quarta-feira, 25 de março de 2020

COMETA ATLAS (C/2019 Y4 - UM MENSAGEIRO) CONTINUA AUMENTANDO SEU BRILHO

Posted by  on 25/03/2020

O TAMANHO DO COMETA ATLAS: Ninguém sabe quão grande o núcleo de gelo do cometa ATLAS (C / 2019 Y4) pode ser – possivelmente não mais que alguns quilômetros. Uma coisa é certa, porém, a atmosfera do cometa é enorme . Novas imagens de astrônomos amadores de todo o mundo mostram que o envelope gasoso do ATLAS aumentou de diâmetro para ~ 720.000 km – cerca da metade da largura do diâmetro do sol. Quão perto do nosso planeta chegará o cometa? O visitante celestial passará a uma grande distância, a cerca de 116.655.706 km de distância.

Tradução, edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch
Cometa Atlas (C / 2019 Y4) continua surpreendendo e aumentando seu brilho
Fontes:  NASA (SpaceWeather)  –  EarthSky Org
“O coma (atmosfera) do cometa ATLAS (C 2019 Y4) já tem aproximadamente 15 minutos de arco de diâmetro”, relata Michael Jäger, de Weißenkirchen, na Áustria, que tirou a foto abaixo em 18 de março. “Sua cauda recém-formada tem aproximadamente o mesmo tamanho”.  
Outros astrônomos estão obtendo resultados semelhantes. 15 minutos de arco = um quarto de grau. Dada a distância do cometa ATLAS de 1,1 UA em 18 de março, esse ângulo corresponde a um tamanho físico de 720.000 km.
Na escala das grandes coisas do sistema solar, o cometa ATLAS (C 2019 Y4) cai em algum lugar entre o sol (1.392.000 km de diâmetro) e Júpiter (139.820 km). Não é incomum que os cometas cresçam tão grandes. Enquanto seus núcleos sólidos gelados têm tipicamente meros quilômetros de diâmetro, eles podem lançar quantidades prodigiosas de gás e poeira no espaço, preenchendo enormes volumes. 
No outono de 2007, o cometa 17P / Holmes explodiu parcialmente e, por um tempo, teve uma atmosfera ainda maior que o sol. O Grande Cometa de 1811 também teve um coma do tamanho do sol. Ainda não se sabe se o cometa ATLAS irá rivalizar com os gigantes do passado.
No momento, o cometa ATLAS é certamente a maior coisa verde visível do sistema solar. A sua tonalidade verdejante vem do elemento carbono diatômico, C 2 , uma molécula normalmente encontrada em cometas. Gasoso C 2 emite uma bela cor verde no curto espaço do vácuo interplanetário. 
Atualmente, o cometa ATLAS está brilhando como uma estrela de 8ª magnitude – ainda invisível a olho nu, mas um alvo fácil para telescópios de fundo de quintal. O cometa está brilhando rapidamente à medida que se aproxima da Terra e do sol. No final de maio, poderá rivalizar com Vênus no céu noturno do crepúsculo. 
Recursos do cometa ATLASmapa do céu; Órbita 3D ; efemérides , curva de luz .

