Sacerdotisas Vestais |
Prof. Dr.Oscar Luiz Brisolara
A deusa Vesta, na mitologia romana, correspondia à deusa grega Héstia (Ἑστία). Era a divindade feminina que assistia as famílias, os lares, as parturientes e as mulheres de modo geral. Porém, tinha uma função primordial, era a deusa do fogo. Em seu templo havia uma lareira com um braseiro perene. O culto dessa divindade era essencial em Roma.
Conforme aforma Luisa Stela de O. C. Silva, em seu texto Mulheres na Roma Antiga: as virgens vestais no Direito Romano: "
“As cerimônias festivas relacionadas a deusa Vesta, a Vestalia, começavam desde o dia 9 e iam até o dia 15 de junho e eram dias considerados religiosos. O dia 15 de junho era o dia de limpeza anual do Templo de Vesta, quando stercus delatum fas. A água que limpava o templo vinha de uma fonte especial e esse dia era considerado feriado. Os burros eram enfeitados com guirlandas e grãos eram distribuídos para a formação de uma nova colheita. O Penus Vestae era aberto para as matronas.”
O fogo era fundamental para as casas romanas. Não havia os instrumentos para ativá-lo, como possuímos no mundo contemporâneo. Em todos os lares, havia a lareira, sobre a qual ficava o altar dos deuses domésticos. Nela era mantido aceso o fogo que era levado para a cucina para o cozimento dos alimentos. Caso, por descuido, a lareira viesse a se apagar, recorria-se ao templo de Vesta, de onde se podiam obter brasas.
Vestal |
Mas, as sacerdotisas de Vesta, as vestais viviam em uma grande mansão ao lado do templo conhecida como "Domus Vestalium". Essas moças deveriam permanecer virgens até o final de sua função que terminava aos trinta anos. Conta que a primeira virgem vestal foi Rea Silvia, mãe dos fundadores de Roma, Rômulo e Remo, que teria sido fecundada no templo pelo deus Marte.
As vestais, se surpreendidas em descumprimento de seu voto de virgindade, eram executadas em praça pública.
Deusa Vesta |
Morada das Vestais |
Sacerdotisas Vestais |
Templo de Vesta - Ruínas e Maquete Original |
Nenhum comentário:
Postar um comentário