quinta-feira, 8 de outubro de 2015

QUADRO DE ÉMILE LÉVY - REPRESENTAÇÃO DA NARRATIVA BÍBLICA DE RUTH E NAOMI

NARRATIVA BÍBLICA - LIVRO DE RUTH

Ruth 1 Nova Versão Internacional (NVI)

Naomi perde seu marido e filhos 

1 Nos dias em que os juízes governavam, [um] houve uma fome na terra. Assim, um homem de Belém de Judá, junto com sua esposa e dois filhos, foi morar por um tempo no país de Moab. 

2 O nome do homem era Elimelek, O nome de sua esposa era Noemi, e os nomes de seus dois filhos eram Malom e Quiliom. Eles foram efrateus de Belém, Judá. E foram para Moabe e viveu lá. 
3 Agora Elimelek, o marido de Naomi, morreu, e ela ficou com seus dois filhos.

4 Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa ea outra Rute. Depois de terem vivido há cerca de dez anos,

5 ambas Malom e Quiliom também morreu, e Naomi ficou sem seus dois filhos e de seu marido.

Naomi e Ruth Retorno a Belém

6 Quando Naomi ouvido em Moab que o Senhor vir em auxílio de seu povo fornecendo alimentos para eles, ela e suas filhas-de-lei preparado para voltar para casa a partir daí.

7 com suas duas filhas-de-lei, ela deixou o lugar onde ela tinha vivido e partiu na estrada que iria levá-los de volta para a terra de Judá.

8 Então Naomi disse a suas duas filhas-de-lei, "Volte, cada um de vocês, para a casa de sua mãe. Que o Senhor te mostrar bondade, como você mostrou bondade para com seus maridos mortos e para mim.

9 Que o Senhor conceda que cada um de vocês encontrarão descanso na casa de outro marido ".
Então ela beijou lhes adeus e eles choraram em voz alta

10 e disse-lhe: "Nós vamos voltar com você para o seu povo."

11 Mas Naomi disse: "Volte para casa, minhas filhas. Por que você vem comigo?Sou eu que vou ter mais filhos, que poderiam tornar-se seus maridos?

12retorno para casa, minhas filhas; Estou velho demais para ter outro marido.Mesmo se eu achava que ainda havia esperança para mim, mesmo se eu tivesse um marido esta noite e, em seguida, deu à luz a

13 genros que você espere até eles cresceram? Você permanecer solteiro para eles? Não, minhas filhas. É mais amargo para mim do que para você, porque a mão do Senhor se voltou contra mim! "

14 Neste choraram em voz alta novamente. Então Orfa beijou a sua mãe-de-lei Adeus, porém Rute se apegou a ela.

15 "Olha", disse Naomi, "sua irmã-de-lei vai voltar ao seu povo e aos seus deuses. Volte com ela. " 

16 Mas Ruth respondeu: "Não me exortar a deixá-lo ou para voltar atrás de você. Onde você for eu vou, e onde você ficar, eu vou ficar. O teu povo será o meu povo e vosso Deus, meu Deus. 

17 Onde você morrer eu vou morrer, e ali serei sepultada. Que o Senhor acordo comigo, ela nunca será tão severamente, se até mesmo a morte me separar de ti ". 

18 Quando Naomi percebeu que Ruth estava determinada a ir com ela, ela parou pedindo a ela. 

19 Assim, as duas mulheres continuou até que chegaram a Belém. Quando eles chegaram em Belém, toda a cidade foi agitada por causa delas, e as mulheres, exclamou: "Isso pode ser Naomi?" 

20 "Não me chame de Naomi, [b]", ela disse a eles. "Chame-me Mara, [c], porque o Todo-Poderoso [d] tornou minha vida muito amarga. 

21 Cheia parti, mas o Senhor me trouxe de volta vazio. Por que me chamam de Naomi? O Senhor tem afligido [e] me; o Todo-Poderoso trouxe desgraça sobre mim. " 

22 Assim Noemi voltou de Moabe acompanhada por Rute, a moabita, sua filha-de-lei, chegando em Belém como a colheita da cevada estava começando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário