Enxame de terremotos sacode região de Los Angeles: ‘Big One’ em gestação?
Posted by Thoth3126 on 05/07/2019
O terremoto, com uma magnitude de 6,4º na escala Richter, foi centrado perto de Ridgecrest, uma comunidade a oeste do deserto de Mojave e cerca de 150 quilômetros ao norte de Los Angeles. Pelo menos mais 159 tremores de magnitude 2,5º ou mais foram registrados após o terremoto, de acordo com o sismólogo Robert Graves, do USGS. É um número maior que o normal, mas não sem precedentes, disse ele. O maior deles foi de magnitude 4,6º. April Rodriguez estava em casa em Trona quando sentiu um pequeno terremoto seguido por um maior “que não parou”, disse ela à CNN. “Estávamos em pânico tentando sair de casa porque tudo está caindo dos armários, das prateleiras, das paredes. Tudo estava voando como mísseis para fora das prateleiras.”
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Enxame de terremotos sacode região de Los Angeles: ‘Big One’ em gestação?
Los Angeles (CNN) – O terremoto mais forte a atingir o sul da Califórnia em quase 20 anos levou uma cidade para declarar o estado de emergência nesta quinta-feira, em sismo que sacudiu moradores desde Las Vegas até Orange County.
#earthquake Los Angeles #4thJuly #INDEPENDANCEDAY
A conhecida sismologista Lucy Jones classificou-a como uma série “robusta” e disse que há 50% de chance de outro grande terremoto nos próximos dias na região. Jones disse que há uma chance em 20 de que um grande terremoto aconteça nos próximos dias.
“É certo que esta área vai estar tremendo muito hoje e alguns desses tremores provavelmente excederão a magnitude 5º”.
A sismóloga Lucy Jones disse que o terremoto, chamado de Searles Valley Quake, foi precedido por um foreshock de magnitude 4,2º de magnitude.
Os bombeiros lutam contra um incêndio em Ridgecrest, Califórnia.
Hospital foi evacuado
A cidade de Ridgecrest anunciou estado de emergência, disse a prefeita Peggy Breeden. Enquanto a prefeita estava falando com a rede CNN no início do dia, um novo tremor interrompeu a sua entrevista. “Pelo que entendi, temos cinco incêndios”, disse o prefeito. “Nós quebramos as linhas de gás.”
Imagens de Ridgecrest mostraram os bombeiros apagando as chamas subindo das casas. Houve também quedas de energia na cidade de 28 mil moradores. A alta temperatura prevista é de 100 graus Fahrenheit, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.Em Kern County, no epicentro, o Corpo de Bombeiros respondeu a mais de 20 incidentes relacionados ao terremoto e as dezenas de tremores secundários, incluindo incêndios e emergências médicas, de acordo com um tweet verificado em sua conta.
Uma rachadura na estrada é vista perto de Ridgecrest, Califórnia, depois do terremoto de quinta-feira.
O Hospital Regional de Ridgecrest foi evacuado. Cerca de 15 pacientes da sala de emergência foram levados para outro hospital, e os inspetores estavam passando pela instalação para determinar se era seguro trazer os outros pacientes para fora das áreas externas.
April Rodriguez estava em casa em Trona quando sentiu um pequeno terremoto seguido por um maior “que não parou”, disse ela à CNN. “Estávamos em pânico tentando sair de casa porque tudo está caindo dos armários, das prateleiras, das paredes. Tudo estava voando como mísseis para fora das prateleiras.”
Kimberly Washburn estava dirigindo o programa infantil do feriado nacional de quatro de julho em Ridgecrest, quando o terremoto sacudiu o prédio, deixando as 65 crianças no palco em pânico. Com os pais nos assentos do auditório, as crianças começaram a gritar de medo. “Foi aterrorizante”, disse ela.
My dad lives in Ridgecrest and felt strong ground shaking. I asked him to take pictures of any damage, see photos below (credit Adam Graehl).
M 6.4 - 12km SW of Searles Valley, CAhttps://earthquake.usgs.gov/earthquakes/eventpage/ci38443183/executive?utm_medium=social …
Um menino ficou ferido quando alguma coisa caiu em seu pé, mas Washburn disse que eles foram abençoados que mais crianças não foram feridos. Depois de evacuados, uma parede caiu atrás de onde as crianças estavam se apresentando, ela disse.
Em Los Angeles o chão rolou
Em Los Angeles, o principal tremor foi sentido como um longo terremoto e edifícios balançaram para frente e para trás. Muitos moradores da cidade notaram quanto tempo mais este terremoto foi sentido do que a maioria. O cineasta Ava DuVernay twittou:
“Vivi em Los Angeles toda a minha vida. Esse foi o terremoto mais longo que eu já experimentei. Não espasmódico. Suave e rolante. Mas foi muuuuito longo. Foi tanto tempo que pensei pela primeira vez, “Esse é o grande?” Maldito. Respeitemos a Mãe Natureza. Ela é a chefe “.
Been living in Los Angeles all my life. That was the longest earthquake I’ve ever experienced. Not jerky. Smooth and rolling. But it was loooong. It was so long I thought for the first time ever “Is this the big one?” Damn. Respect Mother Nature. She’s the boss.
Muitos moradores ficaram chateados porque o aplicativo de smartphone único da cidade não enviou um aviso com antecedência. Posteriormente, as autoridades da cidade disseram que mudariam os parâmetros no aplicativo para emitir alertas para terremotos menores.
O sismo também fez com que as autoridades do parque Disneylândia interrompessem temporariamente os passeios . O National Weather Service twittou que o terremoto também foi sentido em Las Vegas. “Eu estava realmente sentado na mesa de blackjack do Wynn e parecia que eu estava em um barco”, disse Alec Ventresca à KLAS, afiliada da CNN . “Eu realmente achei que o cara com quem eu estava sentado chutando a mesa.”
Foi o maior terremoto a atingir o sul da Califórnia desde 1999, quando um terremoto de magnitude 7,1º atingiu uma parte remota do deserto de Mojave. Em 1994, pelo menos 57 pessoas morreram quando um terremoto de 6,7º atingiu o bairro de Northridge , em Los Angeles, causando US$ 25 bilhões em danos materiais.
Trona, uma comunidade sem personalidade jurídica, “sofreu diversos graus de danos”, mas nenhum ferimento foi relatado, de acordo com a conta verificada no Twitter do San Bernardino County Fire. O departamento informou “rachaduras menores (em prédios); canos de água quebrados; linhas de energia quebradas; deslizamento de pedras em certas estradas” nas comunidades do noroeste do condado.
Dorothea Smith disse que muitas rochas caíram em encostas, quebrando o trânsito no asfalto e bloqueando as estradas nas montanhas. “Não há como entrar ou sair de Trona agora. Estamos como presos.” Uma rachadura de cerca de 4 polegadas (10 cm) abriu na Highway 178, de acordo com o porta-voz do Condado de San Bernardino, Jeremy Kern. Todas as rodovias do condado de San Bernardino permanecem abertas, e as linhas de alta tensão da área estão todas intactas.
Matéria por Paul Vercammen da CNN, Stella Chan, Cheri Mossburg, Dave Alsup, Melissa Alonso, Steve Almasy, Monica Garrett, Ray Sanchez e Carma Hassan contribuíram para este relatório.
Isto é tudo pessoal, o Tempo acabou!
“Haverá muitas mudanças dramáticas no clima do planeta, muitas mudanças nas condições meteorológicas na medida em que o tempo da grande colheita se aproxima muito rapidamente ao longo dos próximos anos. Você vai ver a velocidade do vento em tempestades ultrapassando 300 milhas (480 quilômetros) por hora, às vezes. Deverão acontecer fortes tsunamis e devastação generalizada NAS REGIÕES COSTEIRAS, e emissão de energia solar (CME-Ejeção de Massa Coronal do Sol) que fará importante fusão e derretimento das calotas de gelo nos polos, e subseqüente aumento drástico no nível do mar, deixando muitas áreas metropolitanas submersas em todo o planeta“. SAIBA MAIS no LINK
Muito mais informações, LEITURA ADICIONAL
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário