quinta-feira, 4 de julho de 2019

VULCÃO ENTRA EM VIOLENTA ERUPÇÃO NA ILHA STROMBOLI, SUL DA ITÁLIA


Vulcão entra em violenta erupção na Ilha Stromboli, sul da Itália
Posted by Thoth3126 on 04/07/2019

Partes da ilha italiana de Stromboli foram evacuadas depois que um vulcão entrou em erupção, lançando uma nuvem de cinzas e rochas incandescentes alta para o céu a cerca de 2 km de altitude. “Foi como estar no inferno por causa da chuva de fogo vindo do céu”, um padre local disse as agências de notícias italianas, o padere Giovanni Longo.

O Stromboli é o mais ativo vulcão europeu. Suas erupções normais ocorrem com um intervalo médio de uma hora. Os habitantes de Stromboli o chamam de “Struògnoli”. Quando está mais ativo e lhes provoca medo, contudo, chamam-no também de “iddu” (em siciliano “ele”), como se reflorescessem a memória da natureza divina que um dia era reconhecida por fenômenos naturais incontroláveis.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Alpinista morre após vulcão entrar em violenta erupção na ilha de Stromboli, na Itália. Moradores foram evacuados enquanto equipes de bombeiros enfrentam incêndio na costa oeste de Stromboli
Um vulcão na ilha italiana de Stromboli entrou em erupção, matando um hiker, e jogando cinzas e gases no céu e envolvendo o popular destino turístico com fumaça fumaça vulcânica.

Os serviços de resgate disseram que a erupção vulcânica dessa quarta-feira no Monte Stromboli iniciou incêndios no lado oeste da pequena ilha mediterrânea ao norte da Sicília, por causa da lava que foi expelida pela montanha. Equipes de bombeiros estavam sendo chamadas de locais próximos e um avião de combate a incêndios da Canadair já estava em ação.



Um turista que estava caminhando no vulcão foi morto e outro ficou ferido, os bombeiros locais confirmaram. Os turistas costumam escalar até o topo do vulcão, de 924 metros, e espreitar sua cratera, da qual pequenos pedaços de rocha derretida são regularmente lançados no céu.

“Foi como estar no inferno por causa da repentina chuva de fogo vinda do céu”, disseram as agências de notícias italianas, segundo um padre local, Giovanni Longo.

Michela Favorito, que trabalha em um hotel perto de Ficogrande, no lado leste da ilha, disse: “Vimos a explosão desde o hotel. Houve um rugido alto. Nós tapamos nossos ouvidos e depois disso uma nuvem de cinzas nos varreu. Todo o céu está cheio de cinzas, uma nuvem bastante grande”.

Uma testemunha disse que a lava começou a correr pelo lado do vulcão em direção a aldeias próximas. Foto: Nicola Marchisio / EPA 

Trinta pessoas foram evacuadas da aldeia de Ginostra por hidrofólio, e outro navio estava indo pegar outros turistas. O prefeito da ilha vizinha de Salina, Domenico Arabia, disse que as praias da ilha foram fechadas por precaução.


Fiona Carter, uma turista britânica na ilha de Panarea, a 27 quilômetros de Stromboli, ouviu a explosão. “Nós nos viramos para ver uma nuvem de cogumelo saindo de Stromboli. Todos ficaram em choque. Então a lava incandescente começou a descer a montanha em direção à pequena vila de Ginostra”, disse ela.

“A nuvem ficou maior, branca e cinza. Envolveu Ginostra e agora a nuvem cobriu inteiramente Stromboli. Vários barcos partiram para Stromboli, para prestar socorro aos seus moradores e visitantes”.


Marco Neri, vulcanologista do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, disse que as erupções são muito raras em Stromboli: a última foi em 2007, mas sem ser violenta como a de hoje.


“Hoje foi uma explosão muito violenta. Cinzas e lapilli [fragmentos de rocha] foram atirados até dois quilômetros de altura antes de aterrissar no chão e bater nas laterais da montanha. Isso obviamente causou inúmeros incêndios. Felizmente, as erupções se instalaram agora”, disse ele.


A ilha foi cenário do filme de 1950 Stromboli, estrelado por Ingrid Bergman e, com outras ilhas do arquipélago das Eólias, tornou-se um dos locais preferidos para casas de férias para os ricos e famosos de toda a Europa.

Um fotógrafo italiano de 35 anos morreu em decorrência da erupção do vulcão na ilha de Stromboli, ao Norte da costa da Sicília, nesta quarta-feira. Identificado como Massimo Imbesi, ele fazia caminhadas com um amigo brasileiro, cujo nome não foi revelado pela imprensa local. De acordo com os socorristas, a dupla provavelmente ficou presa por pedras, enquanto era sufocada pelo gás. O brasileiro foi encontrado desidratado e em estado de choque, informou a agência de notícias “AGI”. Ele foi socorrido e passa bem.

Esta é a erupção mais violenta nas últimas décadas do mais ativo vulcão da Europa.

O prefeito de Lipari, Marco Giorgianni, informou à agência de notícias “Ansa” que os turistas faziam uma excursão numa trilha para chegar a Punta dei Corvi, próxima da aldeia Ginostra, quando ocorreram duas explosões dentro do vulcão. Outras duas pessoas ficaram feridas, segundo o Comandante dos Bombeiros de Messina, Giuseppe Biffarella.

É comum turistas escalarem o pico de 924 metros do vulcão e observar sua cratera, de onde pequenas rajadas de rocha derretida irrompem com frequência. Segundo o site geology.com, Stromboli é um dos vulcões mais ativos do planeta e está em erupção quase contínua desde 1932. Nesta época do ano, início do verão na Europa, turistas lotam a região.

Isto é tudo pessoal, o Tempo acabou!

“Haverá muitas mudanças dramáticas no clima do planeta, muitas mudanças nas condições meteorológicas na medida em que o tempo da grande colheita se aproxima muito rapidamente ao longo dos próximos anos. Você vai ver a velocidade do vento em tempestades ultrapassando 300 milhas (480 quilômetros) por hora, às vezes. Deverão acontecer fortes tsunamis e devastação generalizada NAS REGIÕES COSTEIRAS, e emissão de energia solar (CME-Ejeção de Massa Coronal do Sol) que fará importante fusão e derretimento das calotas de gelo nos polos, e subsequente aumento drástico no nível do mar, deixando muitas áreas metropolitanas submersas em todo o planeta“. SAIBA MAIS no LINK

Muito mais informações, LEITURA ADICIONAL:

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário