quinta-feira, 29 de junho de 2017

O QUE É A VERDADE

Ao ser interrogado sobre o sentido da verdade, recordei os gregos. Em grego, verdade é 'alétheia', ou seja, uma conclusão lógica à qual se chega pela razão. Depois lembrei que, em latim, verdade é 'veritas', ou seja adequação. Quer dizer que uma afirmação deve ser comprovada pelos fatos ou pelos fenômenos. Em hebraico, verdade é 'emunah', termo que remete a uma intuição inata, à fé, à fidelidade, porém, não é contrária à razão. Nunca se possui a verdade completa. É fruto de uma busca pela vida inteira. O grau de autenticidade da verdade de cada um está ligado à sinceridade e honestidade de quem busca.
Porém, é mais fácil perceber a mentira. O que a caracteriza é o escamoteamento, a intenção de enganar, de ludibriar os outros, com discursos empolados, repletos de palavras dúbias, no seio das quais foi plantada a evasiva lógica, escapatória prevista. Tudo soa como bombástico e definitivo, mas deixa no ar um clima de falsidade
ISSO É QUE SE PERCEBE NOS DISCURSOS DO PODER DE TODOS OS LADOS E DE TODOS OS PODERES, QUE TENTAM NOS IMPINGIR "BOCA ABAIXO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário