domingo, 30 de agosto de 2015

CASTELOS DA ALEMANHA - ELTZ CASTLE - VALE DO RIO MOSELA

Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara




O Eltz Castle (em alemão Burg Eltz) é uma edificação medieval situada nas colinas acima do rio Mosela entre as cidades de Koblenz e  Trier. Ele ainda é propriedade de descendentes da família Eltz que viveu lá a partir do século XII por 33 gerações atrás. 
 O castelo está rodeado por três lados pelo rio Elzbach, um afluente do lado norte do rio Mosela. Ele está situado sobre um esporão de rocha de 70 m, em uma importante rota comercial romana entre terras ricas e seus mercados. O floresta do Eltz que se estende por uma vasta área foi declarada reserva natural. 
É chamado de Ganerbenburg, ou castelo pertencente a uma comunidade de co-herdeiros. Este é um castelo dividido em várias partes, que pertencem a diferentes famílias ou diferentes ramos de uma família; Isso geralmente ocorre quando vários proprietários de um ou mais territórios em conjunto constroem um castelo para abrigar-se. Apenas um muito rico senhor medieval europeu poderia dar-se ao luxo de construir um castelo em sua terra; muitos deles possuíam somente uma aldeia, ou mesmo apenas uma parte de uma aldeia. Esta era uma base insuficiente para construir um castelo. Esses senhores viviam na casa de um cavaleiro, que era uma casa simples, pouco maior do que a de seus inquilinos. Em algumas partes do Sacro Império Romano de Nação Germânica, o direito sucessório tornava necessário que a propriedade fosse dividida entre todos os sucessores. Esses sucessores, cada um indivíduo cuja herança era muito pequena para construir um castelo sozinho, poderia construir um castelo em conjunto, onde cada um tinha a propriedade de uma parte separada para habitação de sua família e todos eles juntos compartilhavam a fortificação defensiva. No caso de Eltz, a família era composta por três ramos e o castelo existente foi reforçado com três complexos de edifícios separados.

A parte principal do castelo é composta das porções familiares. Em até oito andares, estas oito torres alcançam a altura de entre 30 e 40 metros. Elas são protegidas por fortes paredes exteriores. Apresentam uma saída para o estaleiro. Cerca de 100 membros das famílias dos proprietários viviam nas mais de 100 salas do castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário