quinta-feira, 25 de junho de 2015

APRENDO MAIS COM AS ABELHAS - Manoel de Barros (Poema que chamaram de Salmo Pagão)


(Alguém me disse, um dia, que me pareço com Manoel, pois tenho o costume inveterado de olhar para o chão. Amaria mais se meus poemas se aproximassem dos dele.)






Aprendo mais com abelhas do que com aeroplanos

É um olhar para baixo que eu nasci tendo.

É um olhar para o ser menor, para o

insignificante que eu me criei tendo

O ser que na sociedade é chutado como uma

barata – cresce de importância para o meu olho.

Ainda não entendi porque herdei esse olhar para baixo.

Sempre imagino que venha de ancestralidades machucadas.

Fui criado no mato e aprendi a gostar das coisinhas do chão –

Antes que das coisas celestiais.

Pessoas pertencidas de abandono me comovem:

tanto quanto as soberbas coisas ínfimas.


Manoel de Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário