segunda-feira, 19 de junho de 2017

ARQUIMEDES - O GRANDE FÍSICO E MATEMÁTICO GREGO

Arquimedes, tela de Domenico Fetti.

Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara
Arquimedes (287 a 212  a. C.) foi um dos mais importantes cientistas que a Grécia e o mundo conheceram. Nasceu em Siracusa, uma cidade da Sicília, hoje pertencente à Itália, mas que, no século III a. C., fazia parte do poderoso império grego, que se estendia até vastas regiões da atual Turquia.
A ele devemos o princípio físico da alavanca. É célebre a afirmação a ele atribuída: "Dai-me um ponto de apoio e moverei o mundo de seus gonzos." O essencial para utilizar uma alavanca é possuir um ponto onde apoiá-la.
Profundo conhecedor das matemáticas e das leis físicas, conseguiu provar que a esfera tem exatamente dois terços do volume e da área da superfície do cilindro a ela circunscrito (incluindo as bases do último), e considerou essa como a maior de suas realizações matemáticas.
Era, porém, um cidadão estremamente simples. Afirmava que "brincar é a condição fundamental para ser sério."
Heron II de Siracusa e a coroa de ouro
Segundo Marcus Vitruvius, grande arquiteto romano do século I a. C., o rei de Siracusa Hiero II havia encomendado a um ourives uma coroa de ouro. Mandou o ouro ao artífice que lhe entregou a magnífica obra de arte. Desejando saber se fora ou não roubado, mas sem desejar destruir a coroa, incumbiu Arquimedes dessa tarefa.
Arquimedes, monumento em Berlim
Conta-se que, enquanto se banhava, observando que o nível da água na banheira havia subido quando ele entrara, concluiu que aí estava a solução para seu problema.
Lembrou-se da teoria segundo a qual diferentes materiais deslocam volumes diferentes de água. Sem perceber que estava nu, saiu pela rua gritando "eureka!", "eureka", ou seja achei. Em grego, eureka (εὕρηκα) significa achei, descobri. Havia descoberto a solução para o problema do rei. Solicitaria a sua majestade a mesma quantidade de ouro que havia dado ao artífice e confrontaria com o deslocamento de água da coroa na banheira. Com esse método, conseguiu provar que o rei havia sido roubado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário