Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara
Os dias da semana em português têm uma origem muito antiga,
mais precisamente no século VI da era cristã. (563 d. C.), com o I Concílio de Braga. Esse não foi um concílio de toda a Igreja católica, mas apenas um concílio regional
para combater um cisma religioso conhecido como maniqueísmo, que tinha grande
influência nos cristãos locais.
Para presidir esse concílio foi nomeado o bispo de
Braga Martinho Dume, também conhecido como Martinus Bracarensis. Além do
combate ao cisma, também trataram de temas práticos regionais. Havia já o
calendário litúrgico geral da Igreja católica que surgira conforme segue: (do
I, mudara para o II):
Latim litúrgico I
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Latim litúrgico II
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prima
feria
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feria
prima
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secunda
feria
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feria
secunda
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tertia
feria
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feria
tertia
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quarta
feria
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feria
quarta
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quinta
feria
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feria
quinta
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sexta
feria
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feria
sexta
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septima
feria
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feria
septima
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Fundamentados nesse modelo, os bispos portugueses propuseram
um novo calendário. Acontece que esse modelo apresentado no I Concílio de
Braga, seria apenas para a semana após Páscoa, em que, naquele tempo, era toda
de dias santos, feriados, portanto. Daí o uso do radical latino feria (feria,
ae), que significava repouso, descanso, feriado.
Como o rei o aplicou para todas as semanas sem distinção, o nome ficou inadequado. Feria, que depois
se transformou linguisticamente por metaplasmo em feira, passou a
designar exatamente os dias que não eram de descanso. Surgiu, então a nomenclatura seguinte para os
dias da semana em português:
Nomes
em português
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Domingo
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Dies
Dominicus, ou seja, dia do Senhor
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Segunda-feira
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Terça-feira
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Quarta-feira
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Quinta-feira
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Sexta-feira
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Sábado
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Dia do shabat judaico
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Olá Oscar Luiz Brizolara, foi boa a sua explicação sobre a pergunta que eu tinha feito a você, mas eu vi em sites de historiadores de calendários antigos, que a igreja católica já tinha as feiras litúrgica dos dias da semanas no próprio calendário dela; ou seja o calendário eclesiástico. E que depois ela ou os seus bispos introduziram os dias de feiras, no calendário Juliano no concílio de Niceia em 325 DC. foi nesse concílio que foram eliminados as calendas, as nonas e os idos, e também os dias com os nomes de astros no calendário Juliano. Qual que está certo? existe algum documento nos antigos arquivos da igreja católica da época do concilio de Niceia, que fala algo a esse assunto?
ResponderExcluirOlá Oscar Brizolara recebi a segunda explicação da formação da semana de feiras. Mas quando você tiver alguma novidade sobre a reforma do calendário juliano, a eliminação das calendas dos idos e das nonas que havia nesse calendário e quando foram eliminados por favor me informe OK
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