Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara
Sempre que vou a Paris, reservo algumas horas para visitar o cemitério Père-Lachaise, o maior e mais belo cemitério da cidade.
Minha visita so túmulo de Alan Kardec |
Desde os mais remotos tempos, tiveram os mais diferentes povos o hábito de construir túmulos para seus antepassados mortos. Quanto mais importante e mais rico fosso o defunto, mais suntuosa e artística era sua sepultura.
Esse costume fundou-se na crença da imortalidade do espírito humano, bem como na proteção divina aos seres humanos depois do passamento para a vida pós-morte. Acompanhava essa crença a concepção de que havia espíritos protetores dos mortos e de seus lugares sagrados.
O nome mausoléu, dado às sepulturas suntuosas, provém do nome de Máusolo, um rei da dinastia Aquemênida, sepultado na cidade de Halicarnasso, situada na atual Turquia. Teria sido construído por ordem de sua irmã e esposa Artemísia. Dele existem apenas poucas ruínas, próximo às ruínas da antiga cidade de Éfeso.
O nome mausoléu, dado às sepulturas suntuosas, provém do nome de Máusolo, um rei da dinastia Aquemênida, sepultado na cidade de Halicarnasso, situada na atual Turquia. Teria sido construído por ordem de sua irmã e esposa Artemísia. Dele existem apenas poucas ruínas, próximo às ruínas da antiga cidade de Éfeso.
Mausoléu de Halicarnasso - túmulo de Máusolo |
Um dos mais majestosos conjuntos de sepulturas da antiguidade é o consagrado aos imperadores romanos. Havia, antes deste majestoso túmulo coletivo, alguns túmulos dos primeiros imperadores. É o caso do túmulo do primeiro imperador romano, que se intitulou de Augustus, cujas ruínas permanecem até nossos dias.
Ruínas do Mausoleo do imperador Augusto |
Pois as ruínas do famoso túmulo de Augusto, construído no campo de Marte, existem até hoje. Situa-se na Piazza del Populo, próximo à margem do rio Tibre, cercado de prédios residenciais.
Abaixo apresento uma imagem da reconstituição do templo, construído para si próprio pelo imperador no ano 28 a. C. Encontra-se fechado à visitação pública. Somente é acessível pela parte externa.
Os imperadores seguintes, a maioria deles, foram sepultados no próprio mausoleo de Augusto que, como se vê acima, era enorme.
Porém, no século II, já não havia mais espaço para tantos imperadores.
Foi então que o imperador Adriano iniciou a construção do novo mausoléu. Muito maior do que o de Augusto, foi concluído por Antonino Pio, em 139.
Réplica do Mausoléu de Adriano |
Remodelou a antiga cidade grega de Bizâncio, situada ás margens do Bósforo, canal que separa a a Europa da Ásia. Mudou seu nome para Constantinopla e transferiu sede do Império Romano para lá. Durante o Império Otomano, que teve como capital a mesma cidade, seu nome foi mudado para Istambul.
Essa mudança da capital deixou Roma sob a influência dos papas. Depois da queda do Imperio Romano do Ocidente, no século V, fortaleceu-se mais ainda o poder papal.
Com o advento do Sacro Império Romano Germânico, com Carlos Magno, no século VIII, o pai deste imperador, Pepino O Breve, concedeu oficialmente aos papas a região central da Itália que se estendia do norte de Nápoles ao sul de Florença.
O papa passou a ser o rei de uma nação que recebeu o nome de Estados Pontifícios. Aí mudou o destino do mausoléu dos imperadores romanos, que já havia sido invadido diversas vezes, com a remoção dos túmulos, transformara-se numa fortaleza militar. Os papas assumiram-no como estava. Usaram para a sede dos exércitos.
Com o tempo, transformaram-no num castelo o Castel Sant'Angelo, sendo hoje um museu, anexo aos museus do Vaticano. Veja-se sua imagem atual.
Castel Sant'Angelo |
as partes do mundo, até nossos dias.
Há cemitérios famosos, como o de Père-Lachaise, em Paris e tantos mais. Vejam-se alguns túmulos artísticos do Père-Lachaise.
Túmulo de Luísa e Abelardo - triste e famoso casal |
Túmulo do músico Chopin |
Georges-Rodenbach |
Staglieno Cemetery, Genoa, Italy 1927 Dellacasa Tomb by sculptor G. Galletti. |
Monumental Cemetery, Milan, Italy |
Sculpture on a gravestone in the monumental cemetery in Milan |
Cemetery of Montmartre, Paris - |
Hooded Sorrow, Verano Cemetery, Rome |
Cemitério Père Lachaise, Paris, França |
Frau kniet am Sarg Discovered in Nürnberg, Germany |
Melaten Cemetery Cologne Germany |
In the cemetery of Turin, the angels are legions… |
Roman angel This reminds me of Munger's Cemetery in Chicago |
Angel in Recoleta Cemetery, Buenos Aires. |
Cemetery art at Cementerio de San Pedro in Medellin, Columbia |
The Italian Bride, Julia Buccola Petta, Mount Carmel Cemetery |
Prenzlauer Berg cemetery in Berlin |
Angel, Hietaniemi Cemetery, |
Hollywood Cemetery, Richmond - Tomb of Winnie Davis, daughter of Jefferson and Varina Davis |
Estátua de cemitério , Hungria |
Staglieno Cemetary - Genoa, Italy. |
Kensal Green Cemetery, London |
Montparnasse Cemetery in Paris, France. |
Cemitério da Consolação - São Paulo - arquiteto Luigi Brizzolara |
Túmulo Família Carvalho - arquiteto Luigi Brizzolara |
Mausoléu da Família Matarazzo - Luigi Brizzolara |
O Cemitério da Santa Casa, em Rio Grande
FONTE: http://companhiaarte.blogspot.com.br/2010/08/estatuaria-do-cemiterio-catolico-do-rio.html
A Cidade do Rio Grande tem um conjunto de monumentos públicos de grande valor histórico -cultural, em especial o acervo de estatuária funerária existente no seu Cemitério Católico que abriga estátuas de mármore e bronze, feitas por artistas italianos, alemães e da própria cidade. Esculturas do Professor H. Pohlmann, do português Manuel Pitrez, dos italianos Bernardo Fossatie Matteo Tonietti. Estes escultores deixaram um legado de obras importantes. Criaram um acervo não apenas nos logradouros públicos, mas também nos cemitérios da Cidade.
DEUSA GREGA
DEUSA GREGA
DEUSA GREGA - Escultura do Professor H. Plholmann
FIGURA GREGA FEMININA
FIGURA FEMININA
ALEGORIA A SAUDADE
A FIGURA FEMININA TRAZ CONSIGO UMA FLOR E ESTA DEBRUÇADA SOBRE O TÚMULO COM UMA EXPRESSÃO DE TRISTEZA
"ACEITAÇÃO" OBRA DE MATTEO TONIETTI
"DESOLAÇÃO" OBRA DE MATTEO TONIETTI
FIGURA FEMININA - Escultura de Matteo Tonietti
FIGURA FEMININA
FIGURAS FEMININAS
FIGURA FEMININA
FIGURA FEMININA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
JESUS CRISTO
JESUS CRISTO - Escultura da Fundição ACD Pelotas
SÃO JOSÉ E O MENINO JESUS
A SAGRADA FAMILIA
JESUS CRISTO
JESUS CRISTO
JESUS CRISTO
O ANJO
O ANJO
UM ANJO
O ANJO O JUIZO FINAL
OBRA DE MATTEO TONIETTI
UM ANJINHO
O ANJO
O ANJO
O ANJINHO
O ANJO
O ANJO
FIGURA DE UM ANJO
UM ANJO
NOSSA SENHORA
NOSSA SENHORA
NOSSA SENHORA
NOSSA SENHORA - Escultura do Professor H. Plholmann
CEMITÉRIO DE PELOTAS - BAIRRO FRAGATA
No cemitério antigo, a arte da lembrança e do esquecimento
FONTE:http://pelotascultural.blogspot.com.br/2013/06/no-cemiterio-antigo-arte-da-lembranca-e.html
FONTE:http://pelotascultural.blogspot.com.br/2013/06/no-cemiterio-antigo-arte-da-lembranca-e.html
Nos cemitérios dormem corpos e almas que alguma vez habitaram a cidade. Para não esquecer seus mortos, as famílias construíram neles uma cidade separada do mundo, um limbo de transição entre o céu e a terra, dois universos vizinhos e sem entendimento.
A fundação desses dormitórios devia se localizar originalmente nos confins urbanos, simbolizando o fim-de-mundo, o fim dos tempos e o fim da vida.
Um século depois, a cidade dos vivos se espalhou tanto que a cidade dos finados parecia ter-se deslocado para o meio da vida moderna — uma ilha de vazios, de nadas já esquecidos, de perdas que o tempo terminou preenchendo... rodeada de fantasmas agitados, coloridos e narcisistas.
Todos viajantes em busca de si mesmos, soldados de guerras caóticas, sem ordem no espaço, nem início nem fim.
Como museus de lembranças e lamentos coletivos, os cemitérios antigos se transformaram em depósitos de arte ao ar livre: mausoléus, pórticos, vitrais, esculturas de anjos, cruzes em tamanho natural, epitáfios e epigramas poéticos.
Tudo para marcar os momentos de despedida e para jogar com a zona ambígua entre a desvinculação e a continuidade, lembrando as portas do Paraíso e do Inferno.
A arte tumular precisa dessa imobilidade trágica.
As flores murcham e ressurgem, e até mesmo as lágrimas são novas e diferentes em cada visita, mas os monumentos dos sepulcros não podem ser movidos, nem trocados nem revendidos, sob pena de que aqueles espíritos invocados ameacem vir com suas espadas apocalípticas para cobrar o lugar fixo de suas amarguras e maldições.
— Conheça a pesquisa fotográfica de Helena Schwonke e o trabalho de E. Figueiredo Alves, ambos feitos neste cemitério.
— Leia neste blogue: Consolação, dormitório de almas e de arte.
— V. notícia de 2002 sobre vandalismo no cemitério.
Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, Av. Duque de Caxias nº 454, bairro Fragata.
Fotos: F. A. Vidal
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