sábado, 26 de setembro de 2015

LINGUAGEM – QUANDO A PREPOSIÇÃO DE SE AGLUTINA COM O DETERMINANTE – PREPOSIÇÃO "DE" + ARTIGO "O" - QUANDO FICAM SEPARADOS “DE O”, E “DE ESTE”


Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara

Muitas vezes, acontecem construções sintáticas em que ocorre a preposição “de” seguida do artigo “o”, ou do pronome “este” ou mesmo de outros determinantes mais, da mesma natureza.

Há dois modos de proceder, conforme a situação: 



1)   quando a preposição se refere a um termo da oração e o artigo se refere a outro, devem ser grafados separadamente. Ex.: Está na hora de o governo rever certos princípios. Escreve-se separadamente porque a preposição “de” refere-se a “rever” e o artigo “o”, refere-se a “governo”. O significado é está na hora de rever, o governo... Assim ocorre também com a preposição "de" e o pronome determinante "este" e outros similares. Ex.: É a ocasião propícia de este jovem mudar de atitude. Aqui, “de” refere-se a “mudar” e “este” refere-se a “jovem”.
2)   porém, quando preposição e artigo referem-se ao mesmo termo da oração e que aponta para o mesmo referente no mundo pragmático, ocorre a aglutinação. Ex.: Esta é uma obrigação do governo. Neste último caso, “de” e “o” referem-se ambos ao termo “governo”. O seguinte exemplo mostra a aglutinação da preposição “de” com o pronome determinante “este”. Ex.: Ele é filho deste senhor. Neste caso, “de” e “este” igualmente referem-se a “senhor”.