quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

MÁFIA – HISTÓRIA E ORIGENS

Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara
Stazione di Milano Centrale 
A MÁFIA é uma instituição secreta muito antiga, surgida no período medieval. Hoje, é quase um consenso que se trata de uma organização criminosa. Porém, ao ler depoimentos de alguns membros graduados dessa instituição, percebi que eles se consideram pertencentes a uma organização político-econômica, não mais corrupta do que outras entidades e partidos políticos, tais como o PdL (Popolo della Libertà), de Silvio Berlusconi ou a DC (Democrazia Cristiana), do líder político assassinado no século passado, Aldo Moro.
Como toda a entidade secreta, é muito difícil conhecer-lhe os membros, os objetivos, a história. A maioria dos dados que são publicados são duvidosos, ora originados de seus adversários, ora de seus membros, com os interesses mais diversos.
Segundo a hipótese mais comum, não há uma única máfia. As lutas pela posse da terra, no período feudal, fizeram surgir organizações secretas que combatiam os grandes proprietários rurais, visando ao partilhamento dos latifúndios destinados à agricultura. Houve também movimentos urbanos, compostos por indivíduos que pertenciam a grupos que não tinham emprego, nem possuíam meio próprio de prover a própria existência. Essas organizações citadinas também contribuíram para a formação da máfia.
Embora haja hipóteses de que o nome máfia se tenha formado a partir do adjetivo siciliano mafiusu, originado do árabe mahyas, cujo sentido é alarde agressivo, jactância ou marfud, que significa rejeitado, não há nenhuma certeza disso. Sabe-se que desde os tempos pré-cristãos os árabes invadiam a Sicília. Eram conhecidos como cartagineses. Depois, a partir do século XI, houve sucessivas invasões dos povos conhecidos como Sarracenos. Porém, é pouco provável que deles se origine o nome da instituição.
A organização é também conhecida como “cosa nostra” (assunto nosso ou coisa nossa). “Camorra”, seria o nome que a máfia recebia em Nápoles. Na Calábria, é conhecida como 'Ndrangheta.
Com relação ainda ao termo máfia, no entanto, o que me parece mais provável é que seja um acrônimo, como afirmam muitos. Seria um nome formado a partir das iniciais de uma frase ou um lema, ao modo das siglas. Esse acrônimo se teria formado da frase Morte Ai Francesi Italiani Anelono (ou outra variante Morte Alla Francia Italia Anela), cuja tradução mais ou menos livre seria: Morte aos franceses, aliança aos italianos.
Essa frase se teria originado durante a conquista da Sicília por Napoleão, no fim do século XIX. O imperador da França nomeava administradores franceses para a ilha. A máfia fazia atentados para assassiná-los Assim, os grupos já organizados anteriormente ora para as lutas rurais, ora para a busca de direitos dos marginalizados urbanos teria surgido esse novo movimento que seria denominado de máfia.
O fato é que a máfia cresceu, tornou-se poderosa. Expandiu-se pelos demais países da Europa e passou a exigir dos comerciantes uma taxa de segurança. Os que não concordassem em pagar o valor estipulado tinham seus estabelecimentos depredados.
Assim, tornou-se ainda mais poderosa, migrando também para os Estados Unidos e Canadá, países que tinham prósperas colônias de imigrantes italianos. Ali, aumentaram suas áreas de atuação, que incluíam também o tráfico e a comércio de drogas.

Nos dias de hoje, fala-se em máfia russa, máfia chinesa, máfia coreana e muitas outras, inclusive uma brasileira. Estariam, esses novos grupos ligados à máfia italiana, ou seria apenas uma denominação metonímica, devido a se dedicarem aos mesmos ramos de atividades extralegais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário