segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A ARTE É SEMPRE INTERPRETAÇÃO - VEJA O TEXTO:

O PINTOR E O PEIXE
Herberto Helder

Era uma vez um pintor que tinha um aquário com um peixe vermelho. Vivia o peixe tranquilamente acompanhado pela sua cor vermelha até que principiou a tornar-se negro a partir de dentro, um nó preto atrás da cor encarnada. O nó desenvolvia-se alastrando e tomando conta de todo o peixe. Por fora do aquário o pintor assistia surpreendido ao aparecimento do novo peixe.
O problema do artista era que, obrigado a interromper o quadro onde estava a chegar o vermelho do peixe, não sabia que fazer da cor preta que ele agora lhe ensinava. Os elementos do problema constituíam-se na observação dos fatos e punham-se por esta ordem: peixe, vermelho, pintor — sendo o vermelho o nexo entre o peixe e o quadro através do pintor. O preto formava a insídia do real e abria um abismo na primitiva fidelidade do pintor.
Ao meditar sobre as razões da mudança exatamente quando assentava na sua fidelidade, o pintor supôs que o peixe, efetuando um número de mágica, mostrava que existia apenas uma lei abrangendo tanto o mundo das coisas como o da imaginação. Era a lei da metamorfose.
Compreendida esta espécie de fidelidade, o artista pintou um peixe amarelo.
HELDER, Herberto. Os passos em volta. Lisboa: Estampa, 1970.

2 comentários:

  1. Aldema - www.correndomundo.blogspot.com7 de novembro de 2016 às 13:13

    Comovente a beleza e a lição de " O Pintor e o Peixe". Boa semana, querido mano.

    ResponderExcluir
  2. Receber tua mensagem, querida maninha, é sempre um prazer. Obrigado por me ler. Beijos meus e da Cris.

    ResponderExcluir