sábado, 17 de outubro de 2015

JOHN WILLIAM WATERHOUSE - PINTOR INGLÊS

Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara
Oscar no Louvre - 2011
John foi pintor de temas clássicos, históricos e literários. Nasceu em 1849, em Roma, onde seu pai trabalhava como pintor. Por essa razão, era conhecido como "Nino", menino em italiano, apelido que casrregou ao longo de sua vida.
Na década de 1850, sua família retornou para a Inglaterra. Antes de entrar nas Royal Academy Schools em 1870, Waterhouse ajudou seu pai em seu estúdio. Seus primeiros trabalhos eram de temas clássicos, seguindo o espírito temático de Sir Lawrence Alma-Tadema e Frederic Leighton. No final dos anos 1870 até os anos 1880, o pintor fez várias viagens à Itália, onde pintou cenas de gênero.
Após seu casamento em 1883 com Esther Kenworthy, passou a residir na Colina Studios Primrose.
Entre os futuros ocupantes dos mesmos estúdios Primrose Hill incluir-se-iam os artistas Arthur Rackham e Patrick Caulfield. 
Waterhouse pintou principalmente em óleo, mas ele foi eleito para o Instituto Real de Pintores em Aquarela, em 1883, renunciando em 1889. Em 1884, sua submissão Royal Academy Consultoria da Oracle trouxe-lhe críticas favoráveis. Teve como compradores de suas obras Sir Henry Tate,. 
A última fase de sua pintura revela o crescente interesse por temas associados à pré-rafaelitas, particularmente reproduzindo "femmes fatales", personagens trágicas trágicos e pessoas poderosas. Dedicou-se também a personagens ao ar livre. 
Exemplos de pinturas que descrevem uma "femme fatale" são Circe Invejosa, Cleópatra, La Belle Dame Sans Merci e várias versões de Lamia. Em 1885 Waterhouse foi eleito um associado da Academia Real e um membro de pleno direito em 1895. 
Sua obra RA diploma era uma sereia. No entanto, como essa pintura não estava concluída em 1900, ofereceu sua Ophelia de 1888 como sua submissão temporária ao título (esta pintura esteve "perdida" durante a maior parte do século 20 - pertence agora à coleção de Lord Lloyd Webber).
Muito pouco se sabe da vida privada de Waterhouse. - a identidade de seus modelos tem sido um mistério. 
Em 1915 Waterhouse, estando gravemente enfermo com um câncer, não pode concluir sua Última Pintura sobre Ofélia. Morreu dois anos mais tarde, em 1917, e foi sepultado no Cemitério de Kensal Green.
O pintor foi muito fecundo, tendo produzido quadros maravilhosos. Vejam-se alguns exemplos:
Cleópatra

Ofélia morta

Circe oferecendo a taça a Ulisses





















psique espreitando o ouro