quinta-feira, 29 de outubro de 2015

TASHA TUDOR - HISTÓRIA DE UMA ESTRANHA MULHER - ILUSTRADORA DE LIVROS AMERICANA

Casa de Tasha Tudor
Seu verdadeiro nome era Starling Burgess. Nasceu na cidade de Boston, no estado norte-americano de Massachusetts, em agosto de 1915. Era filha de arquiteto naval que se dedicava à pintura de quadros. O pai era apaixonado pela obra de Tolstoi "Guerra e Paz". Por isso, passou a chamar a filha de Natasha. Porém, desde menina, consagrou-se-lhe a corruptela de Tasha, que passou a ser o seu nome de uso durante toda a sua vida.
O nome de solteira de sua mãe era Rosamund Tudor. A jovem encantou-se pela sonoridade do sobrenome Tudor e o adotou, passando, então a ser chamada de Tasha Tudor, como é conhecida até hoje.
Depois de dois casamentos mal sucedidos, oficializou o sobrenome de Tudor e casou-se com Thomas McCready em 1938. Teve uma educação pouco convencional e viveu quase toda sua existência numa velha casa de campo numa fazenda em Webster, New Hampshire, onde criaram os quatro filhos: Bethany, Seth, Thomas, e Efner. Ela separou-se do marido e os filhos adotaram também o sobrenome de Tudor.
Tasha tornou-se célebre ilustradora de livros, tendo feito ilustrações para mais de 100 livros. Faleceu com 93 anos em 2008, porém, embora muito bem sucedida, jamais abandonou sua fazenda e viveu na simplicidade sem jamais atualizar suas roupas aos padrões do século XX. Tornou-se estranha no vestir, mas viveu muito bem.
Outra vista da casa de Tasha



"O jardim de Tasha é um jardim perdido no tempo, reflecte em tudo a forma de viver de Tasha, variedades muito antigas de flores como papoilas, Dedaleira ou Peónias povoam os jardins informais; ao estilo de casa de campo antiga. Quando o Verão chegava, Tasha Tudor deixava sempre a sua mesa de trabalho e os desenhos para se dedicar exclusivamente ao seu grande e belo jardim. O seu trabalho e dedicação conseguiram resultados surpreendentes, por exemplo, as suas camélias produziam flores em grande profusão, facto considerado único tendo em conta os Invernos extremamente rigorosos do estado de Vermonte. A grande beleza dos jardins de Tasha Tudor, tornaram-se míticos e por todos o mundo foram surgindo seguidores do seu modelo de vida e da sua forma de fazer jardinagem."  Conforme: (http://jamesjardimsuspenso.blogspot.com.br/).










Ilustrações de Tasha: