quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

ICEBERG MAIOR DO QUE SÃO PAULO PODE SE DESPRENDER DA ANTÁRTICA


Iceberg maior do que São Paulo pode se desprender da Antártica
Posted by Thoth3126 on 28/02/2019

Uma rachadura na plataforma de gelo da Antártica está próxima de soltar um bloco de gelo gigantesco que seria um pouco maior em área do que a cidade de São Paulo. Um satélite da NASA registra um aumento anual de quatro quilômetros na falha que ocasionará em um gigante bloco de gelo de uns 1.700 quilômetros quadrados, tendo São Paulo 1.521 quilômetros quadrados, que em breve pode se desprender da Plataforma de Gelo Brunt da Antártica.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Um iceberg com aproximadamente o dobro do tamanho da cidade de Nova York está prestes a romper com uma plataforma de gelo da Antártida como resultado de um racha que está sendo monitorado pela Nasa.


Uma rachadura ao longo de parte da plataforma de gelo Brunt na Antártida apareceu pela primeira vez em outubro de 2016, de acordo com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa). A rachadura está se espalhando para o leste. Essa fissura, conhecida como uma rachadura de Halloween, deve cruzar com outra fissura aparentemente estável nos últimos 35 anos, mas que agora está acelerando para o norte a uma taxa de cerca de 2,5 milhas por ano.

Uma vez que essas duas rachaduras se ampliem até se encontrar, o que pode acontecer em apenas algumas semanas, um iceberg de pelo menos 660 milhas² (1.062 km²) de área deve se desprender da plataforma principal. Este processo, também conhecido como “parto”, ocorre naturalmente com as plataformas de gelo, mas “mudanças recentes não são familiares nesta área” e podem levar à desestabilização da plataforma de gelo Brunt, alertou a Nasa.

“A provável perda futura do gelo do outro lado do Crack Halloween sugere que mais instabilidade na plataforma de gelo da região é possível”, disse Chris Shuman, um glaciologista da Nasa e da Universidade de Maryland, no Condado de Baltimore.

Embora o iceberg previsto seja grande pela maioria das medidas adotadas, ele é ofuscado por outros blocos de gelo gigantes separatistas da Antártida. Em julho de 2017, um dos maiores icebergs da história foi quebrado da plataforma de gelo Larsen C. Um gigantesco iceberg com cerca de 2.200 km² tinha quase o dobro do tamanho do estado norte-americano de Delaware.

A rachadura no topo da imagem de 23 de janeiro de 2019 – o chamado crack do Halloween – apareceu pela primeira vez no final de outubro de 2016 e continua a crescer para o leste a partir de uma área conhecida como o McDonald Ice Rumples. Os rumples são devido à maneira que o gelo flui sobre uma formação subaquática, onde a rocha se levanta alta bastante para alcançar no lado de baixo da plataforma de gelo. Esta formação rochosa impede o fluxo de gelo e faz com que ondas de pressão e fendas se formem na superfície. A preocupação mais imediata é a fenda visível no centro da imagem. Anteriormente estável por cerca de 35 anos, este crack recentemente começou a acelerar sua ruptura para o norte a 4 quilômetros por ano. CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

O futuro a longo prazo das plataformas de gelo da Antártida terá uma grande influência no aumento do nível do mar em todo o mundo. Um relatório divulgado por cientistas dos EUA e do Reino Unido no ano passado afirmou que o gelo na Antártida está derretendo a uma taxa recorde, representando uma grande ameaça para muitas das grandes cidades costeiras em todo o globo.

O estudo descobriu que o derretimento da camada de gelo acelerou três vezes nos últimos cinco anos. A menos que medidas drásticas sejam tomadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar o aquecimento global, os cientistas estimam que o derretimento do gelo da Antártida deve adicionar mais de 25 centímetros ao total de aumento do nível do mar até 2070.


A Matrix (o SISTEMA de CONTROLE MENTAL): “A Matrix é um sistema de controle, NEO. Esse sistema é o nosso inimigo. Mas quando você está dentro dele, olha em volta, e o que você vê? Empresários, professores, advogados, políticos, carpinteiros, sacerdotes, homens e mulheres… As mesmas mentes das pessoas que estamos tentando despertar. Mas até que nós consigamos despertá-los, essas pessoas ainda serão parte desse sistema de controle e isso as transformam em nossos inimigos. Você precisa entender, a maioria dessas pessoas não está preparada para ser desconectada da Matrix de Controle Mental. E muitos deles estão tão habituados, tão profunda e desesperadamente dependentes do sistema, que eles vão lutar contra você para proteger o próprio sistema de controle que aprisiona suas mentes …”

Mais informações sobre ANTÁRTIDA, leitura adicional:

Permitida a reprodução desde que mantida na formatação original e mencione as fontes.