Como ver o brilhante cometa ATLAS
cometa ATLAS (C 2019 Y4), recentemente descoberto, não é brilhante o suficiente para ver a olho nu … ainda. Mas está ficando mais brilhante. Será que vai dar um bom show ou fracassar?
O cometa recentemente descoberto está chamando a atenção de astrônomos e entusiastas do céu, à medida que se torna mais brilhante do que o esperado nos últimos dias. Os astrônomos que usam o ATLAS (Sistema de Alerta de Asteroide com Impacto Terrestre) no Havaí descobriram o cometa ATLAS (C 2019 Y4) em 28 de dezembro de 2019.
Em meados de março, ele já brilhava com o brilho de uma estrela de 8ª magnitude – ainda não visível aos olhos – mas ao alcance de telescópios de tamanho médio em céu escuro . O cometa está atualmente cruzando a órbita de Marte e se aproximando do sistema solar interno. À medida que se aproxima de nós, fica ainda mais brilhante e maior. Você encontrará gráficos para observadores na parte inferior deste post.
cometa ATLAS (C 2019 Y4) deve tornar-se brilhante o suficiente para ser facilmente visível em binóculos e talvez brilhante o suficiente para ser visto a olho nu em locais de céu escuro. Apenas saiba que os cometas são notoriamente erráticos e inerentemente imprevisíveis! Teremos que esperar para ver o desempenho do Cometa Atlas.
O astrônomo Alessandro Marchini , diretor do Observatório Astronômico da Universidade de Siena, na Itália – cujo número de mortos pelo COVID-19 aumentou dramaticamente ontem – enviou o vídeo abaixo ontem à noite. Ele escreveu:
Durante esse período surreal da emergência de saúde do Covid-19, estou tentando usar nossos canais sociais para entreter pessoas forçadas em casa. Esta noite observei o cometa ATLAS (C 2019 Y4)  durante uma transmissão ao vivo do Facebook e aqui está um lapso de tempo que fiz com as imagens que adquiri com o nosso telescópio. Espero que esteja tudo bem com você.
Obrigado, Alessandro, e por favor, fique seguro.
Se as previsões estiverem corretas, o cometa ATLAS (C 2019 Y4) poderá atingir uma magnitude visual de +5 por volta de 1º de maio de 2020. Isso é teoricamente brilhante o suficiente para ser visto com olhos nus, mas a imprecisão dos cometas fracos pode torná-los mais difíceis de ser detectado do que as estrelas comparativamente brilhantes. Ao procurar objetos confusos, é melhor usar a visão desviada: explicação aqui.
Quão brilhante o cometa ficará depois disso? As estimativas do pico de brilho do cometa ATLAS variam de magnitude +2 a -6 durante o periélio ou a aproximação mais próxima do sol, mas saiba que muitos cometas fracassam e nunca atingem o brilho esperado. Teremos que esperar e ver.
Círculos coloridos concêntricos em um fundo preto com uma curva parabólica longa cortando através deles.
Órbita do cometa C / 2019 Y4 (ATLAS) Cortesia da NASA / JPL.
Quão perto do nosso planeta chegará o cometa? O visitante celestial passará a uma grande distância, a cerca de 116.655.706 km de distância. O cometa ATLAS (C 2019 Y4) passará muito perto do sol e, portanto, poderá se desintegrar antes de se tornar brilhante o suficiente para ser visto a olho nu.
Ele passará a cerca de 23.517.819 milhas (37.848.261 km) do sol, que está mais próximo de nossa estrela do que a órbita elíptica de Mercúrio (cerca de 36 milhões de milhas ou 57,9 milhões de quilômetros em média).
Cálculos da NASA / JPL indicam que o cometa ATLAS leva cerca de 6.025 anos para completar uma órbita ao redor do sol. Observações mostram que ele tem uma órbita semelhante ao Grande Cometa de 1844 , o que sugere que o Cometa Atlas pode ser um fragmento do mesmo cometa de 1844.
Gráfico de estrelas com Ursa Maior, Vênus e Capella e localização do cometa.
A Localização do cometa C / 2019 Y4 (ATLAS) em 15 de abril de 2020, por volta das 21:00, horário de verão local (por volta das 20:00, se você não estiver em horário de verão). Ilustração de Eddie Irizarry usando Stellarium.
cometa ATLAS (C 2019 Y4) fornecerá um bom show ou apenas fracassará? Vamos ficar de olho nisso, por precaução! Marque este artigo como favorito, pois forneceremos atualizações e novas fotos quando pudermos…
Conclusão: o cometa ATLAS (C 2019 Y4), recentemente descoberto, não é suficientemente brilhante para ver a olho nu … ainda. Mas está ficando mais brilhante. Será que vai dar um bom show ou fracassar?

[Nota de Thoth: Logo após a passagem do brilhante cometa McNaught C / 2006 P1 tivemos o começo da grande crise do mercado imobiliário de 2008 nos EUA. A Crise do subprime foi uma crise financeira desencadeada em 24 de julho de 2007, a partir da queda do índice Dow Jones motivada pela concessão de empréstimos hipotecários de alto risco (em inglêssubprime  loan ou subprime mortgage), prática que arrastou vários bancos para uma situação de  insolvência, repercutindo fortemente sobre as bolsas de valores de todo o mundo …]

“E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram contra Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande”. – Apocalipse 16:21

“E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na Terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada. E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus. E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas”.  Apocalipse 8:7-10

Saiba mais, leitura adicional:
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário