domingo, 18 de junho de 2017

DEUSA VESTA E AS VIRGENS VESTAIS

Sacerdotisas Vestais

Prof. Dr.Oscar Luiz Brisolara
A deusa Vesta, na mitologia romana, correspondia à deusa grega Héstia (Ἑστία). Era a divindade feminina que assistia as famílias, os lares, as parturientes e as mulheres de modo geral. Porém, tinha uma função primordial, era a deusa do fogo. Em seu templo havia uma lareira com um braseiro perene. O culto dessa divindade era essencial em Roma.
Conforme aforma Luisa Stela de O. C. Silva, em seu texto Mulheres na Roma Antiga: as virgens vestais no Direito Romano: "
“As cerimônias festivas relacionadas a deusa Vesta, a Vestalia, começavam desde o dia 9 e iam até o dia 15 de junho e eram dias considerados religiosos. O dia 15 de junho era o dia de limpeza anual do Templo de Vesta, quando stercus delatum fas. A água que limpava o templo vinha de uma fonte especial e esse dia era considerado feriado. Os burros eram enfeitados com guirlandas e grãos eram distribuídos para a formação de uma nova colheita. O Penus Vestae era aberto para as matronas.”
O fogo era fundamental para as casas romanas. Não havia os instrumentos para ativá-lo, como possuímos no mundo contemporâneo. Em todos os lares, havia a lareira, sobre a qual ficava o altar dos deuses domésticos. Nela era mantido aceso o fogo que era levado para a cucina para o cozimento dos alimentos. Caso, por descuido, a lareira viesse a se apagar, recorria-se ao templo de Vesta, de onde se podiam obter brasas.
Vestal
Mas, as sacerdotisas de Vesta, as vestais viviam em uma grande mansão ao lado do templo conhecida como "Domus Vestalium". Essas moças deveriam permanecer virgens até o final de sua função que terminava aos trinta anos. Conta que a primeira virgem vestal foi Rea Silvia, mãe dos fundadores de Roma, Rômulo e Remo, que teria sido fecundada no templo pelo deus Marte.
As vestais, se surpreendidas em descumprimento de seu voto de virgindade, eram executadas em praça pública.

Deusa Vesta

Morada das Vestais
Sacerdotisas Vestais
Templo de Vesta - Ruínas e Maquete Original

Nenhum comentário:

Postar um comentário