Clima: Tempestade inédita de granizo soterra cidade do México
Posted by Thoth3126 on 01/07/2019
Seis subúrbios da cidade de Guadalajara, no México, foram cobertos por uma espessa camada de gelo após uma forte tempestade de granizo no domingo. O gelo, que chegou a 1,5m de espessura em alguns lugares, deixou alguns veículos praticamente soterrados. As autoridades afirmam que cerca de 200 casas foram danificadas e dezenas de veículos foram soterrados pela cidade e distritos vizinhos. O governador do Estado de Jalisco, Enrique Alfaro, descreveu o acontecimento como “inacreditável”, segundo a agência de notícias AFP. “E nos perguntamos se a mudança climática é real. São fenômenos naturais nunca vistos antes”, declarou.
Edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Cidade de Guadalajara, no México, é atingida por inédita e incrível tempestade de granizo. O fenômeno ocorreu em pleno verão, quando as temperaturas na cidade superam os 30ºC.
Fontes: https://www.bbc.com/ e https://g1.globo.com/
A cidade de Guadalajara, no oeste do México, foi atingida neste domingo (30) por uma tempestade de granizo que deixou carros soterrados e danificou casas. O fenômeno ocorreu em pleno verão, quando as temperaturas na cidade superam os 30ºC.
Cidade de Guadalajara, no México, foi atingida por uma tempestade de granizo, em pleno verão, neste domingo (30). — Foto: Fernando Carranza/Reuters
Enrique Alfaro Ramirez, governador do estado de Jalisco, do qual a cidade é a capital, afirmou no Twitter que nunca havia visto cenas daquele tipo. “Granizo a mais de um metro de altura, e ainda nos perguntamos se as mudanças climática estão acontecendo”, ele escreveu, no Twitter.
Ainda segundo o governador, o exército mexicano e outras autoridades trabalham para fazer a limpeza e remoção do gelo do granizo das ruas. Ele também afirmou que, até a tarde de domingo, não havia registro de pessoas feridas ou mortas.
A cidade estava desfrutando de temperaturas de verão de mais de 30ºC. E já havia sido atingida por tempestades de granizo antes, mas nunca de forma tão violenta.
De acordo com Michael Guy, meteorologista da CNN, havia a previsão de que o sistema de baixa pressão que se estende ao sul da fronteira entre os EUA e o México estimularia a formação de tempestades, separando diferentes massas de ar.
“Uma vez que essas tempestades se formaram, reuniram todos os ingredientes para que houvesse esta estranha tempestade de granizo sobre Guadalajara”, afirmou Guy em reportagem publicada no site da CNN.
Seis subúrbios da cidade de Guadalajara, no México, foram cobertos por uma espessa camada de gelo após uma forte tempestade de granizo no domingo. O gelo, que chegou a 1,5m de espessura em alguns lugares, deixou alguns veículos praticamente soterrados.
Segundo ele, o verão (de junho a setembro) é frequentemente chuvoso – e condições meteorológicas adversas não são novidade na região, devido à elevação da cidade, localizada a quase 1.500 metros acima do nível do mar.
“No entanto, este foi um caso em que ingredientes atmosféricos e topográficos entraram em ação para causar uma tempestade de granizo bizarra”, acrescentou.
Isto é tudo pessoal, o Tempo acabou!
“Haverá muitas mudanças dramáticas no clima do planeta, muitas mudanças nas condições meteorológicas na medida em que o tempo da grande colheita se aproxima muito rapidamente ao longo dos próximos anos. Você vai ver a velocidade do vento em tempestades ultrapassando 300 milhas (480 quilômetros) por hora, às vezes. Deverão acontecer fortes tsunamis e devastação generalizada NAS REGIÕES COSTEIRAS, e emissão de energia solar (CME-Ejeção de Massa Coronal do Sol) que fará importante fusão e derretimento das calotas de gelo nos polos, e subseqüente aumento drástico no nível do mar, deixando muitas áreas metropolitanas submersas em todo o planeta“. SAIBA MAIS no LINK
Muito mais informações, LEITURA ADICIONAL:
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário