sábado, 11 de abril de 2015

A PRIMEIRA MULHER A DEDICAR-SE À FILOSOFIA NA GRÉCIA: TEMISTOCLEIA

Musei Capitolini

Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara
TEMISTOCLEIA (Θεμιστόκλεια Δελφίς, ou seja, Temistocleia de Delfos) foi uma grande sacerdotisa do templo de Apolo, em Delfos. Era irmã do grande pensador grego Pitágoras a quem ela introduziu nos estudos filosóficos. O próprio termo filosofia (Φιλοσοφία), cuja criação é atribuída a Pitágoras, seria obra dessa sacerdotisa. Viveu entre o ano 600 a. C.
Filosofia (Φιλοσοφία) é um termo formado por dois radicais gregos, filos (Φίλος), cujo sentido primeiro é amizade, e sofia (σοφία), que tem o sentido de sabedoria. Seria, então, a amizade da sabedoria.
Nesses tempos em que os saberes começavam a organizar-se, a filosofia abrangia todas as áreas do conhecimento que se abordassem. Era uma epistemologia (πιστήμη, conhecimento e λογία, estudo, tratado)  geral e universal. Abrangia, então, a abordagem dos problemas essenciais da existência, do conhecimento em si próprio, a busca de critérios de verdade para a própria filosofia e para as ciências, o estabelecimento de uma axiologia (άξιος, valor e λογία, estudo, tratado), ou seja, a criação de uma escala de valores morais, estéticos, abordava também a mente e a linguagem, investigava-se a origem de tudo, da física às teorias matemáticas, geográficas e geodésicas.
 Apolo com a cítara.
O braço erguido sobre a cabeça
 significa convencionalmente
que o deus está inspirado.
Museu Arqueológico Nacional de Nápoles.





Diógenes Laércio, um estudioso romano do século III d. C., em sua obra "A Vida e as Opiniões de Eminentes Filósofos" afirma ter sido ela a ensinar ao filósofo Pitágoras suas doutrinas morais, bem como sua teoria ética.
A função principal de Temistocleia era sacerdotal. O templo de Apolo em Delfos era um dos mais frequentados em toda a Grécia e recebia mesmo peregrinos de outas regiões que vinham buscar, especialmente, as sábias predições das sacerdotisas do deus da sabedoria, das artes, embora lhe fossem atribuídos outros muitíssimos poderes e atribuições. Essa sacerdotisa foi das mais reconhecidas em Delfos e procurada pela sabedoria de suas predições.


2 comentários:

  1. Ótimo texto, professor Oscar! No Brasil nunca conheci um curso de graduação em que se estudem as, pelo menos, 21 mulheres filosofas que há na história da filosofia ocidental. Lamentável!

    ResponderExcluir
  2. Acontece que a maioria dos cursos permanece no óbvio e aborda ps mesmos outores e os mesmos textos. Muitas vezes até porque é mais cômodo repetir de semestre em semestre as mesmas teorias, sem ter que estudar mais e renovar-se.

    ResponderExcluir