terça-feira, 20 de outubro de 2015

O VALE ENCANTADO DE SAN QUIRICO D'ORCIA NA TOSCANA ITALIANA


A Toscana é uma das províncias mais simpáticas de toda a Itália.
Tem por capital a mãe do renascimento, a imponente cidade de Florença, "Firenze" em italiano. Com seus monumentos de raríssima beleza, Florença foi administrada por muito tempo pelos duques de Medici , tendo em Lorezo de Medici o seu expoente, que foi o patrono das artes. A arte florentina gerou mestres como os grandes escritores Dante Alighieri, Giovanni Bocaccio e os renomados escultores e pintores como Michelangelo Buonarroti, Leonardo da Vinci e Cenni di Pepo, conhecido popularmente como Pietro Cimabue, Giotto di Bondone, Giorgio Vasari, Giovanni da Fiesole, mais conhecido como Fra Angelico, isso apenas para citar os importantíssimos. Tantas são as igrejas e monumentos públicos ornamentam essa cidade mágica, construída nas margens do majestoso rio Arno, cujas ornamentadas pontes como "Il Ponte Vecchio" não servem apenas de passagem aos transeuntes, mas muito mais do que isso, são importantes ornamentos arquitetônicos.
Pois, mais do que tudo isso, a região da toscana abriga lugarejos encantados como San Quirico d'Orcia. Aquele "u" de Quirico é pronunciado, em italiano, conferindo "una dolce" sonoridade ao nome pronunciado pelos falantes do local.
A velhice nos concede tempo e calma para contemplarmos estas paisagens poéticas que devem ter contribuído sobremaneira para formar a alma e a arte tantos poetas, artistas plásticos e construtores. 
San Querico D'Orcia, com apenas 2.460 habitantes, é um típico exemplo de tantíssimos lugarejos que se multiplicam por toda parte nessa nossa fascinante Itália.
Vejam-se os encantos dessa paisagem:
































Nenhum comentário:

Postar um comentário