e Júpiter se encontrarão para outra bela conjunção no céu noturno em 24 de novembro de 2019.

Nem todas as conjunções de Vênus-Júpiter são iguais, no entanto. A conjunção matinal a ser realizada em 22 de janeiro de 2019 é especialmente favorável porque Vênus esta o mais longe possível do sol nascente (46 graus a oeste do sol). A título de exemplo, aludimos à conjunção Vênus-Júpiter em 21 de agosto de 2003, que aconteceu a apenas um grau de distância do Sol, de modo que a conjunção Vênus-Júpiter em 2003 ficou totalmente perdida no brilho do sol.

O brilhante planeta Vênus alcança seu maior alongamento quase 47 ° oeste do Sol ao amanhecer no Reino Unido no domingo, 6 de janeiro. Encontre um local que lhe ofereça uma visão para o horizonte sudeste por volta das 7h GMT e você também poderá vislumbrar Júpiter. A dupla planetária está atualmente a 14 graus de distância, mas aproximando-se de uma conjunção próxima em 22 de janeiro. Um gráfico de Ade Ashford. (CLIQUE PARA AMPLIAR A IMAGEM)

Surpreendentemente, parece que as conjunções de Vênus-Júpiter muito semelhantes se repetem em períodos de cerca de 24 anos mais uma semana. Olhando para trás e para a frente, encontramos esta série de conjunções de Vênus / Júpiter ocorrendo quase no mesmo ponto no zodíaco (perto da estrela Antares, principal estrela da constelação de Escorpião), com Júpiter passando ao sul de Vênus. Além do mais, essas conjunções de Vênus / Júpiter em 14 de janeiro de 1995; 22 de janeiro de 2019 e 29 de janeiro de 2043, vão encontrar Vênus perto de sua maior elongação do sol nascente em cada uma dessas conjunções.

Aprecie a conjunção Vênus-Júpiter no céu de madrugada de 22 de janeiro de 2019, pois esses dois mundos brilhantes se encontram em um alongamento próximo do máximo do sol. Mapas do céu para identificar o conjunto. Dias: 16 , 17 ,18 , 19 , 20 , 21 e 22 de janeiro

Mais informações, leitura adicional:

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.