sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O PINTOR E O PEIXE - HERBERTO HÉLDER - (SOBRE A ARTE)

Meus amigos, vejam a maravilha deste texto sobre a arte, do escritor português Herberto Hélder:
  Era uma vez um pintor que tinha um aquário com um peixe vermelho. Vivia o peixe tranquilamente acompanhado pela sua cor vermelha até que principiou a tornar-se negro a partir de dentro, um nó preto atrás da cor encarnada. O nó desenvolvia-se alastrando e tomando conta de todo o peixe.
   Por fora do aquário o pintor assistia surpreendido ao aparecimento do novo peixe. O problema do artista era que, obrigado a interromper o quadro onde estava a chegar o vermelho do peixe, não sabia que fazer da cor preta que ele agora lhe ensinava. Os elementos do problema constituíam-se na observação dos factos e punham-se por esta ordem: peixe, vermelho, pintor — sendo o vermelho o nexo entre o peixe e o quadro através do pintor. O preto formava a insídia do real e abria um abismo na primitiva fidelidade do pintor.
   Ao meditar sobre as razões da mudança exactamente quando assentava na sua fidelidade, o pintor supôs que o peixe, efectuando um número de mágica, mostrava que existia apenas uma lei abrangendo tanto o mundo das coisas como o da imaginação.
Era a lei da metamorfose.
Compreendida esta espécie de fidelidade, o artista pintou um peixe amarelo. 
Herberto Hélder

sábado, 23 de novembro de 2013

BANCA NA DEFESA DE TESE DE DOUTORADO – Universidade Federal Fluminense

   Neste 22 de novembro, em cumprimento de um compromisso assumido, tive a honra de participar da banca de defesa de Tese de Doutorado em Estudos da Literatura de nossa queridíssima ex-aluna da FURG, Kátia Cilene Silva Santos Conceição, na Universidade Federal Fluminense, UFF, em Niterói.A banca, presidida pelo orientador, Prof. Dr. Paulo Azevedo Bezerra, foi constituída pelos colegas: Prof. Dr. Nelson Rodrigues Filho (UERJ), Prof. Dr. Victor Hugo Adler Pereira (UERJ), Prof. Dr. Wander Lourenço de Oliveira (Universidade Estácio de Sá) e eu. 
   Kátia fez graduação em Letras Português-Inglês na FURG, fez Mestrado em História da Literatura, na FURG (quando tive a honra de participar também de sua banca de defesa), atuou como Professora Substituta de Inglês na FURG, e, atualmente, é professora do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas.
Da esquerda para a direita, Prof. Dr. Nelson Rodrigues Filho (UERJ), Victor Hugo Adler Pereira (UERJ), Prof. Dr. Paulo Azevedo Bezerra (orientador), Prof. Dr. Wander Lourenço de Oliveira (Universidade Estácio de Sá) e eu

Sala 501, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
 
Prof. Dr. Paulo Bezerra abrindo a sessão.
 
Fui o primeiro a fazer a arguição de Kátia.
 
Kátia fez graduação em Letras Português-Inglês na FURG, fez Mestrado em História da Literatura, na FURG (quando tive a honra de participar também de sua banca de defesa), atuou como Professora Substituta de Inglês na FURG, e, atualmente, é professora do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas.

Durante a arguição.Em Niterói.
 
Prof. Dr. Nelson Rodrigues Filho e Prof. Dr. Paulo Bezerra (orientador).
 
Prof. Dr. Victor Hugo Adler Pereira (UERJ) arguindo.
 
Momento de minha arguição.

Prof. Dr. Wander Lourenço de Oliveira (Universidade Estácio de Sá) arguindo.

Hora da leitura da Ata: Kátia aprovada por unanimidade, com nota máxima. Que orgulho! Uma paraense, criada no Rio de Janeiro, que veio morar em Rio Grande por dez anos, apaixona-se pela literatura do Rio Grande do Sul e reapresenta o nosso João Simões Lopes Neto para o Brasil (já esquecido e até desconhecido por lá).

Kátia ouvindo a leitura da Ata da Sessão de Defesa.

Na plateia, torcendo por Kátia: seu esposo Kennedy Conceição Conceição (de amarelo, também nosso ex-aluno de Letras da FURG), Karen (filha de Kátia e Kennedy, aluna de Letras da UFF) e o doutorando Jean Marcel, colega de Kátia.

Momento dos abraços.

Prof. Dr. Nelson Rodrigues Filho abraça Kátia.

Prof. Dr. Victor Hugo Adler Pereira abraça Kátia.

Prof. Dr. Wander Lourenço de OLiveira abraça Kátia.
 
Prof. Dr. André, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura da UFF, abraça Kátia.
 
O abraço do orientador, Prof. Dr. Paulo Bezerra.
 
Prof. Dr. Paulo Bezerra, o orientador, entrega cópia da Ata de Defesa de Tese para Kátia.

Bate-papo com Prof. Dr. André, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura da UFF.

Bate-papo.


Com doutorando Jean Maciel, da UFF.
 
Com Prof. Dr. André, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura da UFF.
 
Bate-papo.

Durante a sessão.
 
Karen, filha de Kátia, aluna de Letras e bolsista da UFF, providenciou tudo para que a sessão fosse tecnicamente perfeita.

Durante a arguição.

 
O Prof. Dr. Paulo Bezerra, orientador da tese de Kátia, é, nada mais, nada menos, que tradutor de Fiódor Dostoiewski. Já traduziu cerca de 53 obras da língua russa para o português.
 
Paulo Bezerra no Programa do Jô
http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/paulo-bezerra-ja-traduziu-mais-de-quarenta-obras-literarias/1726426/