sexta-feira, 30 de outubro de 2020

LUA AZUL - RARO EVENTO QUE PODE SER VISTO NESTE 31/10 (NÃO SE REPETIRÁ ATÉ 2023)

Posted by  on 28/10/2020

Uma lua azul é uma lua cheia adicional que aparece em uma subdivisão de um ano: a terceira das quatro luas cheias em uma estação ou uma segunda lua cheia em um mês do calendário comum. A frase no uso moderno não tem nada a ver com a cor real da Lua, embora uma Lua visualmente azul (a Lua aparecendo com um tom azulado) possa ocorrer sob certas condições atmosféricas – por exemplo, se erupções vulcânicas ou incêndios liberam partículas na atmosfera do tamanho certo  para espalhar preferencialmente a luz vermelha.

Edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch

‘Lua Azul’: o raro evento cósmico que poderá ser visto neste 31 de outubro (e não se repetirá até 2023)

Fonte:  BBC Londres

A próxima Lua Cheia em 31 de outubro não é realmente azul. É uma lua cheia, como qualquer outra, da cor que a maioria das luas cheias são vistas: cinza claro, branco leitoso ou prateado.

O que torna estranho esse fenômeno, que o folclore popular batizou de “Lua Azul”, é que ela é a segunda lua cheia em um mesmo mês, quando o normal é termos apenas uma Lua Cheia por mês.

O ciclo lunar, período em que ocorrem todas as fases da Lua, se repete a cada 29,5 dias ou mais.

Para que a assim chamada “Lua Azul” ocorra são necessárias duas coincidências: a primeira lua cheia precisa ocorrer no primeiro ou segundo dia de um mês, e este mês precisa ter 31 dias. Assim, é provável que apareça uma segunda lua cheia no seu final, como exatamente agora em outubro.

Quando é a ‘Lua (Cheia) Azul’ de 2020?

A Lua Azul é um fenômeno incomum que ocorre apenas a cada 2,5 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 31 de março de 2018.

Neste ano, ela aparecerá no céu na noite de 31 de outubro a 1º de novembro, quando muitos países celebram o Halloween. No México, o dia marca o começo do festival do Dia dos Mortos. 

Já houve uma lua cheia no dia 1º de outubro e, no final deste mês, na noite de 31 poderemos ver a segunda lua cheia, a Lua Azul.

Por que “Lua Azul”?

Como a Nasa explica em seu site, o termo Lua Azul surgiu na década de 1940.

lua em Washington

A Lua Azul apareceu dessa forma em Washington, nos Estados Unidos, em 2015. Getty Images

Na época, o Maine Farmer’s Almanac (uma publicação anual que desde 1818 trazia previsões sobre eventos ligados a clima nos EUA e Canadá) oferecia uma definição da Lua Azul tão complicada que muitos astrônomos tinham dificuldade em entendê-la.

Para explicar as luas azuis em linguagem simples, a revista Sky & Telescope publicou um artigo em 1946 intitulado ‘Uma vez em uma lua azul’. O autor, James Hugh Pruett (1886-1955), citou o almanaque do Maine de 1937 e disse: “A segunda (Lua Cheia) em um mês, como eu interpreto, é chamada de Lua Azul.”

E assim nasceu a moderna Lua Azul. Ela inspirou livros, filmes e músicas como Blue Moon, composta em 1934 por Richard Rogers e Lorenz Hart, gravada por inúmeros artistas como Elvis Presley, Frank Sinatra, Dean Martin, Billie Holliday e Billy Eckstine.
Abóbora de Halloween

Neste ano a Lua Azul coincide com o Halloween. Getty Images

A Lua, suas fases e os vulcões

Embora a Lua Azul não pareça ser azul, existem luas dessa cor. Mas elas só podem “parecer” azuis após uma erupção vulcânica.

Em 1883, após a violenta erupção do vulcão Krakatoa [a maior erupção vulcânica já registrada pela nossa civilização], na Indonésia, as pessoas diziam que em quase todas as noites em que havia a lua era possível ver luas azuis.

Com a força da erupção, semelhante a uma bomba nuclear de 200 megatons, nuvens das cinzas expelidas pelo Krakatoa subiram ao topo da atmosfera terrestre e suas partículas fizeram a lua parecer azul.

O vulcão Krakatoa

O vulcão Krakatoa, na Indonésia, expeliu cinzas novamente em 11 de abril de 2020. Getty Images

[a gigantesca erupção do vulcão Krakatoa foi equivalente a explosão de 200 megatons de TNT (840 PJ) – cerca de 13.000 vezes o rendimento nuclear da bomba Little Boy (13 a 16 kt) que devastou Hiroshima , no Japão, jogada pelos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, e quatro vezes a potência da Tsar Bomb , o dispositivo nuclear mais poderoso já detonado na Terra. A erupção de 1883 ejetou aproximadamente a espantosa massa de 25 km³ (6 milhas cúbicas) de rocha, cinzas e detritos. A explosão cataclísmica foi ouvida a 3.600 km de distância em Alice Springs , Austrália, e na ilha de Rodrigues perto das Ilhas Maurício , 4.780 km ]

Também houve relatos de luas azuis no México em 1983, após a violenta erupção do vulcão El Chichón, e no Estado de Washington em 1980, após a erupção do Monte Santa Helena.


Saiba MUITO mais, informação adicional:

Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário