domingo, 22 de março de 2020

CROÁCIA - REGIÃO DE ZAGREB ABALADA POR FORTES TERREMOTOS

Posted by  on 22/03/2020

Um homem inspeciona os danos causados ​​por um terremoto em Zagreb, Croácia, domingo, 22 de março de 2020. Um forte terremoto sacudiu a Croácia e sua capital no domingo, causando danos e pânico generalizados. (AP Phot
Terremotos levam pânico à Croácia durante confinamento por coronavírus: Tremores de magnitude entre 5º e 5,5º na escala Richter levam moradores de Zagreb às ruas, em meio a um período de reclusão por causa da pandemia. Autoridades pedem que população não se reúna em grupos. O primeiro tremor, o mais forte, ocorreu por volta das 6h30 (horário local). Outro aconteceu cerca de uma hora depois, seguido por outras réplicas de menor intensidade. Milhares de pessoas deixaram os edifícios rapidamente para se reunir nas ruas, incluindo pacientes de hospitais que estão em tratamento devido à covid-19.

Edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch
Zagreb na Croácia abalada por fortes terremotos
Fontes:  Aljazeera  –  Deutsche Welle
Dois terremotos destruíram edifícios e provocam incêndios, em meio a medidas das autoridades que pedem que as pessoas nas ruas mantenham o afastamento social, fiquem em casa por causa da epidemia do coronavírus.
Dois fortes tremores, de magnitude entre 5 e 5,5 na escala Richter, sacudiram Zagreb neste domingo (22/03), causando diversos feridos, danos a edifícios e pânico na cidade, em meio a um período de confinamento determinado pelo governo croata por causa da crise de coronavírus. As autoridades pediram à população que não se reúna em grupos.
Um carro destruído em Zagreb, na Croácia, é visto após o terremoto [Darko Bandic / AP Photo]
Um carro destruído em Zagreb, na Croácia, é visto após o terremoto [Darko Bandic / AP Photo]
O primeiro tremor, o mais forte, ocorreu por volta das 6h30 (horário local). Outro aconteceu cerca de uma hora depois, seguido por outras réplicas de menor intensidade. Milhares de pessoas deixaram os edifícios rapidamente para se reunir nas ruas, incluindo pacientes de hospitais que estão em tratamento devido à covid-19.
A torre da catedral no centro histórico de Zagreb e as fachadas de vários edifícios foram danificadas pelo abalo. Segundo o serviço de proteção civil, vários ficaram feridos, incluindo uma adolescente de 15 anos, hospitalizada em estado grave.
O terremoto danificou edifícios, enterrou veículos em escombros e causou vários incêndios [Filip Horvat / AP ]
O Exército foi enviado imediatamente às zonas mais afetadas para remover os destroços, enquanto que especialistas em estática e arquitetos avaliavam construções, incluindo o edifício do Parlamento, que foi interditado. Várias áreas da capital ficaram sem eletricidade.
De acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (C-SEM), o epicentro do sismo foi localizado a cerca de 7 quilômetros ao norte de Zagreb e a uma profundidade de 10 quilômetros. Os tremores foram sentidos no sul da Áustria e na Eslovênia.
O terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 km e foi sentido nos Bálcãs Ocidentais [ Antonio Bronic / Reuters]
O primeiro-ministro croata e que atualmente exerce a presidência rotativa da União Europeia (UE), Andrej Plenkovic, disse que o terremoto “foi o mais grave na Croácia nos últimos 140 anos”.
O ministro do Interior croata, Davor Bozinovic, pediu à população que permaneça nas ruas, mas evite se reunir em grupos, para não facilitar a disseminação do coronavírus, responsável por 235 contágios confirmados e uma morte na Croácia. “Mantenham distância. Não se agrupem. Estamos enfrentando duas crises graves, o terremoto e a epidemia”, disse ele.
Terremoto atinge a Croácia
Um homem olha para os danos na Basílica do Coração de Jesus, após um terremoto em Zagreb [Antonio Bronic / Reuters]
A cerca de 50 quilômetros a noroeste de Zagreb se encontra a usina nuclear de Krsko, que funciona desde 1981 no território da vizinha Eslovênia, operada em cooperação com a Croácia. Segundo a agência de notícias eslovena STA, a central não sofreu danos, mas técnicos irão realizar avaliações adicionais nas instalações.
‘Situação complexa’
O ministro do Interior da Croácia, Davor Bozinovic, fez um apelo no Twitter para que as pessoas nas ruas mantenham uma distância social uma da outra enquanto o país luta para conter a propagação do coronavírus . Até agora, a Croácia confirmou 206 casos do vírus e uma morte. O primeiro-ministro pediu aos cidadãos que mantenham a calma e fiquem fora de suas casas nas partes centrais de Zagreb, que sofreram os maiores danos.
Terremoto causou destruição no centro de Zagreb, capital da Croácia
“Temos duas crises paralelas que se contradizem”, disse Plenkovic, o primeiro-ministro, após uma reunião de emergência das principais autoridades da Croácia. A reportagem de Mirna Brekalo, da Al Jazeera Balkans, de Zagreb, disse que alguns moradores se reuniram em um parque local para se proteger de possíveis tremores secundários, as réplicas.
“Nessas situações de maior medo, é compreensível que algumas pessoas não estejam pensando no coronavírus, o que cria um problema adicional para toda a situação”, disse Brekalo. Soldados croatas usando máscaras e carregando pás podiam ser vistos ajudando nos esforços para eliminar os danos nas ruas de Zagreb.
O ministro do Interior croata, Davor Bozinovic, pediu à população que permaneça nas ruas, mas evite se reunir em grupos, para não facilitar a disseminação do coronavírus, responsável por 235 contágios confirmados e uma morte na Croácia.
As principais autoridades visitaram as áreas danificadas, pois alguns cidadãos criticaram as autoridades da cidade por causa dos estados pobres de edifícios na parte antiga da cidade, alguns dos quais remontam ao século XIX.  “Vamos tentar limpar as ruas o mais rápido possível”, disse Plenkovic. “Fique fora de casa e mantenha distância.”
O ministro do Interior, Bozinovic, disse que a situação foi complicada pelas medidas restritivas relacionadas a vírus.  “Existem regras para quando há um terremoto, mas quando há um terremoto ao mesmo tempo em que ocorre uma pandemia global, é uma situação muito mais complexa”, disse Bozinovic à agência de notícias estatal HINA.

Image result for the end gifs
Isto é tudo pessoal, o Tempo acabou!
“E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.  Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá FOMES, PESTES eTERRE-MOTOS, em vários lugares. Mas todas estas coisas são [APENAS] o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarãoE surgirão muitos FALSOS PROFETAS, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo”.  Mateus 24:6-13

Muito mais informações, LEITURA ADICIONAL:
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário