segunda-feira, 16 de setembro de 2019

OBSERVATÓRIO SUBMARINO MISTERIOSAMENTE DESAPARECE DO FUNDO DO MAR BÁLTICO


Observatório submarino misteriosamente desaparece do fundo do mar Báltico. 
Posted by Thoth3126 on 14/09/2019

De repente, o laboratório submarino, do tamanho de um carro pequeno ficou silencioso em 21 de agosto. A estação de pesquisa submarina com o peso de 740 kg (1.630 libras) misteriosamente desapareceu do fundo do Mar Báltico no litoral norte da Alemanha. E parece que a estação submarina de pesquisa da Centro GEOMAR Helmholtz de Pesquisa Oceânica (GEOMAR Helmholtz Centre for Ocean Research) foi roubada.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Observatório submarino com 740 kg (1.630 libras) misteriosamente desapareceu do fundo do mar Báltico. 
Por Rafi Last – Fonte: https://www.livescience.com/

O Observatório, administrado pelo Centro GEOMAR Helmholtz de Pesquisa Oceânica (GEOMAR Helmholtz Centre for Ocean Research), consistia em equipamentos científicos com cerca de 1.630 libras (740 kg) de peso. Seu trabalho era coletar dados ambientais do fundo do oceano e transmiti-los aos pesquisadores em terra. Mas em 21 de agosto, a estação simplesmente parou de enviar dados.

A unidade de energia – parte do Laboratório da estação de monitoramento submarino que sumiu (foto do arquivo)

A princípio, os pesquisadores suspeitaram que algo tivesse dado errado com o sistema de transmissão de informações coletadas. Mas o Observatório Boknis Eck havia desaparecido, restando no local apenas um cabo de alimentação “triturado” que foi deixado para trás.

Quando foram enviados mergulhadores para verificar o kit completo do tamanho de um carro de 740 kg (1630 libras) e o kaboodle estava acabado … sumiu, desapareceu completamente. Tudo o que restou foi o cabo quebrado. 

Os aparelhos desapareceram, os mergulhadores não conseguiram mais encontrá-los, disse o biogeoquímico marinho Hermann Bange, do Centro GEOMAR Helmholtz de Pesquisa Oceânica em Kiel

O cabo quebrado que estava conectando o aparelho à costa foi o que restou no fundo do mar

Quando os mergulhadores chegaram ao fundo do mar, na semana passada, no local do observatório, encontraram apenas o cabo de terra arrancado. Devido ao tamanho e massa de todo o equipamento, é improvável que as autoridades alemãs digam que ela foi removida por correntes de tempestades ou animais marinhos.

O Observatório desaparecido estava estacionado em uma área restrita a 1,8 km da costa de Kiel, no norte da Alemanha, não muito longe da fronteira com a Dinamarca, informou a BBC . Nenhuma tempestade, maré ou animal grande, foi detectado, disse a GEOMAR em um comunicado.

A polícia está investigando e a GEOMAR pediu que qualquer pessoa do público que pudesse ter visto algo que denunciasse. A estação consistia em duas prateleiras pesadas; uma carregava a fonte de alimentação, enquanto a outra carregava os sensores.

O projeto mantém um registro contínuo das principais variáveis ​​oceânicas, incluindo temperatura, salinidade e níveis de nutrientes, oxigênio e clorofila apresentados pela água.

A estação custa cerca de $ 300.000 euros (cerca de US$ 330.000), disse a GEOMAR. Mas os dados perdidos são “inestimáveis”, afirmou o centro de pesquisa.

Publicado originalmente em Live Science.

Muito mais informações, leitura adicional:


Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário