sábado, 26 de setembro de 2015

LINGUAGEM – QUANDO A PREPOSIÇÃO DE SE AGLUTINA COM O DETERMINANTE – PREPOSIÇÃO "DE" + ARTIGO "O" - QUANDO FICAM SEPARADOS “DE O”, E “DE ESTE”


Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara

Muitas vezes, acontecem construções sintáticas em que ocorre a preposição “de” seguida do artigo “o”, ou do pronome “este” ou mesmo de outros determinantes mais, da mesma natureza.

Há dois modos de proceder, conforme a situação: 



1)   quando a preposição se refere a um termo da oração e o artigo se refere a outro, devem ser grafados separadamente. Ex.: Está na hora de o governo rever certos princípios. Escreve-se separadamente porque a preposição “de” refere-se a “rever” e o artigo “o”, refere-se a “governo”. O significado é está na hora de rever, o governo... Assim ocorre também com a preposição "de" e o pronome determinante "este" e outros similares. Ex.: É a ocasião propícia de este jovem mudar de atitude. Aqui, “de” refere-se a “mudar” e “este” refere-se a “jovem”.
2)   porém, quando preposição e artigo referem-se ao mesmo termo da oração e que aponta para o mesmo referente no mundo pragmático, ocorre a aglutinação. Ex.: Esta é uma obrigação do governo. Neste último caso, “de” e “o” referem-se ambos ao termo “governo”. O seguinte exemplo mostra a aglutinação da preposição “de” com o pronome determinante “este”. Ex.: Ele é filho deste senhor. Neste caso, “de” e “este” igualmente referem-se a “senhor”.

6 comentários:

  1. Obrigado meu amigo pela possibilidade de dar uma corrigida em coisas do meu português capenga. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Quem deve agradecer sou eu aos que me prestigiam lendo e comentando meus estudos e textos.

    ResponderExcluir
  3. Este blogue deveria ser declarado serviço de utilidade pública, professor! E serviço de altíssima qualidade! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, meu querido amigo professor Marchiori pelo estímulo que me dás a continuar desenvolvendo este espaço de memórias. Algumas informações que exponho aqui não estão em livros, pelo menos na forma como as coloco. São vozes de velhos mestres que já se foram. Outras são conclusões minhas nesses anos todos de magistério e estudos.
    Abração e mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada!!! Maravilhosa explicação.

    ResponderExcluir