quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A MARAVILHOSA ILHA BELA NO LAGO MAGGIORE - NORTE DA ITÁLIA

Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara




A Ilha Bela (Isola Bella), também conhecida como ilha formosa é uma das ilhas Borromeu, do Lago Maggiore no norte de Itália. Encontra-se no Golfo Borromeu, a 400 metros da costa onde está situada a cidadezinha de Stresa. Essa ilha tem apenas 320 metros de largura por 400 metros de comprimento. Está dividida entre o Palácio e o jardim de estilo italiano, e um pequeno povoado de pescadores.Na realidade, no belo Lago Maggiore, existem cinco pequenas ilhas que são conhecidos pelo nome de Ilhas Borromeu.
Segundo a história do local, a ilha conhecida como Ilha Mãe, até 1632 era denominada de ilha inferior ou ilha de baixo. Era um penhasco ocupado por um pequeno povo de pescadores. Porém, nesse ano, Calos III começou a construção de um palácio no local.

A família Borromeu foi um poderoso clã que se estabeleceu em San Miliato, perto de Piza, na Itália, e liderou os gibelinos nas lutas contra os guelfos toscanos de Florença. Carlos III, da família Borromeu, casou-se com Isabella D'Adda, filha de célebre família de Milão. A ela se deve o nome de Isola Bella. O palácio dessa ilha foi construído para ela. Porém, Carlos não concluiu todas as obras existentes hoje no local.
Quando Carlos faleceu, as construções foram retomadas, passando a ilha passou às mãos de seus filhos o cardeal Giberto III (1615-1672) e depois Vitaliano VI (1620-1690); a última, em particular, com o apoio financeiro de seu irmão mais velho.
Palácio em estilo barroco de Isola Bella

A conclusão das obras ficou sob o encargo do arquiteto milanês Carlo Fontana e tornou-se moradia em vez de um lugar de festas suntuosas e eventos teatrais da nobreza da Europa. A conclusão dos jardins, no entanto, foi deixada para seu sobrinho Carlo IV (1657-1734). Eles foram inauguradas em 1671.



A Ilha Mãe tem como uma de suas principais atrações um belo jardim cheio de flores exóticas e plantas raras de todo o mundo, mais pavões, papagaios e outros animais. Além disso, a ilha é famosa por suas belas azáleas, camélias e rododendros. Quando tudo está em flor é a melhor época para visitar e também não perca a enorme cipreste, o maior da Europa. É uma árvore de 200 anos de idade que vive com limoeiros, cedros e muitas outras espécies. Quando tudo está florescendo? Em geral, o processo começa em 19 de abril e atinge o seu pico no início de maio.







Nenhum comentário:

Postar um comentário