terça-feira, 24 de maio de 2016

ADMONT ABADIA E BIBLIOTECA - A MAIOR BIBLIOTECA MONÁSTICA DO MUNDO - Abbey Admont

Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara

A abadia de Admont é um mosteiro da ordem beneditina situado às margens do rio Enns, que é um dos afluentes do norte do rio Danúbio. Destaca-se por abrigar a MAIOR BIBLIOTECA MONÁSTICA DO MUNDO. Além do mais, possui salões museus tanto da antiguidade como de objetos do mundo contemporâneo.






Admont Abbey Library Austria - vista panorâmica
A igreja atual foi projetada pelo arquiteto Wilhelm Bücher para substituir a antiga igreja após o incêndio de 1865. É inspirada na Catedral de Regensburg e foi o primeiro edifício sagrado na Áustria em estilo neo-gótico. As duas torres oeste são de 67 metros de altura, e a fachada contém figuras de São Bento e Santa Escolástica, os fundadores da Ordem Beneditina . A figura do patrono da igreja, São Brás, encabeça o auge da porta oeste.
O interior contém de um corredor central e dois laterais, fora de cada um dos quais estão cinco capelas laterais e seis altares. A imagem no altar dedicado à mãe de Deus é de Maria Imaculada, obra de Martino Altomante (1657-1745), é cercada por 15 medalhões esculpidos com os segredos do rosário obra de Joseph Stammel. Ambas as obras de arte foram criados em 1726 e sobreviveram ao incêndio de 1856. Em uma capela lateral está localizado o famoso berço de Admont, também obra do mesmo Stammel.
Admont Abbey Library  - Áustria - galerias
Uma estátua de Saint Blaise de mármore branco de Carrara situa-se acima do altar-mor. O coro é decorado com tapeçarias do século XVIII, obra de Benno Haan. Na Capela de São Bento em estilo barroco há um Corpus Christi, obra de Johann Meinard Guggenbichler.

Capela do Mosteiro
"O salão biblioteca, construída em 1776 para projetos pelo arquiteto Joseph Hueber , é de 70 metros de comprimento, 14 metros de largura e 13 metros de altura, e é a maior biblioteca do mosteiro no mundo. Ele contém C. 70.000 volumes de toda participações do mosteiro de c. 200.000 volumes. O teto é composto por sete cúpulas, decoradas com afrescos de Bartolomeo Altomonte mostra as fases do conhecimento humano até o ponto alto da Revelação Divina. A luz é fornecida por 48 janelas e é refletido pelo esquema de cores originais de ouro e branco. A arquitetura e design expressam os ideais do Iluminismo , contra o qual as esculturas de Joseph Stammel de "as quatro últimas coisas" fazer um contraste impressionante."
"A abadia possui mais de 1.400 manuscritos, o mais velho dos quais, de St. Abadia de Pedro em Salzburg , foram o dom do fundador, Dom Gebhard, e acompanhou os primeiros monges se estabelecer aqui, bem como mais de 900 incunabulae"
Salão da Admont Abbey Library Austria

Nenhum comentário:

Postar um comentário